Lei de 1990 que previa criação da Ciclofaixa de Lazer de São Paulo citava também os sábados. Outra Lei, de 1995, fazia referência a todos os feriados. Foto: Carlos Aranha

Ciclofaixa de Lazer poderá ser usada em dias da semana em SP

Mas será que a ciclofaixa, com seu traçado projetado para o lazer, será realmente útil e adequada para a mobilidade? Dará certo? Veja os comentários e opine.

Ciclofaixa de Lazer hoje: só domingo - Foto: Carlos Aranha (@carlosaranha)

Fomos surpreendidos novamente. Ontem à noite saiu no Último Segundo matéria informando que a prefeitura pretende liberar a Ciclofaixa de Lazer para ser utilizada um dia da semana por mês. O objetivo, segundo Kassab, é que “o paulistano comece a conviver com a ideia de ter uma ciclovia na cidade mais ampliada”.

“A prefeitura está analisando qual é o melhor dia para realizar essa operação, mas já decidiu que isso é necessário para melhorar a convivência de ciclistas e motoristas, com o intuito de tornar a bicicleta mais um meio de transporte para quem mora em São Paulo. O uso da ciclofaixa durante um dia da semana deve acontecer nos próximos meses.”

Texto da matéria do Último Segundo

Pelo texto acima, entende-se que isso já está decidido. Vão fazer.

Receio

Os ciclistas estão divididos quanto à notícia. Enquanto alguns comemoram, outros estão apreensivos. Afinal, a Ciclofaixa tem seu traçado e projeto voltados ao lazer, não à mobilidade. Será que uma ciclofaixa ligando parques e na faixa da esquerda é a melhor opção para mobilidade?

No Facebook, André Pasqualini diz que prefere que a prefeitura não coloque isso em prática. “A Ciclofaixa de Lazer é de lazer, não de transporte. O público é diferente, objetivos diferentes”. Para ele, é melhor continuar investindo nas ciclo-rotas. Gustavo Figueiredo tme que a iniciativa gere inimizade com os motoristas.

No Twitter, Vanessa Tordino lembra que em Nova Iorque as ciclofaixas (bikelanes) também ficam na faixa da esquerda e acredita que vale fazer um teste. Para o pessoal do site Eu Vou de Bike, “seria um bom começo para inserir ciclistas de fim de semana na rotina da cidade durante a semana”, ainda mais considerando que ela passa por algumas regiões com muitos escritórios.

Como a ciclofaixa foi pensada para ligar parques e não para atender à demanda de mobilidade, muitos ciclistas temem que ele não seja utilizada o suficiente nesse dia e acabe gerando efeito inverso ao que se pretende, dando argumentos a quem ainda pensa que não adianta priorizar a bicicleta em São Paulo, porque ninguém usa mesmo.

Afinal, no final de semana as pessoas vão até a ciclofaixa pois a têm como destino, mas para deslocamentos convencionais só a utilizarão se ela fizer parte de sua rota. Os ciclistas não desviarão sua rota em quilômetros apenas para circular pela ciclofaixa. Eles estão indo ao trabalho, não passeando.

E você, o que pensa sobre isso? Deixe seu comentário.

33 comentários em “Ciclofaixa de Lazer poderá ser usada em dias da semana em SP

  1. Acho que vamos ter que fazer massa crítica nos primeiros dias dessa ciclofaixa pra ninguém ser atropelado.

    Vou confessar que nos meus tempos que motorista dependente de carro (que acabaram em 2003) eu ficaria muito, mas muito bravo em ver uma pista liberada bem no rush.

    Tiago, talvez valha fazer uns flyers explicando para os motoristas que a via a mais é ilusão, inclusive que se todas as bicicletas nela fossem convertidas em carros, provavelmente ocupariam a faixa toda (e parados).

    Precisamos de um professor de matemática 🙂

    Thumb up 1 Thumb down 0

  2. é verdade, Claudio. Não é preciso haver estreitamento de pista para haver engarrafamento. Basta lembrar que os pontos de entrada e de saída da via não mudam, e o resultado em fluxo é basicamente o mesmo. Esse conceito bastante simples não costuma estar na mente dos nossos planejadores urbanos, que adoram alargar avenidas ou colocar cinco faixas onde haviam quatro, para ‘desafogar o trânsito’…
    O que acontece é muito mais um efeito psicológico na mente de quem está dentro de um carro e não quer saber de problemas de fluxo. Quando essa gente enxerga uma pista ‘vazia’ o instinto de ocupá-la imediatamente, ainda que para andar uns poucos metros, parece muito forte.
    Eu temo pela nossa segurança numa situação assim e também temo pelo sucesso a longo prazo da iniciativa! Mas não deixo de estar otimista.

    Thumb up 1 Thumb down 0

  3. Eu acho que só vou pegar um pequeno pedaço no caminho casa-trabalho, o pedaço novo que vai pegar a Berrini, mesmo assim, acho que vale experimentar.

    O que não podemos fazer é experimentar e nunca mais pensar em nada parecido se não funcionar. Encontrar a solução envolve tentativa e erro.

    Eu gostaria muito de testar a tese de que remover uma pista de uma rua engarrafada que possui três (como a Berrini) não afeta em nada o trânsito na prática.

    Eu passo lá de bike e fico assustado com o tempo que os carros ficam parados sem se mover nenhum metro fazendo a terceira (ou quarta, ou quinta) pistas parecerem apenas um estacionamento.

    Vamos ver.

    Thumb up 1 Thumb down 0

  4. Bem lembrado pelo Tiago “Há sinais de que alguém na Prefeitura fez viagens internacionais e aprendeu alguma coisa”. Até a mais famosa cidade do país mais carrocrata do mundo implantou várias “bike lanes”.

    Contudo, no nosso caso aqui, há, de início, um problema conceitual. A “Ciclofaixa de Lazer” não é propriamente “ciclofaixa”, mas sim uma “ciclovia temporária”, visto que tem toda aquela estrutura de cones enfileirados e os supervisores com bandeiras de parada orientando nos cruzamentos. Faz sentido porque é de lazer, permite um programa-família. Inegável que seja um embrião da desejada convivência dos modais. Porém, se não tivesse essa segregação de pista, seria um risco até para ciclistas experientes, pois motoristas não iam se poupar de manobras arriscadas em ultrapassagens. No stress dos dias de semana, uma faixa de rolamento inteira talvez não seja algo fácil de absorver.

    A iniciativa é ótima e riscos sempre existirão. Acho fundamental uma campanha maciça de educação no trânsito, de deixar bem claro que o ciclista pode estar lá naquela faixa.

    Por último, quanto aos itinerários, o corredor da Berrini e Roberto Marinho é muito bem-vindo em se tratando de locomoção para o trabalho, já que é uma região saturada de escritórios e plana. Conheço gente que declarou espontaneamente a vontade de trocar o carro pela bike num trajeto que utiliza estas vias. Só não o faz pela falta de segurança no trânsito.

    Thumb up 1 Thumb down 0

  5. GOSTARIA DE FAZER UMA SUGESTÃO/PROPÓSTA AO VÁ DE BIKE!!!!
    – Não podemos perder esta oportunidade de mostrar que há demanda quando há vontade política em relação ao transito de bicicletas na cidade, desta forma acho, que msm esta ciclo faixa não atendendo o trajeto da grande maioria das pessoas e sendo uma ciclo faixa delimitada e pensada pro lazer, deveríamos nos esforçar para ocupar ela neste dia do mes que ela funcionará durante a semana msmo que ela não faça parte do nosso trajéto para o trabalho ou para casa. Funcionaria como uma bicicletada, mas sem horário de encontro e de partida, apenas com todos os ciclistas se comprometendo a no horário livre ( almoço, antes do trabalho, depois do trabalho etc ) passar por todo o circuito da ciclo faixa, desta forma teríamos um transito intenso de bikes neste único dia do mês, não seria um grande esforço absurdo a mais pra ninguém, já que estamos falando de apenas um único dia do mês de desvio no trajeto. Isso provavelmente surpreenderia bastante as autoridades e talvez ajude a ter maior repercussão na mídia enfim…msm não sendo o ideal, devemos saber aproveitar esta oportunidade pra progredir e não entender essa notícia como algo que pode nos prejudicar devido as circunstancias ( localização da faixa que nao atende as necessidades de locomoção dos ciclista ), só sairemos prejudicados se não nos mexermos, devemos saber transformar algo que poderia ser uma fraqueza em força!
    Esta pseudo bicicletada mensal a qual proponho pra que realmente seja eficiente e nos traga resultados positivos, se for levada adiante, tem que ser divulgada não apenas pelo Vá de Bike, mas pelos principais blogs e sites relacionados a bike, alem de divulgação no Facebook e no Orkut e onde mais for possível para que todos possam contribuir por nossa causa… ;]
    Acho uma boa idéia, ficaria feliz de ver ela na prática, mas precisaria da ajuda de vcs, que possuem um veículo de comunicação que atinge boa parte dos ciclistas mais conscientes da cidade!

    Comentário bem votado! Thumb up 7 Thumb down 1

    1. Eu planejo fazer algo nesse sentido. Meu trabalho fica perto da faixa, e se ela estiver funcionando vou passar por ela para usufruir, mesmo que tenha que andar um tanto a mais.

      Thumb up 2 Thumb down 0

    2. Ótima idéia!!!

      Eu apoio a inciativa desde que a prefeitura não faça a ciclofaixa funcionar num horário de corno… 7 as 14 é ridículo, parece horário de funcionamento do metrô de brinquedo, ops, linha 4… Se a ciclofaixa funcionar até o final da tarde/começo da noite, eu tô dentro!

      Thumb up 1 Thumb down 0

  6. Eu acho uma ótima ideia. Aumenta a visibilidade dos ciclistas na cidade e cria uma opção ´mais segura´ para os ciclistas novatos usarem a bike para ir ao trabalho. Ela vai dar acesso a algumas áreas comerciais e de escritórios como a Juscelino, a Faria Lima… eu com certeza vou usá-la! Claro que isso não exclui as Ciclo Rotas, quanto mais opções melhor.

    Thumb up 1 Thumb down 0

  7. Os motorista vão ficar irritados? vão! Mas acho super válida essa inciativa.
    Queremos que os motoristas nos respeitem, que nos enxerguem, que se conscientizem que bicicleta também é um meio de transporte, então a ciclofaixa de dia de semana já é um começo, será que vai ter movimento, será que não? Tem que testar pra ver! Se não, não saberemos… Se não der certo, ok! Mas pelo menos estão tentando melhorar são paulo de alguma forma. E se der certo! Maravilha! a ciclofaixa pode ser transformada numa ciclovia de verdade mais pra frente, quem sabe? espaços definidos, melhor sinalização e a tão sonhada convivência ciclista E motorista. É isso que todo ciclista em sampa quer não é?

    é uma tentativa! vamos apoiar e fazer com que dê certo! 😉

    #vamosdebike

    Thumb up 1 Thumb down 0

  8. Acredito que o importante é sempre vermos essa “onda” invadindo as ruas. Não tenho dados para compilar a eficiência das ciclofaixas sendo utilizadas, mas bicis na rua, e cada vez em maior número começaremos sim nos acostumarmos com essa nova era.

    Thumb up 1 Thumb down 0

  9. Acredito que poucas pessoas vão utilizar e irá gerar muita reclamação, outra questão que levantaria, acho os moldes da ciclofaixa fora do padrão, pelo menos nas cidades que vejo ciclofaixas ou ciclovias o espaço utilizado é menor. Parar 2 faixas de rolamento na rua alvarenga por exemplo vai dar muita reclamação. Uma ciclofaixa geralmente tem entre 1 e 1,20 m mais o espaço de segurança, totalizando uns 1,70 +/-, o que seria metade de uma faixa de carro aproximadamente. Sendo montada dessa forma acredito que geraria menos “revolta” por parte dos motoristas.

    []s

    Thumb up 1 Thumb down 0

  10. Acho a iniciativa ótima, mas tenho medo de ser um tiro no próprio pé. Quem já pedalou na ciclofaixa no domingo já viu que, muitas vezes, o trânsito para os motoristas fica bem complicado. Imagina o furduncio que vai ser os retornos das avenidas fechados bem no meio da semana?
    Sei que a tendência é a gente pensar que “eles merecem”, mas acredito que nem sempre bater de frente seja uma boa idéia. Imagina a quantidade de inimigos que a gente vai arrumar quando aparecer a seguinte manchete no G1: “Ciclofaixa complica trânsito na região do Ibirapuera”.
    De uma forma ou de outra, acho a iniciativa extremamente positiva e acredito que vale a pena porque simboliza uma mudança de postura.

    Thumb up 3 Thumb down 0

  11. Claro que é uma otima noticia, faz anos, decadas que esperamos essa inserção das bicicletas nas ruas. Ter esse convivio mais frequente mesmo que seja na “faixa de lazer” será muito gratificante, até mesmo porque só sai as ruas quem acredita nisso.
    É motivo pra comemorar e nao ficarmos pessimistas.
    Um passo de cada vez e muito em breve conseguiremos um melhor espaço e principalmente mais respeito por parte dos motoristas.
    Eu tenho esperança e acredito nisso!

    Thumb up 1 Thumb down 0

  12. Acho que a questão principal não é nem a viabilidade do uso dessa ciclofaixa em dias de semana.

    Fiquei muito esperançoso é pela mudança na atitude dos orgãos públicos em ver a bicicleta como uma forma viável de transporte. Isso é ótimo! Fico ainda mais feliz se essa atitude da prefeitura seja passada para a população, isso faria com que muitos motoristas que acham que lugar de bicicleta é em parque mude sua forma de pensar.

    Quanto a questão da ciclofaixa em si, mostra uma boa vontade do pessoal da prefeitura mas também mostra o quanto eles não entendem nada desse meio de transporte.

    Thumb up 2 Thumb down 0

  13. Acho uma boa, é um começo, só temos que ficar atentos quanto ao respeito dos motoqueiros com essa faixa exclusiva para os ciclistas…
    Concordo que o melhor seriam as ciclo-rotas mas é melhor que nada né?

    Thumb up 0 Thumb down 0

  14. O perigo mencionado pelo Bicicreteiro e pelo @oCebo não é desprezível… estou apreensivo também. Eu trabalho perto dessa pista, mas minha casa é para o outro lado, não vai adiantar para mim. Não vou poder fazer número se mantiver meu trajeto normal.
    Se não houver tráfego a interrupção vai irritar os motorizados, aqueles convictos.
    De qualquer modo estou feliz porque a prefeitura está tomando uma iniciativa favorável. Se é a melhor possível, não tenho certeza. Entretanto, já significa vontade de experimentar. Eu ando aqui há tempo suficiente para saber que a iniciativa pelo trânsito da bicicleta sempre foi nula. Há sinais de que alguém na Prefeitura fez viagens internacionais e aprendeu alguma coisa!

    Thumb up 2 Thumb down 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *