clique para ampliar

Faça você mesmo sua capa de chuva tipo “poncho”

O leitor Marco Labão nos enviou essa dica simples, para você mesmo montar sua capa do tipo “poncho” para pedalar em dias chuvosos. Veja o passo-a-passo.

Leia também
Dicas para pedalar na chuva

Minha empresa não tem chuveiro,
como eu faço?

O leitor Marco Labão, cicloativista “das antigas” da cidade de Bauru, no interior de São Paulo, nos enviou essa dica simples para construir sua capa tipo “poncho”, para pedalar nos dias chuvosos.

Pode até não ser tão elaborada quanto os ponchos industrializados, mas dada a dificuldade de encontrar aqui no Brasil uma boa capa nesse estilo (e que não seja pesada ou abafada demais), torna-se uma alternativa a ser considerada.

O que você vai precisar

  • Um metro de plástico de espessura 0,10 mm, que tenha a largura de 1,40m. Se o plástico for mais grosso, a capa vai ficar mais pesada e “dura”.
  • Adesivo para tubo de PVC.

Esses ingredientes devem sair a menos de R$ 10.

Você pode procurar plástico colorido (recomendo amarelo, que aumenta a visibilidade), embora ele só tenha encontrado transparente ou estampado.

Como fazer

Para iniciar, o plástico deve estar com 1m x 1,40m. Depois, siga as instruções nas figuras abaixo, usando o adesivo para PCV para colar. Ao cortar no meio, no passo 1, você deve obter duas folhas de 0,70m x 1,00 m.

Se tiver dificuldade, deixe sua dúvida nos comentários da página que ele passa aqui para responder. Além das instruções do esquema abaixo, ele preparou um passo-a-passo com fotos.

clique para ampliar

Você tem alguma boa dica de “faça você mesmo”, que seja útil para outros ciclistas? Mande para nós, com fotos e explicação de como fazer, que publicaremos por aqui.

39 comentários em “Faça você mesmo sua capa de chuva tipo “poncho”

    1. Hoje choveu em Bauru o dia quase todo, cheguei em casa seco! Um pouco de cuidado evita-se molhar os pés, e o “poncho” cumpriu seu papel…

      Thumb up 2 Thumb down 0

  1. Talvez a solução pra água que pode escorrer pela nuca é, caso não se queira o capuz, uma espécie de faixa ao redor do pescoço, feita com mais um pedaço desse mesmo plástico, colada ao poncho e fechada na frente por um botão de pressão. Não deve ser tão trabalhoso de fazer, também…

    Thumb up 0 Thumb down 0

  2. Talvez, poderia ficar mais baixo nas laterais, em caso de chuva com vento. Outra coisa que me parece importante é ter algo para poder segurar a capa na frente com as mãos para evitar que a capa levanta na frente. Para quem andar a noite se tiver um parte refletiva, fica melhor ainda.
    Comprei uma capa de chuva muito boa no mercadolivre um ano atrás mas agora está em falta infelizmente. Sò no Brasil, no encontramos essas capas de chuvas. Na Europa ou pelo menos na França é muito comum. Aprvoveitei para escrever um artigo com 3 opções para se proteger da chuva: telhadinho integrado na bike, capa de chuva e guarda-chuva preso no guidão!
    http://vitoria-sustentavel.blogspot.com.br/2013/01/opcoe-para-continuar-de-bike-na-chuva.html

    Thumb up 0 Thumb down 0

    1. Eu prendi a frente da capa no guidão num suporte que tenho para a câmera fotográfica, fiz tb um pequeno anel que se prende aos manetes de freio que deixam o poncho protegendo mãos,,,

      Thumb up 2 Thumb down 0

  3. Gênial! Vou fazer a minha!

    Uma sugestão: pra quem quiser variar no material, na Av. Rangel Pestana, em SP, tem algumas lojas que vendem diversos tipos de nylon, resinados inclusive.

    Thumb up 2 Thumb down 0

    1. Hehehe. Não farei para vender, o barato é exatamente esse: SER BARATO! mas pode fazer, eu adaptei a partir de um poncho feito em tricô, em duas partes como os plásticos, e nem patentiei!

      Comentário bem votado! Thumb up 4 Thumb down 0

  4. Legal! É simples de se vestir e de guardar, muito bom. Onde eu compro um plastico desse? Vou fazer um poncho desses urgente rs.

    Thumb up 1 Thumb down 1

  5. Conheço um método mais simples que é pegar um sacão de lixo e fazer três furos (um na parte de baixo para a cabeça e dois nas laterais para o braço).

    Comentário bem votado! Thumb up 9 Thumb down 0

  6. Achei muito boa a idéia além de ser bem econômica mas, alguém já fez e usou? Funciona??? Não incomoda para pedalar? Eu já usei aquelas de camelô que se vende principalmente em frente aos estádios de futebol e, quando você está pedalando beleza mas, se vc desce da bike e vai subir em um trânsito, por exemplo, é difícil voltar para o celim. Eu uso assim mesmo, muito embora gostaria de ter algo mais eficiente sem ser muito caro.Por isso a mnha pergunta.

    Obrigada!!!

    Thumb up 0 Thumb down 0

    1. Rita.
      Eu fiz esse “poncho” exatamente pelos mesmos motivos que você citou. Por ficar bem largo não atrapalha em nada, o plástico é fino e leve e pode-se tranquilamente descer do selim e voltar sem enroscos. Levo uma mochila nas costas que fica bem protegida também. Estou fazendo uma fixação no guidão para que fique sempre esticada. Principálmente é muitop eficiente para proteger as pernas. As capas de chuva de camelô ou de pescadores são de qualidade sofrível e descomodas mesmo.

      Thumb up 2 Thumb down 0

  7. É bem interessante, mas fiquei com uma duvida: água não escorre pela cabeça e entra dentro do poncho pelo pescoço?
    Seria ótimo ver algumas fotos…
    Parabéns pela ideia!
    Há Braços!!!

    Comentário bem votado! Thumb up 4 Thumb down 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *