Foto: Alex Gomes, via Facebook

Faixas da CET tentam disciplinar comportamento do ciclista

Novas faixas tentam disciplinar ciclistas a obedecerem regras de trânsito, mas algumas têm interpretações questionáveis, o que acende a polêmica: não seria mais importante e eficiente coibir o comportamento agressivo de motoristas, real causa dos acidentes? Queremos ouvir sua opinião.

Novas faixas acendem a polêmica: não seria mais importante e eficiente coibir o comportamento agressivo de motoristas, por ser o que realmente causa acidentes com ciclistas? Leia e dê sua opinião, nos comentários da página.

A Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo (CET) vêm instalando faixas na cidade que se referem à bicicleta como veículo e ao seu direito de circular nas vias, “com preferência sobre os veículos automotores” (art. 58 do Código de Trânsito). Já falamos sobre uma dessas faixas aqui no Vá de Bike, a que pede aos motoristas que dêem prioridade às bicicletas (veja aqui) e consideramos a iniciativa excelente, legitimando finalmente a presença da bicicleta nas ruas.

Mas o leitor Alex Gomes nos enviou pelo Facebook a foto de outra faixa, colocada na Av. Paulista:

Foto: Alex Gomes, via Facebook

Alex manifesta sua preocupação quanto à faixa ser uma bronca em ciclistas, destacando um aspecto negativo de sua presença nas ruas. “Será que numa época em que ciclistas vem sendo mortos, comprovadamente, por situações de risco ligadas ao ‘culto’ à velocidade e prepotência de maus motoristas, não seria mais feliz (e útil) a CET investir em campanhas de formação (e punição) contra direção agressiva no trânsito?”

Embora seja um puxão de orelha (de certa forma, merecido) em ciclistas que passam o sinal vermelho, essa faixa passa uma informação muito importante: bicicleta também é veículo. E, convenhamos, não custa esperar um pouquinho para o sinal abrir, né? Principalmente se for um semáforo para pedestres.

Mas o questionamento do leitor vai mais além, o que nos fez abrir o debate aqui no Vá de Bike. “Não seria mais interessante, na Paulista, local com uma morte recente de ciclista, uma faixa que dissesse ‘Motorista, respeite o ciclista. Bicicleta também é veículo’?”, questiona Alex.

E ele completa: “Veja as outras faixas que estão com essa pela Paulista: uma diz, por exemplo ‘Ciclista, fique no bordo da direita’. Outra, na Brigadeiro Luís Antônio: ‘Ciclista, obedeça a sinalização de trânsito’. Não quero dizer, repito, que questiono essas frases. Mas questiono o contexto: começando uma campanha dessas puxando a orelha dos ciclistas ao invés de puxar a orelha de maus motoristas pode dar a impressão que é por causa desse grupo (ciclistas) que os acidentes acontecem”.

Compreendemos e concordamos com a questão levantada pelo Alex. Mas não podemos deixar de ver a presença da frase “bicicleta também é veículo” como algo bastante positivo.

Frases questionáveis

O ponto levantado é importante. Se a campanha visa inserir a bicicleta como veículo, o mais importante em um primeiro momento é tornar a via segura, para então cobrar comportamento de veículo dos ciclistas. Como lembra Alex, “muitas dessas infrações dos ciclistas acontecem por causa da ameaça de maus motoristas”.

Além disso, destacam-se algumas frases que podem levar a interpretação incorreta dos motoristas. Solicitamos à CET a lista de todas as frases utilizadas, mas enquanto não recebemos uma resposta vamos a duas dessas frases, enviadas por leitores. Se você vir outras faixas pelo seu caminho, mande a frase para nós, de preferência com foto.

“Ciclista, fique no bordo da direita” (informada pelo leitor Alex Gomes)

Lendo o Código de Trânsito, a frase parece corretíssima. Mas será que representa o comportamento mais indicado na Av. Paulista? A faixa da direita é “preferencial” de ônibus, o que significa que apenas eles devem circular ali, a menos que você vá virar em alguma rua à direita. Deve o ciclista usar essa faixa preferencial, fazendo com que os motorista de ônibus precisem sair dela para ultrapassá-lo, ou deve lhe dar a devida preferência de utilização e trafegar na segunda faixa, que passa a ser a faixa “mais à direita”, indicada para veículos lentos – como muitos ciclistas de fato fazem?

Além disso, essa faixa pode estimular dois comportamentos perigosos de motoristas que tentam punir ciclistas que consideram estar infringindo leis de trânsito. Quando na segunda faixa, motoristas de carro particular, táxi, caminhões e outros veículos podem querer “empurrar” o ciclista para fora dali, afinal ele não está no tal do bordo. E motoristas de ônibus que virem o ciclista ocupando a faixa, comportamento muito mais seguro que permanecer junto à sarjeta, podem querer empurrá-lo para o tal do bordo, colocando-o em GRANDE risco.

Sobre a definição de bordo e para entender por que muitos ciclistas insistem em ocupar a faixa, recomendo a leitura deste texto.

Em relação a qual faixa da Av. Paulista usar, o risco de usar a segunda faixa aumenta consideravelmente com a presença de sinalização com essa frase, justamente pelo comportamento “punitivo” de certos motoristas. Passa a ser melhor usar a faixa dos ônibus, desde que ocupando o centro dela. Nunca circule junto à sarjeta.

“Ciclista, não circule entre os carros” (informada pelo leitor William Dias)

Não há problema - nem infração - em ultrapassar carros parados.

Uma faixa com esses dizeres (ou algo próximo disso) estaria na Av. Ibirapuera, segundo o leitor William Dias nos informou na página do Vá de Bike no Facebook.

Circular por entre os carros em movimento é realmente arriscado e recomendamos aos ciclistas que não o façam. Por vários motivos, entre eles, o de que os motoristas não conseguirão trafegar na distância de segurança necessária. Por outro lado, passar por entre os carros parados não oferece risco ao ciclista, ao menos se feito em baixa velocidade.

O que recomendamos é que o ciclista ocupe a faixa, como veículo que é. Quando os carros pararem congestionados, o ciclista pode sim ultrapassá-los, em velocidade que permita reagir a imprevistos (como um pedestre atravessando em meio aos carros, por exemplo). Quando perceber que estão prestes a se mover novamente, sinalize e volte a circular na faixa, atrás de algum dos automóveis.

Até o Código de Trânsito afirma, explicitamente, que veículos não motorizados podem “ultrapassar veículos em fila, parados em razão de sinal luminoso, cancela, bloqueio viário parcial ou qualquer outro obstáculo”, enquanto proíbe os demais (art. 211).

Essa faixa, portanto, pode induzir o motorista a erro de avaliação, fazendo-o acreditar que o ciclista que circula entre as faixas quando os carros estão parados incorre em infração – o que seria curioso, já que as motociclistas o fazem sem que sejam questionados por isso. E sabemos como os maus motoristas tentam “educar” os ciclistas que eles acreditam estarem agindo errado no trânsito.

E você, acredita que faixas como essas ajudam ou prejudicam o ciclista? Já é o momento de cobrar esse comportamento ou seria melhor tornar as ruas seguras primeiro? Comente.

58 comentários em “Faixas da CET tentam disciplinar comportamento do ciclista

  1. Eu acho importante as faixas de sinalização mas a forma como está sendo feita dá uma impressão negativa da conduta do ciclista. A educação no trânsito deve ser para todos e a educação tem a função de mudança de transformação e não de culpabilidade de um ou do outro.
    Tá errado essas faixas deveriam ser trocadas porque são esses tipos de mensagens que vão construindo a imagem negativa do ciclista e que não ajuda em nada a não ser causar mais polêmica e violência no trânsito.
    O que deve ser feito é garantir um espaço seguro para que a bicicleta circule.

    Thumb up 2 Thumb down 2

  2. Só lembrem que muitas vezes sair junto com os carros é muito arriscado!

    Então as vezes É NECESSÁRIO passar no vermelho para não ser atropelado por um motorista que “não o viu”

    Não concordo em furar como um louco… lembrando sempre que é IMPORTANTÍSSIMO respeitar os pedestres antes de qlq coisa!!!

    Eu mesmo jogo minha bike na frente dos carros que insistem em acelerar enquanto os pedestres atravessam a bela Cintra com a paulista

    Mas tbm cruzo farol vermelho quando sinto que “arrancar” com os carros passa a ser perigoso pra mim

    E quem reclamou de ciclistas que transitam entre os carros… é prq não conhece as leis de transito e tbm não sabe que é muito mais seguro transitar pelas “ciclovias” criadas por eles

    Polêmico. O que acha? Thumb up 7 Thumb down 6

    1. Phil, pare a bike com o pneu dianteiro a frente da faixa branca contínua que delimita os carros, nunca sobre as faixas listradas por onde os pedestres transitam. Quando puder, acompanhe o semáforo da rua transversal, e quando ele amarelar, aí sim comece o movimento para atravessar. Vocë sairá na frente dos carros, não atrapalhará os pedestres, e terá respeitado as leis do trânsito. Faço isso há dois anos e tem funcionado.

      Comentário bem votado! Thumb up 5 Thumb down 0

      1. Sim sim é o que faço quando não há NENHUM pedestre para atravessar então me adianto pra parar no farol da frente onde está mais vazio…

        Mas ficar olhando o semáforo da transversal acaba as vezes atrapalhando a visualização do próprio farol da paulista então aconselho o uso com moderação! XD

        Thumb up 1 Thumb down 0

    2. voce tá certo é essa a pratica na maioria das vezes e ainda mais com onibus.
      eu nao ando na segunda faixa, acho arriscado pois onde eu ando o corredor de onibus nem é pintado! nao da pra ver que ali tem mesmo uma faixa exclusiva, portanto eu ando é ali mesmo, o onibus que me ultrapasse pela esquerda.

      Thumb up 1 Thumb down 1

    3. Bloquear carros dos apressadinhos com a bike para deixar as pessoas atravessar a rua em segurança é sempre gratificante.

      Comentário bem votado! Thumb up 12 Thumb down 1

  3. já me vi mais vezes ems ituação de ser atropelado por uma bicicleta que por um carro. bem sei que com um carro o resultado de um atropelamento seria mais dramático mas os ciclistas também de respeitar e ser estimulados a respeitar a sinalização.

    da última vez que passei por tal situação tratava-se de um ciclista cruzando o sinal vermelho na contramão. chegou a bater em mim e ainda me xingou. como faz?

    Comentário bem votado! Thumb up 5 Thumb down 0

  4. Concordo com as faixas. Bicicleta também é veículo e deve se comportar bem no trânsito. Adoro bike mas vejo muito ciclistas arriscando a própria vida e a segurança de pedestres furando semáforos.É claro que o respeito deve partir de todos os lados. Seria legal aumentar a campanha de conscientização para os motoristas enxergarem os ciclistas como “amigos”, e não como bagunceiros. Cá entre nós, a bronca foi bem dada. Deveriam tb dar bronca em pedestres que furam semáforos, e assim por diante.

    Thumb up 4 Thumb down 2

  5. Acho que bom senso cabe em qualquer lugar, passar pela faixa mesmo montado em baixa velocidade qdo nenhum pedestre esteja utilizando eu aceito mas com a conciência de que o direto é todo dele, penso que tambem andar na calçada… andar na mesma velocidade dos pedestres pois esse espaço é dele com a mesma conciência citada anteriormente, se sea habilidade não o deixa conduzir a bike nesta velocidade é melhor desmontar.
    Mas acho que toda esse polêmica é uma forma de controlar e garantir uma arrecadação junto com o crescimento do volume de bikes na cidade , pode escrever o que vou dizer, em breve vira uma lei onde nos também pagaremos IPVA.

    Thumb up 1 Thumb down 1

  6. OI meu nome e Javier, sou usuario de bicicleta, e o transporte que uso tudos dias para ir a meu trabalho. Mais acho que necesario tambem dar um puxao de orelha no ciclista, eu percorro Av. Paulista tudos dias, e o 90% dos ciclistas guian suas bicicletas por entre os carros cuando o transito ficar lento nao parado, trocam de faixas cuando outro veiculo, reduz a velocidade o para. (fico dentro de esse grupo) Acho que ficar reclamando do 1.5m quando nao e cumplido siquiera por os ciclistas e um poco hipocrita, sou mas a favor, do respeto que das normas tao detalhadas. E acho necesario ainda assim falar um poco para o ciclista, para ter cuidado, que nao e so uma victima.

    Comentário bem votado! Thumb up 7 Thumb down 0

  7. O que podemos resumir deste texto é que a CET, assim como a maioria da população, ainda não está acostumada com a circulação de bicicletas pela cidade. A intenção pode até ter sido boa, mas a falta de consultoria de um especialista na area poderá reforçar (assim como dito no texto) comportamento educativos dos motoristas

    Como sempre no Brasil a maneira de se resolver problemas é sempre o de tapar buracos e colocar band-aids, o famoso jeitinho Brasileiro. Enquanto os motoristas não forem educados e punidos e não houver infra-estrutura para os ciclistas/motoristas, a gente coloca algumas faixas mal formuladas e alguns “pobres coitados” sinalizando a faixa viva.

    Thumb up 3 Thumb down 2

  8. Concordo com as faixas, com todas elas! Se a faixa sobre respeitar os semaforos soa como uma bronca ela não é desmerecida! Eu pedalo bastante pela cidade e a maioria, digo, a grande maioria de ciclistas não respeitam os semaforos.
    Acho que não existe isso de “vamos educar os carros para depois educarmos os ciclistas”. Todos devem ser educados! Temos gritado aos quatro ventos que queremos os nossos direitos, mas na hora de cumprirmos com as nossas obrigações achamos que “ah não, agora não é a hora para isso”.
    Tenho um carro que anda imundo e nunca calibro os pneus, tenho duas bikes que toda a vez que vou sair calibro e, uma delas, não sai na chuva pq eu não quero que suje!
    Mas toda quarta e sexta vou buscar minhas filhas na escola (a pé) e tem um imbecil que desce a Cardoso e Almeida pela calçada e passa perto das minhas meninas que tem 2 e 4 anos, mas não é hora de brigar com ele, “é hora de educar os motoristas”.
    Enquanto nos mesmos acharmos que somos café com leite, nunca seremos respeitados.

    Comentário bem votado! Thumb up 21 Thumb down 3

  9. Já passou da hora da CET fazer sua parte, estaremos cobrando a fiscalização também, eu mesmo tomei fechada ate mesmo no feriado, todas as faixas estavam livres na Av. Heitor penteado e um motorista em uma pajero tr4 passou encostando na minha bike quase me jogando na calcada e ficou gritando que ali era rua para carro e nao bicicleta. A se eu estou com uma go pro na cabeça essa hr!
    Abraços!

    Thumb up 1 Thumb down 1

    1. Tomei uma fechada semelhante de um taxista na Pedroso de Moraes (Voyage branco EMU8876). Quatro faixas livres para que ele circulasse como uma borboleta e o corno me vem com o combo buzina, fechada e fina educativa. Lindo.

      Thumb up 1 Thumb down 1

      1. Comigo foi pior: o cara acelerou pra cima de mim, meteu a mão na buzina e tirou uma fina. Parei ao lado dele no farol e lhe disse que ele deveria respeitar a lei. O cara ficou transtornado, me xingou sem parar e saiu do carro para me agredir. Só sossegou pq eu fiquei parado olhando pra cara dele e pessoas que estavam em carros atrás começaram a gritar e a buzinar…Sorte (minha e dele) eu não ter uma arma naquele momento…

        Thumb up 0 Thumb down 3

  10. Desculpem-me a honestidade, mas a CET quer mesmo é que os ciclistas e pedestres se fodam!

    Eu sou pedestre, ainda não sou ciclista, e não aguento mais ter de esperar até 3 minutos (isso mesmo, TRÊS!!!) para atravessar a ruazinha que dá acesso da Consolação à Radial Leste. É um abuso! E eu já escrevi para a CET para reclamar do tempo absurdo de abertura para os carros e eles simplesmente fingiram que não era com eles. Disseram que o tempo é adequado.

    Não dá mais! Dá vontade de começar a partir pra porrada com esses caras!

    Polêmico. O que acha? Thumb up 8 Thumb down 6

  11. Na mesma faixa deveriam ter informações tanto aos ciclistas quanto aos motoristas. Caso contrário fica mesmo parecendo mesmo uma bronca nos ciclistas.

    Thumb up 1 Thumb down 3

  12. Bom dia!
    Achei a inciativa muito boa!
    Gostei das frases!
    Sou ciclista e praticamente não uso carro. Faço tudo de bike ha 8 anos.
    A TV tem feito uma campanha massiva mostrando tudo o que o motorista deve fazer para respeitar os ciclistas e acho que foi legal o CET ter adotado o outro lado.
    A impressão que eu tenho no meu dia a dia é que menos de 10% dos ciclistas que usam a bike como meio de transporte seguem alguma lei de transito.
    Fico feliz quando cruzo com outra bike em meu caminho e bem triste pois alguns minutos depois esta mesma bike subiu na calçada ou passou no farol vermelho.
    Os ciclistas devem parar de achar que o mundo está contra eles e parar de agir de forma inconsequente.
    Precisamos dar o exemplo, precisamos seguir a risca as leis de transito para que os outros vejam quem somo educados, que respeitamos o transito.
    Na minha opinião estas faixas vão incomodar apenas quem não respeita o transito, quem já faz tudo correto vai gostar (pena que serão poucos)
    No meu percurso de 12km até o trabalho devo cruzar com milhares de carros e vejo pouco, ou quase nenhum desrespeitando as leis de transito e cruzo com uns 5 a 10 ciclistas, infelizmente, quase todos fazendo coisa errada.
    Seja por não saber, por não querer ficar parado no transito ou porque quer pegar uma contra mao pra chegar mais rapido, essas faixas devem sim fazer algum efeito na cabeça destes ciclstas apressados ou desatentos!

    abs a todos e bom pedal!

    Comentário bem votado! Thumb up 21 Thumb down 0

    1. Falou tudo, Denis! A maioria dos ciclistas desrespeitam a lei porque se acham no direito (e porque sabem que ciclista não toma multa). Eu sou daqueles que param em semáforo(para espanto dos motoristas ao lado), mas sempre passam por mim ciclistas que devem pensar: porque ele tá parado aqui, ele não sabe que somos ciclistas? Temos direito a tudo?

      Antes que venham as críticas, quero esclarecer: sempre que me sinto em perigo, eu burlo as leis. Se preciso pegar um trecho na calçada porque a via é intransitável, eu o faço. Mas então, descubro outro caminho, outra forma. Se nós respeitarmos as leis pelo menos quando não há risco (qual é o problema de se parar num farol da Paulista?)
      vamos mudar essa imagem e criar simpatia com os motoristas.

      Comentário bem votado! Thumb up 17 Thumb down 1

    2. Também concordo… faz 1 ano que uso a bike diariamente para ir ao trabalho e fazer outras coisas, poucos ciclistas respeitam faixas de pedestres… farol… etc. Infelizmente uma minoria esta denegrindo a imagem do restante. Tenho certeza de que se os ciclistas respeitassem as leis, as faixas seriam outras.

      Thumb up 3 Thumb down 0

  13. Antes de fazer essas faixar “punitivas” prq eles não regulam o farol de pedestres que tem logo em baixo? demorar mais de 15 min pra atravessar uma rua é um absurdo!!!!!

    Thumb up 2 Thumb down 3

  14. Willian, tem uma faixa dessa “Ciclista, não circule entre os carros” na Marginal Pinheiros embaixo da ponte Eusébio Matoso, vou tirar uma foto e mandar para você.

    Abraços

    Thumb up 2 Thumb down 0

  15. Na letargia de efetivar ações de respeito e convivência nas vias, é um excelente atalho repetir lugares-comum ao invés de fazer pensar.

    Porque, de fato, haveria de se destacar o que o Código já diz, bicicleta é veículo. E como veículo, eu e minha bike que lidemos com o Còdigo, e os motoristas que compartilhem a via comigo que lidem também, TODOS sempre pressupondo uma igualdade na divisão de espaço e a disparidade com relação a vulnerabilidade do pedestre, da bike.

    Ficar levando pito da CET sem contrapartidas ágeis pra redução das mortes no trânsito (de pedestres, de ciclistas e mesmo de motoristas, sendo que existem nas três categorias quem lide com o espaço público como fosse sua casa) é argumento para consolidar que de bike, eu já não saio para um pedal sem admitir um suicídio culposo.
    Lamentável.

    Comentário bem votado! Thumb up 4 Thumb down 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *