Foto: Aline Cavalcante

Você usa a bicicleta para ir ao trabalho? Conte pra gente!

O Vá de Bike fez essa pergunta aos leitores. Veja algumas respostas que recebemos e conte para nós como é sua rotina com a bicicleta! Quais suas dificuldades? Quais as vantagens?

Foto: Aline Cavalcante

Vá de Bike fez essa pergunta aos leitores. Veja algumas das respostas que recebemos pelo twitter e várias outras nos comentários da página.

Quais suas dificuldades? Quais as vantagens? Que caminho você faz? Deixe também o seu depoimento!

@labao55
2 ou 3 x por semana trabalho de bike. Fazendo captação de imóveis percorro em torno de 20 a 30 km.

@xupakavraz
Eu, todo dia, 32km. Quando não vou de MTB, vou de Speed :b

@arthurtortoro
Vou de bike todos os dias, 20 Km (ida e volta)

@hdiogenes
1 vez por semana. 18km cada trecho. #vadebike

@ciclistiane
Uso a Bike para ir ao trabalho e a faculdade, 17km por dia, só não pedalo quando está chovendo.

Leia também

Minha empresa não tem chuveiro, como eu faço? <

> De bicicleta para o trabalho (vídeo) <

> Dicas para pedalar com segurança <

> Histórias do Dia Mundial Sem Carro <

@pgmenezes
Sim, 2 a 3x por semana, cerca de 8km (16km ida e volta) =)

@DiegoZanini
Vou de bike todos os dias trampar. Distância: 8km – Trajeto: ZL/ZN de SP – Tempo médio no trânsito: 30min para ir e 20 para voltar.

@ciclorganico
Sim, uso. De 3 a 5 x por semana. 10km de ida + 10km de volta. So n uso qdo chove em Chuvaville (Joinville)

@fnorte
Venho todo dia, geralmente são 4kms, mas umas 2 ou3 vezes por semana espicho uns 20km para relaxar.

@llmuniz
Uso bike de várias maneiras para ir ao trabalho, de dois a três dias por semana. O percurso mais usado tem 66Km, ida e volta.

@alvarodiogo
Vou de bike ao trabalho todos os dias. Trajeto de 1,5 km de descidas predomintes na ida e consequentemente subidas mortais na volta

@thiagobusse
Sim, vou de Bike para o trabalho de 2a a 6a, faça chuva ou faça sol. 40km (ida-volta). E pedalo para discontrair nos fds!!!

@oCebo
Todo dia com chuva ou sol. Mínimo de 12km ida e volta, mas as esticadas para treinar são frequentes. Ai pedalo uns 30Km por dia.

@leonorfco
eu vou trabalhar de bike em média 2x por semana. Pra ir e voltar é 7km. Pertinho, né?

E você, vai de bicicleta para o trabalho? Com que frequência? Qual a distância? Vai com a roupa de trabalho ou se troca quando chega? Conte aqui nos comentários!

244 comentários em “Você usa a bicicleta para ir ao trabalho? Conte pra gente!

  1. Opa.. Também sou de Brasília e há mais de um ano uso a bicicleta como meio de transporte, faça chuva ou faça sol, abolindo completamente o carro – vendido!. Vou e volto do trabalho, num trajeto de 18km diários. Cerca de 20/30 minutos de ida, mais uns 15 minutos para tomar banho e chegar até a sala. Na volta, como é subida, uns 40 minutos. Durante esse período já tive uma bicicleta roubada no bicicletário.

    Thumb up 3 Thumb down 0

  2. Bom no momento eu não estou trabalhando. No meu trabalho anterior, eu fazia uma escada de 1 dia/bike e 1 dia/carro, o que dava 3x na semana de bike e 2x com carro. Algumas semanas qdo estava mais empolgado fazia os 5 dias de bicicleta. O que me deixava até um pouco mais contente, é q no estacionamento da empresa não são todos que podiam guardar seus carros, mas quem tinha bike o acesso era liberado. Tinha até um para-ciclo rs!

    Thumb up 3 Thumb down 0

      1. Aguenta sim! É só acostumar. Pra mim, o mais difícil é que não trabalho todo dia no mesmo lugar. Aí, questões como vestiário, bicicletário… mudam de lugar pra lugar. Infelizmente, não consigo guardar a bike em lugar nenhum. Tenho de carregar notebook pra cima e pra baixo….. acabo optando pela moto. Mas adoraria poder vender minha moto e ir trampar de bike. Não tenho carro há quase 3 anos. Não sinto falta nenhuma.

        Thumb up 2 Thumb down 0

    1. Eh Wiliam… gostei de ler… 58 kms é obra! Eu começei agora a levar a bike para o emprego (dia 9 de Maio) portanto ainda só fiz isso uma vez. Já estava usando num percurso da estação de caminho de ferro até ao emprego, o que são 5 km, ida e volta. Mas então pensei, que tal experimentar o percurso total de casa para o emprego, que são 25 km (só ida). Bem pensei, melhor fiz! Mas rapaz… estava com medo! Nesse dia saí de casa ás 6h para chegar no serviço ás 9h… Estava com receio que houvesse imprevisto! Mas correu bem. No fim do dia, no regresso, já não aguentei o percurso total, fiz 14 km e depois subi no trem (comboio como se diz em Portugal) até casa… Amanhã é segunda e já me sinto recuperado! Quero ir de bike! Abraços amigos…

      Thumb up 2 Thumb down 0

    2. Cobrir grandes distâncias de bicicleta é heroico mas poder fazer isso é também um privilégio. Heroico é encarar isso de transporte público.

      Thumb up 1 Thumb down 0

  3. São 3 km ida e 3km volta todos os dias, e vou toda arrumada, faça sol ou chuvisque e se chover demais a gente pedala mais rápido.

    Comentário bem votado! Thumb up 9 Thumb down 0

  4. É genial o aumento da adesão pelo uso das bikes! É exatamente assim que construimos o futuro sustentável que queremos! Agora por que ainda não temos números tão expressivos como cidades tais como Copenhagen ou Holanda? Escrevemos um post no nosso blog sobre isso na semana passada e vou compartilhar um trecho com vocês:

    “Com tantos benefícios, por que o uso das bicicletas nas cidades brasileiras ainda não é tão grande como em Copenhagen ou na Holanda? Políticas públicas, planejamento urbano e segurança no trânsito podem ser alguns fatores, mas talvez o mais decisivo deles seja a cultura de hábitos e sua mudança. Um dado interessente é que a geração atual de jovens já não se interessa pelos carros como seus pais ou avós, e vêm aos poucos substituindo o conceito de liberdade que os jovens das décadas 60 e 70 atrelavam ao uso do carro para um estilo de vida em que o carro é visto como um fardo financeiro e ambiental. Aos poucos esta realidade está se transformando e imaginamos um futuro para a mobilidade urbana bem diferente.”

    http://mercadoetico.terra.com.br/arquivo/transportes-e-sustentabilidade-pedalando-nas-grandes-cidades/

    Um grande abraço a todos os bikers!

    Thumb up 2 Thumb down 0

  5. Todos os dias. 24km.
    Ida: 12km – tempo médio 40 min (6h10 às 6h50)
    Volta: 12km – tempo médio 50 min (12h às 12h50)

    Thumb up 3 Thumb down 0

  6. Durante as férias da faculdade venho e volto para o trabalho de bike, 26k ida e volta.. ainda mais que aqui tem bicicletário e vestiário!.. mto melhor!!

    Thumb up 2 Thumb down 0

  7. Vou todos dias de bicicleta para o trabalho. São 13km de ida e 13 de volta, zona oeste até a Av. Paulista, faça sol ou chuva (bem, se chover, é certeza que vou de bike, pois está mais trânsito).

    Sempre levo uma camiseta comigo para trocar no escritório, e guardo uma muda de roupa lá, caso esqueça alguma vez, ou tenha algum imprevisto.

    PS: de carro, demoro cerca de uma hora e meia, de bike, 35 minutos.

    Comentário bem votado! Thumb up 10 Thumb down 0

  8. Moro em Brasília e vou diariamente de bicicleta para o trabalho. Como é bem perto de casa, cerca de 1km, vou com a roupa do trabalho mesmo, tomando cuidado apenas de prender a barra da calça com uma presilha. Temos bicicletário com vagas para cerca de 20 bikes e vestiário para quem queira tomar banho.

    A vantagem de ir de bicicleta é que posso dar uma fugidinha rápida para levar meu filho ao colégio. Coloco-o na garupa e em menos de 5 minutos estamos lá.

    Comentário bem votado! Thumb up 10 Thumb down 0

  9. Estou indo diariamente de bike para o trabalho, faça chuva ou faça sol, num trajeto de 20km (ida-volta) de Pinheiros até a Berrini….demoro no máximo 25 minutos independente do transito…aqui onde trabalho tem bicicletário com vestiário exclusivo, o que facilita muito a vida…levo minhas roupas de trabalho (calça,roupa e sapato sociais) e kit banho em um alforge com 2 compartimentos (1 de cada lado)

    Não poderia ter tomado decisão melhor…já pedalava em SP desde os 12 anos, mas como trabalhei muito tempo perto do metro não usava a bike diariamente…definitivamente o melhor momento do dia!

    Parabéns pelo site, muito bacana!

    Abrs
    Manoel

    Comentário bem votado! Thumb up 17 Thumb down 0

      1. Mto bonito falar isso pra quem mora no alto de pinheiros e trampa na vila olímpia. Quero ver sair do Taboão da Serra e trampa na Praça da Sé, como eu. Ser atropelado por busão na Eliseu, Francisco Morato, Giovanni Gronchi…. O fato da bicicleta ser dobrável não significa que ela caiba embaixo da mesa, dentro da gaveta…. Os locais têm de se adaptar para receber bicicleta. Bicicletários, chuveiros, segurança para ciclistas, ciclovias….

        Polêmico. O que acha? Thumb up 9 Thumb down 7

  10. Vou para o trabalho todos os dias de bicicleta. Só dispenso quando a chuva é torrencial. Não é longe, são apenas 2km de ida. Mas o que dá 20 min a pé, eu faço em 5min de bicicleta. Dá sempre para dormir mais um pouquinho. 🙂

    Comentário bem votado! Thumb up 13 Thumb down 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *