Usando a internet a seu favor

Apoie nosso trabalho,
doe um libre!

(publicado em 24 de setembro de 2003)

A Trama é realmente uma gravadora bem diferente. Enquanto as tradicionais ameaçam internautas nos EUA, aqui na nossa terra a Trama incentiva a distribuição de músicas pela internet como forma de divulgar o trabalho do artista.

Eles sacaram que o Kazaa e outros softwares do gênero são excelentes ferramentas de divulgação. Quem baixa um zilhão de músicas na internet e queima seus próprios CDs não ia comprar CD nenhum mesmo. Já quem não passa o dia no Kazaa porque tem mais o que fazer, baixa uma ou outra música, acaba gostando do artista e compra o CD na loja, principalmente se ele não tiver preço abusivo (os preços da Trama são mais baixos que os das outras gravadoras).

Provavelmente estavam com essa linha de pensamento quando decidiram fazer uma promoção para premiar quem distribuir uma música da Fernanda Porto. Há um popup na home-page da Trama falando sobre a promoção, com link para baixar o MP3. O texto diz para você baixar o MP3 ou, “caso prefira, “ripe” a música diretamente do CD”.

A tecnologia está aí, qualquer usuário compartilha arquivos hoje em dia, mesmo os menos técnicos. Pra que fechar os olhos e fingir que o compartilhamento de músicas vai desaparecer? Parabéns à Trama, por ter enxergado o lado bom de uma prática vista como ruim e usado a tecnologia a seu favor!

Há uma área do site onde você pode baixar músicas em MP3 de diversos artistas, incluindo Tom Zé e Otto; eles vendem um “single virtual” do Otto; na área Áudio você escolhe o artista e o álbum, entre dezenas de opções, para ouvir em streaming a música que quiser.

Isso sim é uma empresa que sabe aproveitar o potencial que a internet oferece e, em vez de ficar apenas praguejando e culpando os malditos adolescentes (que são seus maiores consumidores e continuarão comprando CD ainda por um bom tempo), utilizam a tecnologia para cativar o público e divulgar o trabalho dos artistas.

Gostou da matéria? Doe um libre
e ajude nosso projeto a continuar!

Enviar resposta

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>