O Efeito Estufa não é problema só do Bush!

Tá certo que os EUA não aderiram ao protocolo de Kyoto, que o Bush não dá a mínima pro assunto, que há grandes indústrias soltando fumaça no ar e etc. Mas não só os outros que poluem e que emitem gases que causam o Efeito Estufa! Todos nós emitimos alguma quantidade de CO2, até mesmo ao respirar. Mas podemos contribuir para que essa emissão não seja exagerada… E nem é preciso parar de respirar! 🙂

O que fazer para ajudar?
Algumas ações simples para ajudar a cuidar da saúde do planeta:

1) Energia elétrica
Qual é o problema?
A energia elétrica que a gente consome no conforto do lar gera CO2 na sua geração, mesmo vindo de hidrelétricas, pois seus reservatórios emitem CO2 e metano, além do desmatamento e da emissão de gases que ocorre para a construção de cada nova usina.
Como ajudar?
Desligar a TV antes de dormir na frente dela já é um primeiro passo… Banhos mais curtos, não deixar luzes acesas desnecessariamente e todas as outras medidas já conhecidas para economizar energia elétrica colaboram para minimizar o famigerado efeito estufa.

2) Transportes
Qual é o problema?
Cerca de 25% de todos os gases causadores de Efeito Estufa gerados pelo homem vêm do uso de meios de transporte poluentes. Mais da metade disso vem de veículos leves. No Brasil, o setor de transportes é o segundo maior responsável pelo Efeito Estufa. Na cidade de são paulo, 90% da emissão dos gases que causam Efeito Estufa é causada pelos automóveis (incluindo-se aí os carros particulares). Em outras palavras, o automóvel que você usa no dia a dia está destruindo nosso planeta e o nosso futuro (se for um “utilitário esportivo“, pior ainda). Sem falar dos gases contaminantes do ar, que afetam sua saúde a curto prazo, nem dos acidentes, que tiram vidas de imediato.
Como ajudar?
Opte por viagens de ônibus ou metrô. Um ônibus a diesel polui individualmente mais que um carro, mas como transporta umas 100 vezes mais pessoas, a poluição causada individualmente por cada passageiro é MUITO menor. O ônibus também ocupa menos espaço, contribuindo para a fluidez do trânsito. Ou opte pela bicicleta, um meio de transporte saudável e não poluente que lhe trará muitos benefícios. E se o seu destino fica a até 1km de distância, você pode ir a pé! Tente, não é tão difícil e faz bem…

3) Produtos de origem distante
Qual o problema?
Um produto que foi fabricado em outro país ou em uma região muito distante, pode ter sido trazido de avião. Aviões poluem MUITO. Demais. E se não vieram de avião, podem ter enfrentado milhares de quilômetros a bordo de um caminhão movido a diesel.
Como ajudar?
Se você compra tomates que foram produzidos numa cidade próxima e que foram transportados de caminhão ou de trem, você está consumindo produtos que poluíram muito menos no seu transporte do que outros que teriam sido trazidos de avião ou que enfrentaram uma viagem rodoviária muito longa.

4) Comércio e serviços
Qual o problema?
Alguns tipos de serviços emitem muitos gases de efeito estufa, principalmente aqueles que dependem de meios de transporte. Entregas de produtos sofrem do mesmo problema.
Como ajudar?
Em vez de mandar uma carta, mande um e-mail. Contrate prestadores de serviço e fornecedores de produtos de seu próprio bairro. Em vez de usar o serviço de um motoboy, use um bike-courier (afinal, moto polui mais que ônibus e bicicleta não polui nada). Quando for possível, prefira usar um ônibus elétrico, de gás natural ou híbrido do que um movido a diesel. Prefira metrô a ônibus. Produtos naturais consomem menos eletricidade e insumos para serem produzidos do que os industrializados.

O quanto você vai ajudar fazendo tudo isso? Individualmente pode parecer pouco, mas você tem que fazer a sua parte. Se você não quer abrir mão de nada disso, não quer mudar seus hábitos, lembre que o planeta também é seu. Seus filhos vão morar nele e espero que seus netos também consigam fazê-lo.

Não espere que os outros resolvam seus problemas, tome a iniciativa!

8 comentários em “O Efeito Estufa não é problema só do Bush!

  1. A questão não é resolver, mas não ajudar a piorar. É como quando você está com aquele papelzinho de bala e vê que o chão está sujo, você joga também o seu papelzinho no chão? Se você vir um cocô de cachorro no chão e estiver apertado… Bem, deixa para lá…
    Esse tipo de resposta deixa claro que é preciso ação governamental, limitando esses “direitos” de destruir o planeta, porque as pessoas são egoístas demais para que esperemos que elas se envolvam.

    Thumb up 0 Thumb down 0

  2. Acordem. Isso não resolverá nada, apenas prejudicará nosso conforto e a economia mundial. Não estou disposto a deixar meu carro confortável e rápido na garagem para usar ônibus desconfortáveis e infestados de pessoas mal educadas. O jeito é nos conformarmos e nos adaptarmos às mudanças climáticas.

    Thumb up 0 Thumb down 0

  3. Sabe o que é legal desta iniciativa é a frase final: Não espere que os outros resolvam seus problemas, tome a iniciativa!

    Acho que vc fez muito de sua parte educando as pessoas sobre o problema que realmente é sério. Sei que vc faz ainda mais pelo seu ativismo pelas bikes.

    Parabéns!!!!

    Thumb up 0 Thumb down 0

  4. Opa que felicidade, já tava quase revisando 20% das matérias antigas.
    Desculpe a palavra, mas %!@$&@# texto relevante ein…. essa cartilha deveria aparecer durante os jogos de futebol, novelas e templos religiosos, assim poderíamos ter mais pessoas com esse conhecimento (sonho meu).
    Sou motoqueiro, e concordo com você, observando a matéria da poluição da motos versos ônibus, tive noção da gravidade da situação, ainda bem que tento utilizá-la com consciência.
    Duas perguntas: Não há nenhum projeto de regulamentação para redução de emissão de poluentes nas motos? Há alguma forma de conscientizar a diretoria de uma empresa sobre a necessidade de um bicicletário na mesma?
    Abraço.

    Thumb up 0 Thumb down 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *