Portugal terá ciclo-rotas por todo o país

Apoie nosso trabalho,
doe um libre!

Projeto “Ecovias de Portugal” pretende mapear estradas e caminhos com menor tráfego de automóveis ou exclusivos de bicicletas

O cicloturista Paulo Guerra dos Santos, que também usa a bicicleta diariamente, partiu em viagem neste fim de semana, dando início a seu trabalho de mapeamento de rotas cicláveis por todo o país.

Diferentemente do projeto de ciclo-rotas paulistano, que visa mapear caminhos para deslocamento cotidiano, a iniciativa do português pretende mapear os melhores trajetos para ir de uma cidade a outra, incentivando o deslocamento de bicicleta e principalmente o cicloturismo.

O melhor caminho para a bicicleta nem sempre é o mesmo dos automóveis. Geralmente é mais agradável e bonito. Na foto, uma trilha que segue paralela ao canal de Rega, entre Vila Franca de Xira e Coruche. Viajar de bicicleta é conhecer o mundo com outros olhos, é aproveitar a viagem sem se importar com a chegada. Foto: Ecovias de Portugal/Divulgação

A ideia é mapear os melhores caminhos para pedalar, visando sobretudo a segurança do ciclista. Os trechos de pedalada terão em média 30km, para poderem ser vencidos por qualquer pessoa, e os roteiros disponibilizarão informações importantes, como números de emergência, localização de oficinas de bicicleta, pontos turísticos e sugestões de onde comer e dormir.

Assim como o projeto de ciclo-rotas daqui, a princípio as Ecovias de Portugal não terão sinalização, sendo disponibilizadas apenas em mapa e GPS. Para haver sinalização, será necessário conquistar o apoio do poder público.

O objetivo de Paulo Santos é realizar, em dois anos, o mapeamento do país todo.

Sem patrocínio

O único apoio que Paulo Santos conseguiu foi uma bicicleta, doada por uma loja, e um notebook de baixo custo montado em Portugal, o Magalhães, com o qual tem feito os registros da viagem.

Durante o trabalho de levantamento das rotas, Paulo dependerá do apoio de pessoas e empresas nas cidades pelas quais passar, além de doações que podem ser feitas seguindo instruções que serão disponibilizadas no site em breve.

As rotas mapeadas por ele serão úteis para todos que quiserem conhecer toda a beleza de Portugal em uma bicicleta e contribuirão para movimentar o mercado de turismo sustentável no país, beneficiando todas as regiões mapeadas. É uma pena que um projeto como esse não tenha conseguido um patrocinador de vulto.

Acompanhe a viagem

A viagem de Paulo Santos pode ser acompanhada no site Ecovias de Portugal ou pelo Facebook. No site, em formato blog, é possível ler os relatos de suas viagens, com muitas fotos. Vale a pena.

Ironia

Aqui no Brasil, “Ecovias” é o nome de uma empresa que administra rodovias estaduais e proíbe nelas a circulação de bicicletas, agindo contra a lei, com o aval do órgão público que deveria fiscalizá-la, a ARTESP.

Gostou da matéria? Doe um libre
e ajude nosso projeto a continuar!

6 comentários para Portugal terá ciclo-rotas por todo o país

Enviar resposta

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>