Uma trilha para se fazer a pé, em plena Avenida Paulista

Apoie nosso trabalho,
doe um libre!

Nem todo mundo sabe que aquele lugar cheio de árvores que tem em frente ao MASP, do outro lado da avenida, é o Parque Trianon. Ou que o parque, que já tem 107 anos, preserva árvores remanescentes da Mata Atlântica.

Para que todos possam conhecer a flora, a fauna e a história do local, o programa Trilhas Urbanas da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente promove no dia 21 de junho, próximo domingo, uma trilha monitorada pelo parque. A trilha é noturna e a caminhada é leve. O evento é gratuito e para participar basta estar no Portão 4 do Parque Trianon, às 18h.

Construção antiga no Parque Trianon
Foto: Diego Silvestre, via Flickr

PARQUE TRIANON

História
Inaugurado em 3 de abril de 1892, com a abertura da Avenida Paulista na cidade, o parque recebeu esse nome por haver à época um clube chamado Trianon em frente ao parque, onde hoje existe o MASP. Em 1924 o parque foi doado à prefeitura e, em 1931, recebeu o nome de Parque Tenente Siqueira Campos, em homenagem a um dos heróis da Revolta Tenentista. Apesar do novo nome, continua sendo chamado de Trianon até os dias de hoje.

Árvores
É possível encontrar espécies nativas como pau-brasil, pau-ferro, jequitibá, embaúba, castanha-do-maranhão, paineira, canela, sapucaia, sibipiruna, jerivá, chichá, além de espécies exóticas provenientes de outros países como figueira, espatódea, chorão, tamareira e seafórtia.

Pássaros
A vegetação do parque atrai aves como gavião-carijó, quiriri, periquito-rico, tesourão e cambacica.

Gostou da matéria? Doe um libre
e ajude nosso projeto a continuar!

1 comentário para Uma trilha para se fazer a pé, em plena Avenida Paulista

Enviar resposta

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>