A Ecovias é contra bicicletas

Apoie nosso trabalho,
doe um libre!

Em quase todas as rodovias do país, bicicletas são bem vindas. Ou pelo menos aceitas. Não há, em nenhuma delas, infraestrutura para ciclistas ou sinalização específica, e em muitos casos não há nem mesmo acostamento. Mas os ciclistas podem trafegar, sempre que quiserem ou precisarem.

Não que governos, municípios, união e concessionárias responsáveis pelas rodovias tenham especial apreço pelos ciclistas. Geralmente, as bicicletas são apenas toleradas. Em alguns poucos pontos, há um ou outro trecho de ciclovia para tirá-las do caminho dos carros. Mas os ciclistas podem passar.

A título de exemplo, o André Pasqualini está fazendo uma cicloviagem que já dura vários meses. Até o momento em que escrevo, ele já percorreu mais de 6 mil quilômetros de estradas federais, estaduais e municipais, em vários estados do sudeste, centro-oeste e norte do país. Em nenhuma das estradas pelas quais passou, André foi impedido de trafegar por estar de bicicleta.

Com a Ecovias é diferente

Em dezembro de 2008, centenas de ciclistas tentaram simultaneamente descer a serra para ir de São Paulo a Santos. A ação, que ficou conhecida como “Bicicletada Interplanetária”, foi barrada pela concessionária Ecovias, que impediu que os ciclistas prosseguissem, com uso da Polícia Rodoviária e de uma interpretação extremamente conveniente (e errônea) das leis.

Efetivo policial para conter os perigosos ciclistas. Perceba que há muitas outras viaturas mais adiante. Foto: Leonardo Cuevas

Barrar os ciclistas com uso da Polícia (que deveria proteger seus direitos) gerou um prejuízo de dezenas de milhares de reais para os cofres públicos e para as cidades litorâneas, que têm no turismo um de seus principais rendimentos.

Além do prejuízo financeiro, a teimosia da concessionária que não quer cumprir as leis causou lentidão na Rodovia dos Imigrantes, além de constrangimento e risco de vida aos cidadãos que tentavam se deslocar de bicicleta.

Algumas semanas depois, cobrei um posicionamento da Ecovias sobre o uso da rodovia por bicicletas, um direito garantido por lei. Esquivando-se da maneira que pôde até me vencer pelo cansaço, a Ouvidoria da Ecovias se perdeu em argumentações equivocadas na tentativa de me convencer. Alegaram que, como a rodovia que administram não é segura, proibir bicicletas de chegar ao litoral é o certo a se fazer, mesmo que isso contrarie as disposições legais que a obrigam a tornar o trajeto seguro para quaisquer veículos.

Tá, mas isso já faz três anos!

Hoje, os artigos da lei ao qual se apegam a concessionária e a Artesp, que surpreendentemente parecem sempre argumentar em estreito uníssono, mudaram um pouco, mas a base é a mesma: há muitos carros, a rodovia só é segura para eles e por isso vamos proibir os ciclistas de a utilizarem. “Para o seu próprio bem”.

Tanto a concessionária que se acha dona da estrada quanto o órgão público que defende seus interesses insistem até hoje na proibição, admitindo que a via não é segura para ciclistas. Assumem isso oficialmente desde 2009, sem mover um dedo para corrigir essa grave falha, que por sinal contraria o item II do art. 21 do Código de Trânsito.

Art. 21. Compete aos órgãos e entidades executivos rodoviários da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, no âmbito de sua circunscrição:

(…)

II – planejar, projetar, regulamentar e operar o trânsito de veículos, de pedestres e de animais, e promover o desenvolvimento da circulação e da segurança de ciclistas;

O Código de Trânsito, como todos sabem, é uma Lei (Lei Nº 9.503, De 23 De Setembro De 1997), que deve ser cumprida.

E as descidas de serra que os ciclistas já fizeram em grupo?

Policia Rodoviária escoltando ciclistas que estavam no acostamento, durante descida coletiva da Rota Márcia Prado, em janeiro de 2011. Foto: Vá de Bike

De dois anos para cá alguma coisa mudou, embora não do lado da concessionária, que continua fazendo todo o possível para evitar que bicicletas utilizem “suas” (nossas!) rodovias. Mais organizados, os movimentos de ciclistas de São Paulo (em especial o Instituto CicloBR) conseguiram interagir com outros setores do poder público que não a irredutível Artesp, de modo a tentar estabelecer uma rota alternativa à Rodovia dos Imigrantes, por onde fosse possível chegar de bicicleta ao litoral: a Rota Cicloturística Márcia Prado.

Já foram feitas duas grandes descidas por essa rota, com cerca de mil ciclistas em cada edição, para desgosto da concessionária. A rota utiliza a Estrada de Manutenção da Rodovia dos Imigrantes, que segue paralela à rodovia e por dentro da área de um parque ecológico. Entretanto, ainda há um empecilho para que ela seja liberada de forma contínua para uso de bicicletas: é necessário utilizar um trecho de poucos quilômetros da Rodovia dos Imigrantes, onde há uma interligação com a Rodovia Anchieta.

A Ecovias continua contrária a esse uso e, nos bastidores, tentou impedir as duas edições da descida da rota – felizmente sem sucesso. Nesse ano, foi alocado efetivo da Polícia Rodoviária para escolta dos ciclistas, que desciam em comboios que demoravam a sair e faziam um desvio de cerca de dez quilômetros que incluía trechos sem acostamento e de pista única, tudo na esperança de desestimular quem insiste em fazer valer seu direito de circulação em bicicleta, garantido por lei.

Conversando com paredes

Reproduzo a seguir as trocas de e-mail com as ouvidorias da Ecovias e da Artesp. Notem que a argumentação é semelhante demais para ser coincidência, principalmente em se tratando de uma interpretação conveniente e errônea das leis para atender a um posicionamento da concessionária. Os grifos de ambas as partes constavam dos e-mails originais.

Ouvidoria Ecovias

De: Willian Cruz
Enviada em: segunda-feira, 5 de janeiro de 2009 19:27
Para: Valdir Ribeiro
Assunto: Consulta

Olá

Gostaria de uma posição coerente da Ecovias sobre o trânsito de bicicletas na rodovia dos Imigrantes.

Considerando que:

1º – O artigo 58 do Código de Trânsito Brasileiro GARANTE a circulação de bicicletas nas rodovias – pelo acostamento onde houver e pelos bordos da pista onde ele não existir:

    Art. 58. Nas vias urbanas e nas rurais de pista dupla, a circulação de bicicletas deverá ocorrer, quando não houver ciclovia, ciclofaixa, ou acostamento, ou quando não for possível a utilização destes, nos bordos da pista de rolamento, no mesmo sentido de circulação regulamentado para a via, com preferência sobre os veículos automotores.

2º – O artigo 10º da Lei Nº 784, de 30 de agosto de 1950, que proibia o trânsito de bicicletas, tornou-se obsoleto a partir do novo Código de Trânsito, pois o artigo 58 do CTB (Lei Federal) dispõe em contrário à Lei 784 (Lei Estadual), sobrepondo-a portanto para todos os efeitos legais e práticos.

3º – Há uma placa R-12 próximo ao km 40 da Rodovia dos Imigrantes, sinalizando a proibição do trânsito de bicicletas. A razão alegada é falta de segurança, embora a razão real seja a existência da placa neste local desde tempo anterior ao estabelecimento do novo Código de Trânsito, quando a Lei 784 por si só regia o tráfego de bicicletas em rodovias e não era necessário adequá-las ao tráfego desse veículo. Mas, deixando essa questão de lado e aceitando como motivo real a suposta falta de segurança para o trânsito de bicicletas, e considerando-se que o CTB dispõe como obrigação dos órgãos e entidades executivos rodoviários “promover o desenvolvimento da circulação e segurança de ciclistas” (art. 21, item II), a placa R12 serve apenas para justificar uma aparente omissão em prover condições seguras para esse tipo de veículo, já que não existe, não foi construída e não é indicada uma via alternativa a partir do ponto sinalizado pela placa em questão, portanto não sendo por si só argumento consistente para impedir o fluxo desses veículos.

4º – A suposta falta de segurança para o trânsito de bicicletas se deve menos às condições da rodovia do que ao intenso fluxo de veículos automotores, que em síntese equivaleria a proibir o fluxo de carros devido a um fluxo perigoso de caminhões, o que seria igualmente um absurdo. Portanto, se o fluxo de veículos automotores torna perigoso o fluxo de veículos movidos a propulsão humana, o primeiro deveria ser readequado, ou a via reformada e sinalizada, ou uma via alternativa liberada para o veículo bicicleta a partir do ponto perigoso da estrada, de modo que o fluxo de bicicletas fosse possível, como garante a lei. Essa conduta iria ao encontro do disposto nos artigos 21 e 58 do Código de Trânsito Brasileiro, citado supra.

5º – O Código de Trânsito Brasileiro, que determina a legalidade da circulação de bicicletas em rodovias, vige desde 1997, tendo havido tempo suficiente para adequar a rodovia em questão para esse tipo de tráfego. Portanto torna-se omisso interditá-la para determinado tipo de fluxo de veículos por tanto tempo e irresponsável buscar brechas legais para justificar tal omissão, quando o correto seria trabalhar em uma evolução desse modelo incorreto e excludente.

Conclui-se que:

1º – É direito de todo cidadão transitar pela referida rodovia com o veículo bicicleta, amparado pela Lei Nº 9.503, de 23 de Setembro de 1997, em seu artigo 58.

2º – É obrigação do Governo do Estado, através da concessionária de serviço público Ecovias, prover condições seguras de tráfego para os usuários da rodovia que optem pelo veículo bicicleta, da mesma forma que são fornecidas condições para os usuários dos demais veículos, tipificados como tal, seja através de sinalização horizontal e vertical, alterações na via ou construção/adaptação de uma via paralela que sirva para o trânsito desse tipo de veículo em particular, conforme o artigo 21, item II, da Lei Nº 9.503, de 23 de Setembro de 1997.

3º – Considerando um suposto cenário em que a placa R12 per se justificasse a proibição de fluxo, o desrespeito a essa sinalização implicaria em multa aplicada ao condutor, de acordo com o art. 187 do CTB (transitar em locais e horários não permitidos pela regulamentação estabelecida pela autoridade competente). Em hipótese alguma o condutor do veículo bicicleta deve ser impedido de trafegar com o veículo, pois isso iria contra as leis vigentes. Mais absurdo ainda seria a autoridade rodoviária no local alertar o condutor que o desrespeito à sinalização em questão incorreria em detenção, como afirmam relatos de alguns usuários.

Considerando o disposto acima, declaro minha intenção de realizar o trajeto de São Paulo a Santos através da Rodovia dos Imigrantes utilizando o veículo “bicicleta”, sozinho (portanto sem participar de um “evento” e sem precisar de autorização especial para tal) e exercendo meu direito previsto em lei. Sinceramente espero não ser cerceado em meu direito legal.

Grato,

Willian Cruz

De: Leandro Almeida <Leandro.Almeida@ecovias.com.br>
Enviada em: terça-feira, 6 de janeiro de 2009 09:22
Para: Willian Cruz
Assunto: Consulta – Ouvidoria – Ecovias – RA: 3334769/08

Prezado Sr. Willian,

O trânsito de bicicletas pelo Sistema Anchieta – Imigrantes tem restrições que decorrem de lei e visam única e exclusivamente a segurança dos próprios usuários ciclistas. As normas restritivas do tráfego de bicicletas pelos Sistema, especialmente na SP 150 e SP 160, observam as características da pista e do tráfego local, e foram determinadas em conjunto com a Polícia Militar Rodoviária, considerando:

-O art. 1º, § 2º da Lei 9.503, de setembro de 1997 – Código Nacional de Trânsito – CNT que reza: “O trânsito, em condições seguras, é um direito de todos e dever dos órgãos e entidades componentes do Sistema Nacional de Trânsito”;

-A redação do art. 2º do CNT – “ São vias terrestres urbanas e rurais as ruas, as avenidas, os logradouros, os caminhos, as passagens, as estradas e as rodovias, que terão seu uso regulamentado pelo órgão ou entidade com circunscrição sobre elas, de acordo com as peculiaridades locais e as circunstâncias especiais”;

-O contido na PORTARIA SUP/DER 100-08/10/1998, que determina que para qualquer grupo de ciclistas poder usufruir a SP-160 – RODOVIA DOS IMIGRANTES, inclusive no trecho de serra, necessária a autorização pelo Superintendente do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo.

-Os artigos 67 e 95 da Lei 9.503, de setembro de 1997 – Código Nacional de Trânsito – CTB, sobre a realização de provas e eventos que interfiram ou não a circulação de veículos nas rodovias.

-E a Lei nº 784 de 30 de agosto de 1950, que em seu artigo 10 reza que: “ Não será permitido, sob qualquer pretexto, o trânsito de veículos de tração animal, de ciclistas e de pedestres nas estradas pavimentadas” e em seu artigo 11 determina que: “ O Departamento de Estradas de Rodagem – DER, estabelecerá, em regulamento, as regras especiais para a circulação nas rodovias pavimentadas.

Desta forma, ainda que o Código de Trânsito reconheça a bicicleta como meio de transporte, o tráfego pela Rodovia dos Imigrantes, especialmente em trecho de serra é restritivo, pelos motivos acima expostos e, a sinalização existente no local deve ser obedecida, sob pena de cometimento de infração de trânsito. Tais medidas não tem outro objetivo senão a preservação da segurança e da vida dos usuários do Sistema e, estão autorizadas pelo próprio Código de Trânsito e legislação pertinente.

Referente a alterações na via ou construção/adaptação de uma via paralela informamos que Concessionária Ecovias dos Imigrantes administra mediante concessão o Sistema Anchieta – Imigrantes , e que todas as obras seguem o contrato de concessão da rodovia.

Agradecemos o contato,

Atenciosamente,

Ecovias – ecorodovias
Valdir Ribeiro| Ouvidor

De: Willian Cruz
Enviada em: sexta-feira, 9 de janeiro de 2009 16:23
Para: ‘Valdir Ribeiro’; ‘Leandro Almeida’
Assunto: RES: Consulta – Ouvidoria – Ecovias – RA: 3334769/08

Caros senhores Valdir Ribeiro e Leandro Almeida

Obrigado pela rápida resposta e pelas informações prestadas.

Entretanto, elas continuam não consistindo em argumentação suficiente para negar o direito legal. Pelo contrário, as próprias considerações desta Ouvidoria reforçam o direito de circulação das bicicletas.

De acordo com , o art. 1º, § 2º do CTB, “O trânsito, em condições seguras, é um direito de todos e dever dos órgãos e entidades componentes do Sistema Nacional de Trânsito”. Como vocês mesmos frisaram na comunicação abaixo, o trânsito em condições seguras é um direito de todosum dever dos órgãos e entidades. Ou seja, transitar de forma segura é um direito de todos (vejam bem, de todos) e prover essas condições de trânsito é um dever dos órgãos e entidades.

Portanto, como eu citei em minhas considerações no primeiro e-mail, é obrigação dos órgãos e entidades responsáveis prover essas condições de trânsito seguro, conforme os artigos 1º § 2º, 21 Item II e 58. A informação que vocês me passam nesse e-mail só reforça essa realidade.

O segundo item das considerações de vocês disserta sobre a regulamentação do uso da via. Vejam bem, regulamentar o uso não significa, em absoluto, estabelecer regras que sobreponham as leis. Regulamentar não é legislar. As leis continuam valendo, e em toda sua extensão. Portanto, a afirmação contina neste item da argumentação não altera em nada a discussão inicial, apenas a reforça.

O próximo item dia que grupos de ciclistas precisam de autorização para circular nas rodovias. Há dois pontos falhos nessa retórica:

    1) Onde, em meu e-mail original, eu disse que iria realizar um evento ou circular em grupo? Releiam o conteúdo original lá embaixo e verifiquem que o que eu escrevi é que desejo utilizar a estrada SOZINHO, sem participar de um evento e portanto sem necessitar da dita autorização.

    2) De acordo com a Portaria SUP/DER 100 de 08/10/1998, publicada em 20/10/1998 no DOE-I, em sua página 18, disponível para consulta em http://tinyurl.com/Portaria-SUP-DER-100, temos, em seu art.1º §1º, que: “para os fins desta Portaria consideram-se provas ou eventos as romarias, as filmagens, as fotografias, os testes de veículos, as demonstrações, os passeios, as competições e assemelhados”. O que pretendo fazer não é nada disso – e nem assemelhado. Pretendo ir do ponto A ao ponto B e a isso costuma-se dar o nome de trânsito, transporte ou viagem. Não é um passeio, uma competição, muito menos uma romaria. Quero sair de uma cidade e me deslocar até outra, como todos os demais veículos transitando na mesma rodovia estão fazendo, com os mesmos direitos de circulação garantidos em lei. Portanto, a Portaria SUP/DER-100 não é aplicavel neste contexto.

No próximo item, vocês citam os artigos 67 e 95 do Código de Trânsito Brasileiro, tentando novamente me convencer que estou realizando um evento. O artigo 67 diz claramente “as provas ou competições desportivas, inclusive seus ensaios”, o que obviamente não tem semelhança com o que estarei realizando. O artigo 95 fala sobre “obra ou evento que possa perturbar ou interromper a livre circulação de veículos e pedestres, ou colocar em risco sua segurança”. Novamente repito para deixar claro, desta vez em letras maiúsculas: NÃO ESTOU REALIZANDO NENHUM EVENTO, estou me deslocando por uma rodovia para chegar a outra cidade, da mesma forma que milhares de outros veículos que transitam nessa mesma rodovia. Não há lógica alguma em considerar um deslocamento por bicicleta, mesmo que fosse em um grupo de meia dúzia de pessoas, como um evento. Portanto, os artigos 67 e 95 do Código de Trânsito Brasileiro não são aplicáveis nesse contexto. Isso está bem claro e não sei porque insistem nessa linha de argumentação. Provavelmente pela falta de outras ou talvez apostando num suposto desconhecimento das leis por parte do interlocutor.

No último item vocês citam a Lei nº 784 de 30 de agosto de 1950. Peço que RELEIAM meu e-mail original, onde de pronto refuto a utilização dessa lei. Uma lei ESTADUAL não pode, por definição, contradizer uma lei FEDERAL, que é o caso do Código de Trânsito Brasileiro. Portanto, como já havia informado em minhas considerações anteriores, na comunicação original, o artigo 58 do CTB (Lei Federal) dispõe em contrário ao artigo 10º da Lei 784 (Lei Estadual), sobrepondo-a portanto para todos os efeitos legais e práticos. O artigo 10º da Lei nº 784 de 30 de agosto de 1950 não tem efeito legal, no que concerne à circulação de bicicletas, desde 23 de Setembro de 1997.

Nas considerações finais, o senhores afirmam que o desrespeito à sinalização existente no local é considerada infração de trânsito. Conforme concluí no comunicado original: “Considerando um suposto cenário em que a placa R12 per se justificasse a proibição de fluxo, o desrespeito a essa sinalização implicaria em multa aplicada ao condutor, de acordo com o art. 187 do CTB (transitar em locais e horários não permitidos pela regulamentação estabelecida pela autoridade competente). Em hipótese alguma o condutor do veículo bicicleta deve ser impedido de trafegar com o veículo, pois isso iria contra as leis vigentes. Mais absurdo ainda seria a autoridade rodoviária no local alertar o condutor que o desrespeito à sinalização em questão incorreria em detenção, como afirmam relatos de alguns usuários.”

Há ainda um último parágrafo comentando sobre a construção ou adaptação de uma via paralela. A resposta de vocês diz que as obras seguem o contrato de concessão da rodovia. Posso exercer meu direito de cidadão de analisar o contrato público, para avaliar se alguma cláusula proíbe a adaptação da via para cumprimento da lei? Solicito por meio desta que me enviem o texto do contrato de concessão, para que possa ser analisado.

Por fim, gostaria de ressaltar um equívoco na comunicação dos senhores a respeito do nome da Lei Nº 9.503, de 23 de Setembro de 1997. A nomenclatura correta é Código de Trânsito Brasileiro. Código Nacional de Trânsito é a nomenclatura utilizada para o Decreto nº 62.127, de 16 de janeiro de 1968, que foi substituído pela referida Lei.

Fico no aguardo de uma nova comunicação oficial desta Ouvidoria e me despeço com um fraterno abraço.

Willian Cruz

De: Willian Cruz
Enviada em: sexta-feira, 30 de janeiro de 2009 18:20
Para: ‘Valdir Ribeiro’; ‘Leandro Almeida’
Assunto: RES: Consulta – Ouvidoria – Ecovias – RA: 3334769/08

Conforme e-mail abaixo, do dia NOVE DE JANEIRO do ano corrente, continuo aguardando um posicionamento desta Ouvidoria face aos fatos legais expostos abaixo.

Grato,

Willian Cruz

De: Willian Cruz
Enviada em: quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009 20:07
Para: ‘Valdir Ribeiro’; ‘Leandro Almeida’
Assunto: RES: Consulta – Ouvidoria – Ecovias – RA: 3334769/08

Senhores

Continuo aguardando resposta ao meu comunicado do dia NOVE DE JANEIRO, mais de um mês atrás.

No aguardo,

Willian Cruz

De: Valdir Ribeiro [mailto:valdir.ribeiro@ecovias.com.br]
Enviada em: quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009 09:06
Para: Willian Cruz
Cc: Leandro Almeida
Assunto: RES: Consulta – Ouvidoria – Ecovias – RA: 3334769/08

Prezado Sr. Willian Cruz,

A resposta solicitada lhe foi enviada em 02 de fevereiro de 2009 (conforme e-mail abaixo).

Informamos ainda que a posição inicial está mantida, porém quanto a sua indagação sobre a intenção de utilizar a rodovia sozinho e não em grupo, temos a esclarecer o seguinte:

A utilização da rodovia individual e não em grupo, é permitida nos locais em que não existe sinalização proibitiva.

Atenciosamente,

Valdir Ribeiro| Coordenadoria da Qualidade, Meio Ambiente e Ouvidoria | 11 4358.8111

 Antes de imprimir, pense em sua responsabilidade e compromisso com o meio ambiente.

De: Leandro Almeida
Enviada em: quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009 08:50
Para: Valdir Ribeiro
Assunto: ENC: Consulta – Ouvidoria – Ecovias – RA: 3334769/08

De: Leandro Almeida
Enviada em: segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009 09:49
Para: ‘Willian Cruz’
Assunto: RES: Consulta – Ouvidoria – Ecovias – RA: 3334769/08

Prezado Sr. Willian,

Diante a solicitação de V.Sa., a Concessionária Ecovias dos Imigrantes analisou novamente o caso, porém, mantém a posição anterior. Informamos ainda que alguns trechos do Sistema Anchieta – Imigrantes, não possuem acostamento que possibilitem o tráfego de ciclistas.

Agradecemos o contato,

Atenciosamente,

Leandro Almeida | Ouvidoria | 11 4358.8654

 Antes de imprimir, pense em sua responsabilidade e compromisso com o meio ambiente.

Pelo menos admitiram que onde não tem placa, pode. Mas colocaram, nessa mesma época, uma placa no começo da Imigrantes, em um trecho que tem amplo acostamento e que é seguro para o trânsito de bicicletas.

Colocaram essa placa no início da Imigrantes, muito antes dos túneis, o que faz cair por terra a justificativa que dão para a utilização da placa R-12 (proibida a circulação de bicicletas). Afinal, dizem que a placa estaria lá porque a rodovia não é segura devido à falta de acostamento nos túneis.

Respondi, óbvio:

Caro Sr. Valdir

O e-mail citado abaixo, que o sr. diz ter sido enviado pelo Sr. Leandro no dia 2, foi recebido apenas hoje em minha caixa postal. Mas isso não vem ao caso, vamos ao que importa.

Se a estrada não oferece segurança para a utilização do veículo bicicleta, deveria ser adaptada. Aliás, deveria ter sido adaptada em uma das diversas reformas que já foram realizadas anteriormente.

A lei está sendo desrespeitada com essa proibição. A não ser que se ofereça uma rota alternativa para a utilização de bicicletas.

Vejam: se na Imigrantes não se pode trafegar com caminhões, a eles é oferecida a Anchieta. Justo.

Portanto, gostaria de saber qual a rota alternativa para utilização de bicicletas, já que na Imigrantes e na Anchieta o tráfego é proibido pela existência de uma placa. Caso não haja rota alternativa, configura-se o desrespeito à lei pela concessionária Ecovias.

A concessionária não tem o direito de impedir o trânsito de bicicletas em todas as rodovias que ligam a capital à baixada santista, da mesma forma que não podem impedir o tráfego de caminhões, de ônibus, de carros, de motos ou de triciclos motorizados.

Fica claro para mim que a Ecovias não quer investir dinheiro para tornar suas rodovias seguras para as bicicletas, mesmo que isso represente um discreto desrespeito às leis vigentes, já que as bicicletas não pagam pedágio.

Façam-me crer que estou equivocado, por favor.

Grato,

Willian Cruz

Depois desse meu último e-mail, NÃO HOUVE MAIS RESPOSTA.

Ouvidoria da Artesp

De: Willian Cruz
Enviada em: segunda-feira, 5 de janeiro de 2009 19:27
Para: Valdir Ribeiro
Assunto: Consulta

Olá

Gostaria de uma posição coerente sobre o trânsito de bicicletas na rodovia dos Imigrantes.

Considerando que:

1º – O artigo 58 do Código de Trânsito Brasileiro GARANTE a circulação de bicicletas nas rodovias – pelo acostamento onde houver e pelos bordos da pista onde ele não existir:

    Art. 58. Nas vias urbanas e nas rurais de pista dupla, a circulação de bicicletas deverá ocorrer, quando não houver ciclovia, ciclofaixa, ou acostamento, ou quando não for possível a utilização destes, nos bordos da pista de rolamento, no mesmo sentido de circulação regulamentado para a via, com preferência sobre os veículos automotores.

2º – O artigo 10º da Lei Nº 784, de 30 de agosto de 1950, que proibia o trânsito de bicicletas, tornou-se obsoleto a partir do novo Código de Trânsito, pois o artigo 58 do CTB (Lei Federal) dispõe em contrário à Lei 784 (Lei Estadual), sobrepondo-a portanto para todos os efeitos legais e práticos.

3º – Há uma placa R-12 próximo ao km 40 da Rodovia dos Imigrantes, sinalizando a proibição do trânsito de bicicletas. A razão alegada é falta de segurança, embora a razão real seja a existência da placa neste local desde tempo anterior ao estabelecimento do novo Código de Trânsito, quando a Lei 784 por si só regia o tráfego de bicicletas em rodovias e não era necessário adequá-las ao tráfego desse veículo. Mas, deixando essa questão de lado e aceitando como motivo real a suposta falta de segurança para o trânsito de bicicletas, e considerando-se que o CTB dispõe como obrigação dos órgãos e entidades executivos rodoviários “promover o desenvolvimento da circulação e segurança de ciclistas” (art. 21, item II), a placa R12 serve apenas para justificar uma aparente omissão em prover condições seguras para esse tipo de veículo, já que não existe, não foi construída e não é indicada uma via alternativa a partir do ponto sinalizado pela placa em questão, portanto não sendo por si só argumento consistente para impedir o fluxo desses veículos.

4º – A suposta falta de segurança para o trânsito de bicicletas se deve menos às condições da rodovia do que ao intenso fluxo de veículos automotores, que em síntese equivaleria a proibir o fluxo de carros devido a um fluxo perigoso de caminhões, o que seria igualmente um absurdo. Portanto, se o fluxo de veículos automotores torna perigoso o fluxo de veículos movidos a propulsão humana, o primeiro deveria ser readequado, ou a via reformada e sinalizada, ou uma via alternativa liberada para o veículo bicicleta a partir do ponto perigoso da estrada, de modo que o fluxo de bicicletas fosse possível, como garante a lei. Essa conduta iria ao encontro do disposto nos artigos 21 e 58 do Código de Trânsito Brasileiro, citado supra.

5º – O Código de Trânsito Brasileiro, que determina a legalidade da circulação de bicicletas em rodovias, vige desde 1997, tendo havido tempo suficiente para adequar a rodovia em questão para esse tipo de tráfego. Portanto torna-se omisso interditá-la para determinado tipo de fluxo de veículos por tanto tempo e irresponsável buscar brechas legais para justificar tal omissão, quando o correto seria trabalhar em uma evolução desse modelo incorreto e excludente.

Conclui-se que:

1º – É direito de todo cidadão transitar pela referida rodovia com o veículo bicicleta, amparado pela Lei Nº 9.503, de 23 de Setembro de 1997, em seu artigo 58.

2º – É obrigação do Governo do Estado, através da concessionária de serviço público Ecovias, prover condições seguras de tráfego para os usuários da rodovia que optem pelo veículo bicicleta, da mesma forma que são fornecidas condições para os usuários dos demais veículos, tipificados como tal, seja através de sinalização horizontal e vertical, alterações na via ou construção/adaptação de uma via paralela que sirva para o trânsito desse tipo de veículo em particular, conforme o artigo 21, item II, da Lei Nº 9.503, de 23 de Setembro de 1997.

3º – Considerando um suposto cenário em que a placa R12 per se justificasse a proibição de fluxo, o desrespeito a essa sinalização implicaria em multa aplicada ao condutor, de acordo com o art. 187 do CTB (transitar em locais e horários não permitidos pela regulamentação estabelecida pela autoridade competente). Em hipótese alguma o condutor do veículo bicicleta deve ser impedido de trafegar com o veículo, pois isso iria contra as leis vigentes. Mais absurdo ainda seria a autoridade rodoviária no local alertar o condutor que o desrespeito à sinalização em questão incorreria em detenção, como afirmam relatos de alguns usuários.

Considerando o disposto acima, declaro minha intenção de realizar o trajeto de São Paulo a Santos através da Rodovia dos Imigrantes utilizando o veículo “bicicleta”, sozinho (portanto sem participar de um “evento” e sem precisar de autorização especial para tal) e exercendo meu direito previsto em lei. Sinceramente espero não ser cerceado em meu direito legal.

Grato,

Willian Cruz

De: ouvidoria@artesp.sp.gov.br
Enviada em: terça-feira, 6 de janeiro de 2009 16:26
Para: Willian Cruz
Assunto: Resposta do sistema das ouvidorias. Protocolo: 126015

A ARTESP Agência de Transporte do Estado de São Paulo é responsável pela fiscalização dos serviços prestados pelas concessionárias de rodovias e pelas empresas de transporte intermunicipal de passageiros. Os esclarecimentos a respeito desses serviços são deveres desta agência e um direito dos usuários.

Portanto, em resposta à solicitação, feita para esta Ouvidoria, a ARTESP apresenta as seguintes informações:

A Rodovia dos Imigrantes e a Via Anchieta estão sinalizadas com placas de regulamentação R-12 – Proibido Trânsito de Bicicletas. Portanto, nos trechos sinalizados com esta placa não é permitida a circulação de bicicletas por questões de segurança.

A base legal para esta proibição, por questões de segurança, é o próprio Código de Trânsito Brasileiro – CTB (Lei 9.503 de 23 de setembro de 1997). O código regulamenta a placa R-!2 e nos locais onde houver esta placa está proibido o tráfego de bicicletas.

A Ouvidoria agradece o contato. Com a participação da sociedade a ARTESP terá, cada vez mais, a oportunidade de exercer o papel fiscalizador para melhorar os serviços prestados aos usuários.

Para conhecer mais sobre a ARTESP acesse http://www.artesp.sp.gov.br

Clique aqui para avaliar a atuação da Ouvidoria.

Cordialmente,

Ouvidoria Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo – Artesp
0800 7278377

De: Willian Cruz
Enviada em: sexta-feira, 9 de janeiro de 2009 16:32
Para: ouvidoria@artesp.sp.gov.br
Assunto: RES: Resposta do sistema das ouvidorias. Protocolo: 126015

Olá Ouvidoria.

Me desculpem mas esta resposta não faz sentido. Peço que releiam minha comunicação original e entendam minha argumentação antes de responder com um texto pronto. Para efeitos práticos, a copiarei novamente abaixo, logo após a resposta recebida de vocês.

Fico no aguardo de uma argumentação coerente com base nos fatos legais citados na comunicação enviada a vocês.

Grato,

Willian Cruz

De: Willian Cruz
Enviada em: sexta-feira, 30 de janeiro de 2009 18:16
Para: ‘ouvidoria@artesp.sp.gov.br
Assunto: RES: Resposta do sistema das ouvidorias. Protocolo: 126015

Olá, Ouvidoria.

Conforme e-mail abaixo, do dia NOVE de janeiro do ano corrente, continuo aguardando um posicionamento desta Ouvidoria face aos fatos legais expostos abaixo.

Grato,

Willian Cruz

De: Artesp – Ouvidoria [mailto:ouvidoria@artesp.sp.gov.br]
Enviada em: sexta-feira, 30 de janeiro de 2009 18:17
Para: Willian Cruz
Assunto: Re: RES: Resposta do sistema das ouvidorias. Protocolo: 126015

Prezado Sr. Willian

O seu protocolo foi respondido em 06/01/2009, conforme consta abaixo e não
temos nenhum e-mail aberto em seu nome.

Atenciosamente,

Ouvidoria
========================================

De: Willian Cruz
Enviada em: sexta-feira, 30 de janeiro de 2009 18:35
Para: ‘ouvidoria@artesp.sp.gov.br
Assunto: Nova solicitação a esta Ouvidoria

Caros amigos da Ouvidoria

A maneira como a resposta abaixo foi escrita demonstra falta de respeito desta Ouvidoria para com o cidadão e falta de consideração com a argumentação e os fatos legais descritos no e-mail original. Dessa forma, o “atenciosamente” com o qual subscrevem o e-mail adquire até um tom de ironia.

O meu “protocolo” pode ter sido respondido, mas meus questionamentos não. O que recebi foi uma resposta genérica, sem embasamento legal e que não responde aos questionamentos que fiz em meu e-mail original.

Se o protocolo anterior foi finalizado, por favor abram um novo e, desta vez, peço o obséquio de lerem com atenção os fatos legais descritos nesta comunicação, para responder a eles de acordo com o exposto, não com uma resposta que parece ter sido escrita para outra pessoa e que não condiz com o que lhes enviei.

Também lhes peço para me informarem se, após a resposta de vocês, devo abrir um novo protocolo para poder lhes responder ou se posso responder diretamente à mensagem (que é o que eu fiz da última vez). Se a resposta a uma mensagem de vocês não será lida, posso sempre criar um protocolo novo, até que a comunicação enviada seja respondida de acordo com o que foi exposto.

No aguardo de uma resposta clara,

Willian Cruz

Três dias depois, em 2 de fevereiro, recebi este e-mail:

Prezado(a) Willian Cruz,
Agradecemos o seu contato e informamos que sua manifestação foi protocolada sob nº 130292 em 02/02/2009.

Sua manifestação será analisada e seu trâmite (ou andamento) poderá ser acompanhado pela internet no link abaixo:
http://www.ouvidoria.sp.gov.br/Acompanhamento.aspx

Atenciosamente,

Ouvidoria Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo – Artesp
Fone: 0800 7278377

Não recebi nenhuma resposta até o dia 11 do mesmo mês. Consultei a manifestação e o site informava que ela havia sido ENCERRADA:

Situação da Manifestação
Órgão Prestador: Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo – Artesp
Situação da Manifestação: Manifestação Encerrada

Absurdo!

Enviei novo e-mail:

Continuo no aguardo de uma resposta ao e-mail abaixo, enviado 12 dias atrás, que se refere a uma consulta realizada originalmente no dia 5 de janeiro e que não foi adequadamente respondida até o momento.

O sistema de vocês me enviou um e-mail no dia 02 do mês corrente, dizendo que a manifestação havia sido “protocolada sob o nº 130292 em 02/02/2009”. Isso é um completo absurdo, pois não recebi nenhuma comunicação de vocês desde o envio dessa manifestação. Vocês encerraram o atendimento sem me dar retorno?

Continuo no aguardo.

Grato,

Willian Cruz

No dia seguinte, responderam que não pode porque tem uma placa. Quem manda é a placa, não é a lei ou a necessidade dela.

—–Mensagem original—–
De: Artesp – Ouvidoria [mailto:ouvidoria@artesp.sp.gov.br]
Enviada em: quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009 10:34
Para: Willian Cruz
Assunto: Re: Ainda no aguardo de uma resposta

Prezado Sr. Cruz,

O protocolo 130292 foi respondido e encaminhado em 02/02/2009, conforme
segue:

Atenciosamente,
Ouvidoria

=========================
A ARTESP Agência de Transporte do Estado de São Paulo é responsável pela
fiscalização dos serviços prestados pelas concessionárias de rodovias e
pelas empresas de transporte intermunicipal de passageiros. Os
esclarecimentos a respeito desses serviços são deveres desta agência e um
direito dos usuários.

Portanto, em resposta à solicitação, feita para esta Ouvidoria, a ARTESP
esclarece mais uma vez que: a Rodovia dos Imigrantes e a Via Anchieta
estão sinalizadas com placas de regulamentação R-12 – Proibido Trânsito de
Bicicletas. Portanto, nos trechos sinalizados com esta placa não é
permitida a circulação de bicicletas por questões de segurança.

A base legal para esta proibição, por questões de segurança, é o próprio
Código de Trânsito Brasileiro – CTB (Lei 9.503 de 23 de setembro de
1997). O código regulamenta a placa R-!2 e nos locais onde houver esta
placa está proibido o tráfego de bicicletas.

A Ouvidoria agradece o contato. Com a participação da sociedade a ARTESP
terá, cada vez mais, a oportunidade de exercer o papel fiscalizador para
melhorar os serviços prestados aos usuários.

Para conhecer mais sobre a ARTESP acesse http://www.artesp.sp.gov.br

Enviei novo e-mail:

Olá Ouvidoria

Obrigado pela resposta à solicitação anterior, embora tenha sido a mesma resposta recebida inicialmente (inclusive com a repetição de um mesmo erro de tipografia), que desconsidera a argumentação apresentada e justifica o descumprimento da lei (CTB Art. 21 item II e Art. 58) pela existência de uma placa.

Se a estrada não oferece segurança para a utilização do veículo bicicleta, deveria ser adaptada. Aliás, deveria ter sido adaptada em uma das diversas reformas que já foram realizadas anteriormente.

A lei está sendo desrespeitada com essa proibição. A não ser que se ofereça uma rota alternativa para a utilização de bicicletas.

Vejam: se na Imigrantes não se pode trafegar com caminhões, a eles é oferecida a Anchieta. Justo.

Portanto, gostaria de saber qual a rota alternativa para utilização de bicicletas, já que na Imigrantes e na Anchieta o tráfego é proibido pela existência de uma placa. Caso não haja rota alternativa, configura-se o desrespeito à lei pela concessionária Ecovias, situação na qual a Artesp tem o dever de atuar.

A concessionária não tem o direito de impedir o trânsito de bicicletas em todas as rodovias que ligam a capital à baixada santista, da mesma forma que não podem impedir o tráfego de caminhões, de ônibus, de carros, de motos ou de triciclos motorizados.

Fica claro para mim que a Ecovias não quer investir dinheiro para tornar suas rodovias seguras para as bicicletas, mesmo que isso represente um discreto desrespeito às leis vigentes, já que as bicicletas não pagam pedágio.

Grato,

Willian Cruz

Protocolo da Manifestação

Prezado(a) Willian Cruz,
Agradecemos o seu contato e informamos que sua manifestação foi protocolada sob nº 132029 em 13/02/2009.

Sua manifestação será analisada e seu trâmite (ou andamento) poderá ser acompanhado pela internet no link abaixo:
http://www.ouvidoria.sp.gov.br/Acompanhamento.aspx

Atenciosamente,

Ouvidoria Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo – Artesp
Fone: 0800 7278377

A ARTESP Agência de Transporte do Estado de São Paulo é responsável pela fiscalização dos serviços prestados pelas concessionárias de rodovias e pelas empresas de transporte intermunicipal de passageiros. Os esclarecimentos a respeito desses serviços são deveres desta agência e um direito dos usuários.

Portanto, em resposta à solicitação, feita para esta Ouvidoria, a ARTESP esclarece que a Rodovia dos Imigrantes e a Via Anchieta estão sinalizadas com placas de regulamentação R-12 – Proibido Trânsito de Bicicletas. Portanto, nos trechos sinalizados com esta placa não é permitida a circulação de bicicletas por questões de segurança.

A base legal para esta proibição, por questões de segurança, é o próprio Código de Trânsito Brasileiro – CTB (Lei 9.503 de 23 de setembro de 1997). O código regulamenta a placa R-!2 e nos locais onde houver esta placa está proibido o tráfego de bicicletas.

Não existe a obrigação contratual para a concessionária viabilizar o tráfego de bicicletas de São Paulo para a baixada santista.

A Ouvidoria agradece o contato. Com a participação da sociedade a ARTESP terá, cada vez mais, a oportunidade de exercer o papel fiscalizador para melhorar os serviços prestados aos usuários.

Para conhecer mais sobre a ARTESP acesse http://www.artesp.sp.gov.br

Cordialmente,

Ouvidoria Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo – Artesp
0800 7278377

Certo, então o que vocês estão me dizendo é que, como não está explicitado no contrato que a Ecovias deve cumprir a Lei, ela não está obrigada a cumpri-la?

Relembrando: a lei está sendo desrespeitada com essa proibição, a não ser que se ofereça uma rota alternativa para a utilização de bicicletas. A concessionária não tem o direito de impedir o trânsito de bicicletas em todas as rodovias que ligam a capital à baixada santista, da mesma forma que não podem impedir o tráfego de caminhões, de ônibus, de carros, de motos ou de triciclos motorizados.

Não havendo uma estrada, rota ou caminho que as bicicletas possam utilizar, configura-se um desrespeito à lei vigente há mais de dez anos. Nenhum contrato pode dispensar uma empresa do cumprimento da lei.

No aguardo,

Willian Cruz

Não houve mais respostas.

A Artesp deveria defender os direitos dos cidadãos

Fica clara a estreita relação entre a Artesp e da Ecovias, contrariando o item III do Art. 2º da Lei Complementar nº 914, de 14 de janeiro de 2002, que instituiu a Artesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo), conforme abaixo.

Artigo 2º – A ARTESP obedecerá aos seguintes princípios:

(…)
II – eqüidade no tratamento dispensado aos usuários, às diversas entidades reguladas e demais instituições envolvidas na prestação ou regulação dos transportes, autorizados, permitidos ou concedidos;
III – imparcialidade, evidenciada pela independência de influências de setores públicos ou privados que possam macular a credibilidade dos procedimentos decisórios inerentes ao exercício das funções regulatórias;

Artigo 3º – Constituem objetivos fundamentais da ARTESP:
(…)
V – atender, por intermédio das entidades reguladas, as solicitações razoáveis de serviços essenciais à satisfação das necessidades dos usuários;
VI – promover a estabilidade nas relações entre poder concedente, entidades reguladas e usuários;

Artigo 4º – A ARTESP, no âmbito dos serviços compreendidos em suas finalidades, terá as seguintes atribuições:
(…)
XIII – dirimir, no âmbito técnico-administrativo, divergências entre concessionários, permissionários e autorizados, e entre esses agentes e usuários;
(…)
XVII – atuar na defesa e proteção dos direitos dos usuários e dos demais agentes afetados pelos serviços públicos de transporte sob seu controle, recebendo petições, representações, reclamações, e promovendo as devidas apurações;

Artigo 20 – O Ouvidor será nomeado pelo Governador do Estado, com mandato de 2 (dois) anos, permitida uma recondução, e terá remuneração idêntica à dos Diretores, competindo-lhe receber sugestões e averiguar as queixas dos usuários contra o funcionamento da própria ARTESP e a respeito dos serviços públicos de transporte.

Gostou da matéria? Doe um libre
e ajude nosso projeto a continuar!

83 comentários para A Ecovias é contra bicicletas

  • Irineu

    E o governador do estado? que eu saiba a Eco vias, não é proprietária da estrada é concessionária, portanto o proprietário é o estado de SP.
    A polícia também está subordinada ao governador, será que não estamos lutando como soldados em uma batalha, em que os verdadeiros chefes ficam assistindo a carnificina em casa, sem serem lembrados ou importunados?

    Thumb up 3 Thumb down 1

  • Francisco

    Meus cumprimentos mais sinceros a um dos brasileiros que teve a coragem e decência de mostrar os descumprimentos legais, e não cansar-se de respostas prontas, sempre rebatendo com solidez, clareza e coerência, diferente do tal órgão.

    Desde já me disponho a participar desta luta que é um direito nosso tomado discaradamente.

    Thumb up 4 Thumb down 1

  • Eduardo Nieri

    O que foi dito no comentario do Ricardo Pezati creio ser a melhor alternativa, a ecovias nao dispobiliza acesso a nós ciclistas por causa que nao teriam “lucro” e sim “prezuizos” com obras de melhorias e acessos para que pudessemos transitar, é uma questão financeira que reina, e uma grande falta de consideração com a população, fazer uma “avalanche” de processos contra a ecovias é, e sempre será o melhor meio de conseguirmos respeito dessa empresa e, mostrar que somos unidos e queremos nossos direitos! infelizmente so por meio de conversas “amigaveis” por e-mail ou telefone nao irão resolver… William Cruz, você que possui esse site, pode mover centenas e milhares de pessoas nesta luta em modelo processual, eu serei um que com certeza faria de tudo para valer esse meu e nosso direito!

    Thumb up 2 Thumb down 0

  • Alexandre Cruz

    Zero túneis. Vai na fé. Leve rango a mais, e água tbm.

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • marcos

    Valeu Alexandre,
    nos só vamos descer de bike,
    veja se entendi fazendo este caminho
    não pego o trecho de túnel, li vários relatos de
    de assaltos neste trecho o que você acha,
    e por ultimo fazendo este trecho não teremos problemas com a policia.

    Thumb up 0 Thumb down 1

  • Alexandre Cruz

    Olá Marcos. À partir do km 41 da Imigrantes, pegue a interligação e passe para o lado da contramão, sentido litoral. A primeira estrada que aparecer é a Manutenção. Segue o link do Strava.

    http://app.strava.com/activities/18173853

    Cuidado para não se perder. Ao descer fique de olho nos “portões”. Na subida procure por eles. O começo da estrada lá na Imigrantes é um pouco destruído, tem sarjeta mas não tem asfalto, parece que tá errado mas não. É ali mesmo.
    Abraços e bom pedal.

    Thumb up 1 Thumb down 0

  • marcos

    Bom dia, Lucas está semana fui até a estrada da manutenção
    e me disseram que ela está fechada, eu e um grupo estamos combinando
    de descer pois o que acompanho pela internet é que é proibido e vejo
    que outras pessoas como você conseguiram descer, por gentileza me indique como e se possível
    me transmita uma rota;abraço.

    Thumb up 1 Thumb down 0

  • Lucas

    Que sensação de impotência…

    Nesse último final de semana desci a estrada de manutenção com amigos. Agora entendi a rispidez com que fomos atendido por um posto da Ecovias. Na verdade agora entendo que dei SORTE de não terem bloqueado nossa descida…

    Parabéns pela iniciativa e tenha certeza de que se decidirem realizar um movimento para regularizarem nosso trajeto (vias apropriadas, com mais segurança) subo a serra nem que for com a bike nas costas!

    Abs!

    Ps: Não encontrei essa orientação, por favor confirmem se possível. Para andar em vias urbanas (ruas e avenidas) devemos seguir na mesma direção dos carros mas quando são estradas/rodovias temos que andar no sentido contrário dos veículos?

    Thumb up 2 Thumb down 0

  • Marcos

    Salve galera
    sou de Piracicaba interior de SP e também sou ciclista de fim de semana,amo pedalar e infelismente o sonho de descer a serra até a Praia Grande ou Santos nos é vedada pelas nossas “competentes” autoridades,diante disso a solução que me resta pra ver o mar indo de bike é andar muito mais indo até Caraguatatuba,trajeto que já fiz percorrendo 318km,estou enviando esse comentário em solidariedade aos meus amigos ciclistas que na maioria dos casos são cidadãos de bem e pacíficos que pagam seus impostos e tem seus direitos vedados,parabéns Willian pela luta.
    abraço a todos os que se sentem oprimidos pela nossa burrocracia e quem sabe um dia a gente desça de bike pela Imigrantes ou Anchieta.

    Thumb up 2 Thumb down 0

  • Alexandre Cruz

    Roberto. Ciclista não têm que brigar pela construção de nada. Já que você gosta de citar leis saiba que a conrução de ciclovias é obrigatória por lei também. O direito de ir e vir também. Se não der para usar uma das faixas o acostamento serve. Mas, infelizmente, até os acostamentos são usados para escoar a quantidade absurda de carros que o seu ex-presidente se vangloria tanto de que o país produz.
    Eu fui atropelado por um motorista idiota, no acostamento da Imigrantes enquanto treinava. Ele, bêbado e de chinelos, só estava tirando um racha com outro colega, pelo acostamento…

    Ao invés de c@gar regras, use o bom senso. Ninguém vai morrer por isso, nem você vai chegar mais tarde em lugar algum se for de carro. O governo já faz isso por você, te ∂á o direito de comprar, facilita, mas você não tem onde andar. Está tudo parado, engarrafado…

    E em tempo, carros e bicicletas convivem sim em diversos lugares do mundo. Mas você precisa ampliar seus horizontes para enxergar isso.

    Comentário bem votado! Thumb up 7 Thumb down 0

    • Euclides

      Valeu Alexandre. Infelizmente por existir pessoas tão mal informadas e sem nenhum bom senso, seremos sempre o país campeão de mortes no transito. Já morei em alhuns paises da Europa e sempre tive bicicletas em todos eles. Nunca tive problema algum em dividir o mesmo espaço com outros veiculos. Talvez porque lá as leis existam e há punição para quem não as respeite.

      Thumb up 3 Thumb down 0

  • Roberto

    [Comentário oculto devido a baixa votação. Clique para ler.]

    Esse comentário não tem feito muito sucesso. Thumb up 0 Thumb down 9

    • Willian Cruz

      Roberto, segundo as leis a bicicleta tem direito de usar o acostamento, tema tratado nessa matéria. Mas, transportando o assunto para as vias urbanas, perceba que o mesmo CTB diz que a velocidade não é válida na faixa da direita:

      Art. 219. Transitar com o veículo em velocidade inferior à metade da velocidade máxima estabelecida para a via, retardando ou obstruindo o trânsito, a menos que as condições de tráfego e meteorológicas não o permitam, salvo se estiver na faixa da direita.

      E onde há apenas uma faixa, essa é a da direita. Veja mais sobre o que o Código de Trânsito diz sobre bicicletas e ciclistas.

      Esse é um engano muito comum. O que não podemos é propagá-lo como verdade.

      Sobre carros e bicicletas conviverem na mesma pista, isso acontece sim. A França é um exemplo disso, veja neste vídeo.

      Concordo com você que onde há uma diferença de velocidade muito grande, é necessário haver estrutura segregada. Só discordo que isso seja necessário em todas as vias e discordo mais ainda que devamos esperar isso acontecer para podermos usar a bicicleta. Veja a opinião do Vá de Bike sobre a necessidade de ciclovias.

      Comentário bem votado! Thumb up 6 Thumb down 0

    • Souza

      tsc tsc.. não se atenha a interpretar artigos soltos e fora de contexto, leia o código com calma, interpretando corretamente e observando o assunto tratado em cada seção e talvez, só talvez, você consiga ver a asneira que você escreveu!!

      Thumb up 2 Thumb down 0

  • Wilson Roberto

    Quando é que vamos ter uma nova cicloviagem ?

    Isso precisa ser mais divulgado !

    Assim um maior número de interessados podem participar, e com isso forçar as autoridades à fazerem alguma coisa !

    ESTAMOS EM ÉPOCA DE ELEIÇÕES !!

    É O MOMENTO CERTO DE REINVIDICARMOS, ELES PROMETEREM, E NO FUTURO BEM PRÓXIMO DE COBRARMOS AS PROMESSAS !

    Thumb up 1 Thumb down 0

  • clever

    po galera to afim de descer pro litoral agora neste fim de semana de bike ,alquem sabe se o problema persiste ou melhor pegar um otro trexo para ir tranquiloaguardo respostas

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • carlos

    o jeito é a galera se unir, centenas descendo eu quero ver alguém impedir mas tem que ser de surpresa pra eles não terem tempo de chamar a policia.

    Thumb up 3 Thumb down 0

  • Euclides

    Acredito que se pagar o pedagio eles deixariam voce e todos que queiram usar as Rodovias Anchieta ou Imigrantes, de bicicleta de carroça de carro de boi ou até mesmo de Velotrol. Muita lei e pouca justiça. É um abuso dessa Concessionária que ainda usa o nome de ECOvias.

    Thumb up 1 Thumb down 0

  • Dartel Lima

    olá,
    sou do Paraná e temos interesse em aglutinar no proximo grupo que descerá pela Rota maria Prado. Há data para isto?
    aguardo
    abç

    Thumb up 1 Thumb down 0

    • Willian Cruz

      Dartel, as descidas ditas oficiais ocorrem uma vez ao ano, sempre no mês de dezembro. A próxima, portanto, será só no final do ano. Mas sempre há grupos descendo a rota, quase todos os finais de semana, apesar da proibição, contornando-a clandestinamente. Sugiro comentar na página do Vá de Bike no Facebook, para tentar combinar com outros ciclistas uma descida nesses moldes: http://facebook.com/VaDeBike

      Thumb up 0 Thumb down 0

  • Luciano

    É proibido porque não pagamos pedágio

    Se pagarmos a taxa de pedágio te garanto que até criança poderá circular livremente nas pistas do meio da ECOVIA, bando de ladrão, só querem mesmo é liberar os que pagam o pedágio para circular na rodovia deles

    Tenho uma bike chooper com motor e vou rodar na rodovia castelo branco por 230km, como é a motor vale apena curtir essa aventura

    Thumb up 2 Thumb down 0

  • jairo

    Por falar em direitos e deveres , houve um atropelamento de ciclistas na BR 460 na saída de Lambari MG sentido Aparecida SP.tendo cinco graves e um fatal , se não fosse trágico seria irônico o DPVAT parece-me que paga por vítima fatal apenas R$12.000,00 ou seja a vida é mais barata que uma bike de boa marca ? Quem quiser ver a reportagem ( EPTV SUL DE MINAS ) 17-12-11 O nome da vítima fatal é Armando e não Arnaldo como fala na reportagem .

    Thumb up 3 Thumb down 0

  • Bruno Vicente Onezio

    Ano novo, lutas novas e manifestações novas.

    Já transitei por Castelo Branco, Bandeirantes, Régis Bitencout, Fernão Diaz, Rodoanel e uma parte da imigrantes Té a interligação. Em alguns desses passeios tive ajuda de carros de apoio e outros com pelotão grande de atletas.

    Sem nenhum aviso fomos para a estrada. O que acha de organizarmos uma descida de surpresa ao litoral?

    Thumb up 1 Thumb down 0

  • Marcelo Long

    Parabens ai cara..muito bom post, e não desista ..pois sei como são essas lutas incansaveis para conseguirmso exigir nossos direitos . Tenho um grupo de patinação aqui na Baixada Santista e vivo lutando para conseguir espaço para nossos patinadores e ja descemos a imigrantes ai sem problemas algum…Um grande abraço e parabens ai pela sua luta e dedicação ao esporte…conte conosco no que precisar tambem..pois nossos esportes andam em paralelo.

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • Fabricio Macedo

    Compartilho da frustração de tentar fazer as coisas direito e não conseguir retorno dos órgãos públicos.

    O grupo de pedal ao qual pertenço (Pedal ZN) da zona norte de São Paulo, tentou fazer a descida para Santos pela Manutenção. Temos vários advogados no grupo e solicitamos todas as autorizações, conseguimos a autorização do Parque Serra do Mar, tudo bonitinho.

    A Ecovias utilizou os mesmos argumentos da matéria “Não é seguro”, enviamos ofício para a Artesp, que considerou o passeio como “Evento” e disse não ser permitido o tráfego de bicicletas na rodovia por não ser seguro, bla, bla, bla.

    Até quando eles vão usar os mesmos argumentos que contrariam toda legislação existente sobre o assunto?

    Thumb up 1 Thumb down 1

  • hary

    artigo incrível, parabéns!

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • tercio

    acho um absurdo a atitude da ecovias. e estou indignado por não existir retorno na subida da serra. e nem posto de gasolina. fora a incompetencia do acidente que deixaram acontecer por causa da neblina 270 veiculos envolvidos e pior uma morte. é lamentável e o pedágio? esse é bem cobrado r$ 20,10 o mais caro do brasil ou quem sabe… do mundo.

    Thumb up 3 Thumb down 1

  • Carlos Henrique

    Marcelo,há duas opções pra se chegar em SJC,ou pela Rodovia Presisente Dutra ou Airton Senna,que prossegue como Rodovia Carvalho Pinto.

    Thumb up 1 Thumb down 1

  • Marcelo

    Olá pessoal,tudo bem!!!

    Alguém pode me dar uma dica, preciso ir de São Paulo até São José dos Campos, de bicicleta.
    Qual é o melhor caminho?
    Meu e-mail é marcelopinheirocosta@yahoo.com.br

    Atenciosamente,

    Marcelo.

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • Rafael Dias

    Neste feriado eu passei pelas praças de pedágio de Itaquá e Guararema da Ayrton Senna/Carvalho Pinto.

    Posso dizer uma coisa? Está uma merda!
    Em Itaquá deixaram um espaço de 50cm para passagem de bicicletas. O Cara passa colado a uma muretinha que o separa da pista do Sem Parar e no final é obrigado a levantar a bike e pedir pelo amor de Deus para que ninguém o atropele enquanto não alcança a área com acostamento. A algumas semanas atrás sacaram o acostamento logo após o pedágio. Ele somente recomeça depois de uns 500 metros, até aí, vc tem que dividir espaço com os veículos em alta velocidade que usam o Sem Parar.

    Em Guararema é pior. Retiraram o acostamento em uma faixa de +/- 1,5km da praça de pedágio. Novamente o ciclista divide o espaço com o pessoal do Sem Parar.
    Ao tentar cruzar a praça de pedágio, o ciclista é obrigado a levantar a bike, pular uma mureta e retornar à pista depois da praça. Muito ruim… Depois da praça, o acostamento somente retorna na região da Casa de Apoio ao Usuário.

    Thumb up 1 Thumb down 1

  • Rafael Guarda

    Deveríamos organizar um abaixo assinado monstro e protocolar na Assembléia para que possamos garantir nossos direitos.

    Thumb up 2 Thumb down 0

  • Soca á bota!!!

    Uma concessionária que é cheio de ecologia, verde e meio ambiente, contra as bicicletas, ECOVIAS é pura hipocrisia, é o ato de fingir ter crenças, virtudes, idéias e sentimentos que a pessoa na verdade não possui. A palavra deriva do latim hypocrisis e do grego hupokrisis ambos significando a representação de um ator, atuação, fingimento (no sentido artístico). Essa palavra passou, mais tarde, a designar moralmente pessoas que representam, que fingem comportamentos. ou melhor ECOVIAS.

    Comentário bem votado! Thumb up 5 Thumb down 1

  • William Storch Junior

    Olá ! É simplesmente ultrajante a forma como a Ecovias e Artesp responderam às inúmeras consultas do colega William Cruz ! Como ciclista parabenizo me solidarizo com o Willian e me coloco à disposição para esta causa , pois também quero me deslocar de São Paulo-SP até a baixada santista com minha bicicleta e tenho o direito de ter esta opção !

    Thumb up 1 Thumb down 0

  • Téo Marcus

    Olá. Se ainda houver interesse, gostaria de ajudar e participar da ação judicial. Acredito que devemos mobilizar os ciclistas de SP a participar e mover a ação para garantir nossos direitos!

    Thumb up 2 Thumb down 1

  • Keny Schmeling

    Trabalho em um escritório de advocacia e vou tentar me informar como podemos conseguir uma liminar autorizando a nossa circulação nas estradas.

    Thumb up 2 Thumb down 0

  • Fabricio Macedo

    É possível o envio de denúncias ao ministério público através de e-mail, podemos fazer denúncias em grupo ou simplesmente uma avalanche de emails para o MP. É só elaborar um modelo da carta e pedir para cada um que se sentiu indignado ou a massa crítica enviar um email com a mesma mensagem.

    De acordo com o site do Ministério Público de São Paulo, para encaminhamento de denúncias, é importante mencionar:

    – Nome, qualificação e endereço do denunciante e do responsável pelo fato, se for conhecido (caso não queira se identificar, também é possível enviar a denúncia de forma anônima, mas isso dificulta o acompanhamento do caso);
    – Descrição do fato a ser investigado;
    – Indicação de eventuais provas ou evidências.
    Denúncias por e-mail podem ser encaminhadas para o endereço:comunicacao@mp.sp.gov.br
    Ou pessoalmente e por carta para a sede do Ministério Público de São Paulo:
    Rua Riachuelo, 115 – Centro – São Paulo / SP – Brasil CEP: 01007-904 – Tel: 3119 9000

    Thumb up 2 Thumb down 0

  • Gustavo Angimahtz

    Simplesente fantástico! Parabéns, Willian!

    Thumb up 1 Thumb down 1

  • Rogerio Motta

    Neste domingo dia 03 de julho , reuni um grupo pelo facebook de 30 ciclistas para descer a manutenção até santos , mas depois do rancho da pamonha fomos barrados pela policia rodoviária , e o sargento queria um absurdo que era atravessar os 30 ciclistas no meio do transito pesado da subida da imigrantes para passarmos para o lado da pista da descida , que teria outro acesso a estrada de manutenção , por fim outro policial falou da ponte de retorno que era a 4 km dali e fomos até ela com escolta até a entrada da manutenção do outro lado, pedalamos mais 8 km , perdemos mais de 1 hora conversando e pelo menos conseguimos fazer o trajeto , mas esta cada vez mais difícil pedalar em estradas , por falta de estrutura para quem não paga pedágio , acho que isso que faz a diferença , talvez se fosse cobrado para as bikes o tratamento seria diferente .

    Thumb up 1 Thumb down 1

  • José Oliveira

    Olá, nem possuo bike mas me interessei pelo assunto.Se alguém tenta me impor algo, eu retribuo na mesma moeda ou seja, a ECOVIAS não quer ciclistas nas rodovias e vai usar todos os argumentos possíveis para conseguir seu objetivo. Não adianta recorrer a Ouvidoria ou MP pois existe aqui uma lide a ser resolvida e somente o Poder Judiciário vai resolver esta questão.Ora estamos falando de direitos fundamentais garantidos na Carta Magna.
    Portanto concordo plenamente com a sugestão de ação judicial. Não é tão difícil.Não sai tão caro e acho que vale a pena. Não pela viajem em si mas sim pela plena defesa de direitos.
    “Se quiserem comprar esta briga eu estou dentro…(posso até comprar uma bike”

    Comentário bem votado! Thumb up 5 Thumb down 1

  • Walter

    Alguem sabe se a mogi-bertioga é proibida para bicicleta ????

    Thumb up 1 Thumb down 0

    • Sergio VICENTE

      A Mogi-Bertioga q eu saiba não tem qq proibição para nós ciclistas trafegarmos por ela. Não possui acostamento na maior parte da descida mas dá para fz na boa, só ter cuidado. O trânsito não é tão pesado assim. Já fiz 1 vez e tô a fim de logo descer de novo. É o único caminho q temos sem grandes barreiras para chegar à Baixada Santista.

      Lamentável essa posição da Ecovias de dificultar para os ciclistas o uso das rodovias que ela “pensa” que ser dona. Cercear o direito de ir e vir do cidadão.

      Thumb up 2 Thumb down 0

      • Rogerio Motta

        Fizemos esse trajeto mogi-bertioga-santos , e na descida fomos barrados pela policia justamente por não ter acostamento , foi um grupo de 45 ciclistas , foi tenso , até que o policial resolveu fazer escolta e parar o transito na parte sem acostamento , ai sim foi bacana pois podemos descer sem freio e sem olhar para traz se preocupando com os carros , mas perdemos mais de uma hora negociando.

        Thumb up 1 Thumb down 1

  • Tiago Freire

    Desse mato não sai cachorro, William. Pra essa situaão mudar, você vai ter que encontrar algum ‘pistolão’. Ou seja, veja se tem algum advogado que participe da ‘Massa Crítica’ ou goste de ciclismo, que esteja disposto a se engajar pro bono, ou ainda tente uma aproximação no Ministério Público.

    Comigo aconteceu uma situação relacionada ao Código De Defesa do Consumidor: um notebook que eu comprei deu defeito ainda em garantia, e a empresa demorou mais de um mês pra consertar. Exerci o CDC e pedi meu dinheiro de volta. Ficaram me enrolando por mais de 15 dias, até dizerem que levaria 3 meses pra me devolverem o dinheiro. Eu montei num porco disse que isso contrariava o CDC, que dá ao consumidor o direito de devolução imediata do dinheiro.

    Fiz uma reclamação no Ministério Público e veja só, abriram uma investigação que ainda está em andamento.

    A Empresa depois retrocedeu do prazo de 3 meses, mas me ofereceu uma máquina nova com renovação de garantia, e eu acabei aceitando por necessidade de trabalho.

    Mas o caso é ver se encontra algum QI (Quem Indica – vulgo pistolão) pra encontrar alguem empático com a causa, ou pelo menos saber descrever o problema de forma objetiva, clara e respeitosa. No segundo quesito vejo que você tem desenvoltura, o primeiro é o que você pode precisar para encontrar ouvidos receptivos.

    É por causa destes ‘ouvidos surdos’ que eu sou contra a estabilidade no serviço público. Existem servidores que fazem seu trabalho com competência, mas tem muitos que por conta da estabilidade se ‘jogam nas cordas’ e só fazem o que estão afim, quando estão afim. Mas isso é outro assunto…

    Abraços e boa sorte!

    Thumb up 1 Thumb down 0

  • Jhow

    Willian,

    Parabéns pela sua insistente discussão com a ECO?vias.

    Não rola de lançarmos um abaixo assinado contra ECO?vias? E ao atingirmos 500.000 assinaturas, entrar com uma ação contra eles junto ao MP.

    E que tal replicarmos o teu e-mail. Cada ciclista que se sensibilizar pela causa assinar e enviar o e-mail para a ouvidoria da ARTESP e ECO?vias. Vence-los pelo cansaço.

    Conte comigo.

    Abraço,
    Jhow

    Thumb up 2 Thumb down 1

  • Orivaldo Guimarães de Paula Filho

    Parabéns, é assim que temos que agir com esses usurpadores dos direitos dos cidadãos, vá em frente e se houver qualquer situação em que seja necessário minha assinatura, pode contar comigo.
    Não sou ciclista, apenas sei conduzir muito mal, mas sou pedestre e como não tenho automóvel ou motocicleta e nem mesmo CNH, enfrento dificuldades mil nas ruas das cidades (todas as cidades são projetadas para veículos automotores) e entendo bem o motivo desse protesto.
    Apenas uma ressalva, nós pedestres somos importunados constantemente por ciclistas (principalmente entregadores) que insistem em trafegar pelas calçadas, na contramão e não respeitam a sinalização de trânsito, nesse sentido, além da perseguição dos veículos automotores ainda sofremos com esses ciclistas irresponsáveis.

    Thumb up 2 Thumb down 0

  • Danilo

    Parabéns, cara, mandou bem! Realmente não dá pra entender. Nós temso DIREITO de andar no acostamento, se a estrada não é segura, é DEVER da ecovias deixá-la segura. É pra isso que são remunerados com o pedágio, que aliás, tá bem salgado.

    Thumb up 2 Thumb down 0

  • Vado Gonçalves

    Grande Willian, eu consegui uma liberação para chegar ate Santos, atraves da Policia Rodoviária, mas deu muita canseira tambem. e depois de quase 30 dias, recebi a dita autorização para fazer p ercurso eu e um grande amigo (já falecido), quando chegamos no promeiro posto da policia rodoviaria, tinha uma viatura da Ecovias, que nos acompanhou até o final da Imigrantes, onde termina o trecho sob a jurisdição da Ecovias.

    Comentário bem votado! Thumb up 4 Thumb down 0

  • Cesáurio

    Gente bestúpida essa da Ecovias (Ecovias? Devia se chamar ECAVIAS!!) Gente retrógrada! O balanço energético da bicicletas é o melhor do mundo!

    Thumb up 3 Thumb down 1

  • David

    Grande William

    A sua atitude foi fantastica.
    A possibilidade de fortalecer o cicloturismo na baixada Santista
    deve contar com a participação daqueles que serão beneficiados.
    Se voce estiver pensando em fazer alguma manifestação pacifica conta com a gente que subiremos a serra pela causa.

    Thumb up 2 Thumb down 0

  • Alexandre Cruz

    Em 12 de dezembro de 2010 enquanto treinava na rodovia dos Imigrantes, fui atropelado no acostamento, na altura do km 37 sentido São Paulo.

    O cidadão, um senhor de 50 e poucos anos trafegava em alta velocidade no acostamento, já que durante a Operação Subida o acostamento é liberado pela Ecovias.

    Na hora ele, que desceu do carro ainda usando chinelos de dedo, ficou preocupado, pediu desculpas e disse que arcaria com quaisquer prejuízos. Pedi que fôssemos à Polícia Rodoviária fazer o boletim de ocorrência. Lá ele mudou de postura, disse que a lei lhe proteje e que eu não deveria estar lá com a minha bicicleta.

    Acho absurdo a proibicão de bicicletas na estrada, acho mais absurdo ainda a liberação do acostamento!

    Estamos sendo cerceados do nosso direito de ir e vir!

    O que precisamos é de menos carros e não de tentativas desumanas de fazê-los caberem nas estradas e nas ruas da nossa cidade.

    Comentário bem votado! Thumb up 7 Thumb down 0

    • sinval pereira (sinval-df)

      Se bem entendi ela também legisla; pois o código brasileiro diz “É proibido trânsitar no acostamento”. e que bicicleta é “veiculo” e que estrada é para trânsito de veiculos, e ela (Eco Vias), e pior é que rodovias são pribidas para trânsito de animais então em qual grupo o ciclista está?
      Deve haver uma grande massa de ações judiciais e ministério público…

      Thumb up 0 Thumb down 0

  • Rafael Dias

    Olá Willian,

    é muito bom saber que há cidadãos como você lutando pelos seus direitos, e conseqüentemente pelos de todos.

    Em relação à Ecovias, ela não está nem aí com a população. Ela encara a concessão somente como uma forma de acumular dinheiro. Tudo comercio.

    Frequentemente utilizo a Rod Ayrton Senna para me deslocar para o trabalho. Assim que a Ecopistas recebeu a concessão desta rodovia, ela começou a intervir no fluxo de veículos não motorizados. A primeira intervenção, assim que assumiu a concessão, foi a criação de um guichê no pedágio de Itaquaquecetuba, eliminando o acostamento e deixando os ciclistas (e todo o resto) à Deus dará. Depois de muita reclamação colocaram um acesso de um metro passando pelo pedágio.
    No começo do ano fui surpreendido com a eliminação do acostamento na altura do aeroporto.

    Agora não me surpreenderei quando a polícia rodoviária proibir a utilização da rodovia para trafego de não motorizados.

    Thumb up 1 Thumb down 0

  • Mauricio Sousa

    Cara, vc vai pro céu….

    Comentário bem votado! Thumb up 5 Thumb down 0

  • Marcus Lins

    Já tentou acionar o Ministério Público?

    Thumb up 3 Thumb down 0

  • Arthur

    Nossa William,
    Que canseira que eles deram. Está cada vez mais claro que a Artesp está agindo conforme os interesses da Ecovias, isso é muito sério e o ministério Público deveria intervir nesse caso.

    Você já articulou uma comunicação em massa com a Ecovias e Artesp entre os ciclistas?
    O jurídico do CicloBR já está atuando? Seria legal algum direcionamento jurídico para entrarmos com milhares de ações, como disse o Ricardo, acima.

    Abs, e parabéns pela insistência.

    Comentário bem votado! Thumb up 5 Thumb down 0

  • matheus paiva

    Ei, cara, preciso te dar um abraço. Que lavada linda! Pena que ainda nao levou a nada, mas levará. Até.

    Comentário bem votado! Thumb up 5 Thumb down 0

  • Ricardo Pezati

    Já pensou em entrar com um processo judicial contra a ecovias?
    Poderiamos entrar com uma centena de milhares de processos. Um para cada ciclista e dar um trabalho tão grande e caron a eles que ficaria muito mais barato liberar o uso da via aos ciclistas…

    Comentário bem votado! Thumb up 10 Thumb down 0

Enviar resposta

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>