Ciclofaixas aos domingos: juntando as peças

Os leitores Stan e Juliano deixaram comentários sobre o projeto das ciclofaixas aos domingos aqui em São Paulo, com foto e link da matéria do jornal Metro que falou sobre o assunto. O jornal Destak também havia falado sobre a possibilidade das ciclofaixas lá atrás, em março.

Eu cheguei a ver no jornal Metro essa matéria, no dia em que foi publicada. Um colega aqui da empresa deixou o jornal aberto na minha mesa antes de eu chegar. Aliás, ele está aqui na gaveta até agora: minha intenção era fotografar o jornal, como o Stan fez, e publicar um artigo detalhando mais o assunto, já que a cobertura foi bem superficial.

Então, ao pesquisar, descobri por que a cobertura foi superficial, em ambos os jornais: não havia o que aprofundar.

Informações esparsas

Tudo que encontrei foi esse artigo, que não diz quase nada sobre a iniciativa que prentendem implementar aqui, no site do Secretário de Esportes, Walter Feldman. Então enviei o seguinte e-mail pelo site:

De: Willian Cruz
Data: Quinta-feira, 16 de julho de 2009 20:23

Oi Walter, tudo bem? Tenho um site sobre mobilidade por bicicleta chamado Vá de Bike e gostaria de publicar mais informações sobre as ciclofaixas dos domingos. Você pode me mandar mais informações, para eu não ter que construir minha matéria em cima da que foi publicada pelo jornal Metro? Eu gostaria inclusive de montar um mapa no Google Maps com os trajetos, caso você possa me passar o detalhamento de quais ruas terão a ciclofaixa. Como será o isolamento dos carros, com cones? Ou haverá sinalização pintada no solo? Obrigado!

A resposta, recebida uma semana depois, foi a seguinte:

De: Rosana F.
Data: Quinta-feira, 23 de julho de 2009 00:57

Caro Willian,

O trajeto e o operacional estão em estudo pela CET. Ainda não podemos detalhá-lo.

Estou monitorando a comunidade ciclista através do meu blog.
www.walterfeldman.com.br

Fique no aguardo, pois necessitamos do apoio integral de vocês!

Obrigado,
Walter Feldman

Respondi me colocando à disposição para dar meu apoio. Acho a iniciativa interessante, principalmente vendo o potencial que ela tem naquele vídeo de Bogotá que está no site do Feldman.

O fato do trajeto e o operacional estarem em estudo pela CET me assusta, porque a CET não entende NADA de bicicletas. Vai se preocupar só em não atrapalhar os carros, mesmo que alguns pontos fiquem perigosos para os ciclistas. Quem deveria cuidar disso seria, no mínimo, o grupo Pró-Ciclista. Espero pelo menos que seus integrantes estejam participando das discussões na CET (sonho meu).

Depois disso, apareceram algumas informações pingadas. No Twitter, Walter Feldman contou que a implantação será gradual e, “se pegar”, na cidade toda. Por isso é importante nosso apoio, como ciclistas, quando a coisa começar a funcionar.

Em outra postagem, ele diz que no início o trajeto será apenas Parque das Bicicletas – Parque do Ibirapuera – Parque do Povo, com um total de 5km, apesar do jornal Metro ter divulgado que seriam 22km, chegando até o Parque da Aclimação.

Quanto à data, em uma postagem Feldman comenta que final de agosto é uma previsão. Acho que depende mais da CET do que da boa vontade do Secretário de Esportes. Recentemente, ele reforçou a data de 30 de agosto, informação que também consta de uma matéria (preconceituosa) da Folha de São Paulo sobre ciclovias, publicada ontem. Espero que dê certo.

Aprendam com os erros do passado

Restos da ciclocoisa que fingia ligar os parques do Ibirapuera e das Bicicletas.
Foto: Apocalipse Motorizado

Já foi feita uma pseudo-ciclovia, muitos anos atrás, ligando o Parque do Ibirapuera ao Parque das bicicletas. Essa ligação cicloviária EXTREMAMENTE TOSCA era por cima de calçadas, sem guias rebaixadas, passando em locais com pontos de ônibus, postes e árvores no meio da “via” e, o pior de tudo, tomando espaço do pedestre. Ocupar um cantinho do altar do Deus-carro, nem pensar.

O ciclista tinha que se virar para atravessar as ruas, sofrendo a mesma dificuldade dos pedestres a cada esquina, somado à dificuldade de subir na guia. Impraticável para pais com crianças. Espero que dessa vez não me façam uma pataquada dessas. CLARO que a ciclocoisa não teve utilização e ninguém mais se lembra dela. Ainda há algumas placas espalhadas pelas quadras entre os parques e resquícios de tinta vermelha em algumas das calçadas.

1 comentário em “Ciclofaixas aos domingos: juntando as peças

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *