As eleições estão chegando – você já escolheu seu candidato?

Domingo 7/10 passaremos mais um vez pelas eleições municipais. Escolha com critério quem você vai eleger, para cobrar os compromissos depois.

Esse domingo, dia 07/10, teremos eleições que irão escolher novos gestores municipais, prefeitos e vereadores, nas cidades brasileiras e pela primeira vez durante o processo de escolha, cidadãos de diversas partes do Brasil se mobilizaram para conhecer as propostas dos candidatos de seus municípios e, principalmente, as demandas da população no que diz respeito ao estímulo ao uso da bicicleta como meio de transporte.

Consulta públicas foram realizadas em Manaus, Salvador, Curitiba, Porto AlegreJoão Pessoa, Goiânia, Belém, Belo Horizonte, Aracaju e São Paulo (e, possivelmente, algumas outras sobre as quais não ficamos sabendo).

Entre em contato com as entidades  que promoveram as pesquisas para saber o posicionamento dos candidatos na sua cidade!

Em São Paulo, o projeto “Eleições 2012 e a bicicleta” foi planejado e executado em parceria pelas duas instituições ligadas ao assunto, a Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo (Ciclocidade) e o Instituto CicloBR. “O objetivo geral do projeto é assegurar o compromisso de todos os candidatos ao Executivo e Legislativo paulistano com a mobilidade por bicicletas, utilizando a visibilidade do período eleitoral como forma de levar o debate à sociedade”, diz o texto de divulgação.

Etapas previstas/realizadas:

1) Ideias iniciais dos candidatos a prefeito para a mobilidade por bicicletas

2) Diagnóstico do orçamento municipal de transportes

3) Consulta pela internet e relatório sobre os pontos que os ciclistas/sociedade consideram mais importantes

4) “Carta de compromisso com a mobilidade por bicicletas” – candidatos a prefeito (notícias, fotos e vídeos)

5) “Carta de compromisso com a mobilidade por bicicletas” – candidatos a vereador

6) Pedal eleitoral (“bondes” com eleitores pelas zonas de votação) – EM PROJETO

 

Entrevistas com candidatos a prefeito

Depois de realizar consulta pública pela internet, que contou com mais de mil participações, e dos encontros presenciais, a Ciclocidade elaborou uma Carta Compromisso assinada pelos principais candidatos à prefeitura da cidade de SP (leia na íntegra aqui). Eles também pedalaram e gravaram vídeos onde expõem suas principais ideias relacionadas ao uso da bicicleta na cidade e suas propostas de governo, caso sejam eleitos.

Além das promessas que já estamos acostumados a ver e ouvir, dessa vez os candidatos assumiram suas posturas diante de quem pedala e é interessado direto na mobilidade urbana sustentável dessa cidade, com representação formal e força para cobrar esses posicionamentos no futuro.

E você? Já escolheu seu candidato?

Veja os candidatos à prefeitura de São Paulo que assinaram compromisso com a mobilidade por bicicleta*:

* Informações do site da instituição, exceto os links para propostas, que foram colhidos na internet. O candidato José Serra não possui fotos e vídeo no site da Ciclocidade por não ter realizado encontro com as entidades, enviando a carta de compromisso já assinada. A ordem dos candidatos é a mesma da página da Ciclocidade e reflete a ordem em que ocorreram os encontros.

Correções nos links referentes às propostas para as bicicletas são bem vindas. Utilizar o e-mail contato@vadebike.org ou o espaço de comentários abaixo.

Vereadores

As entidades que representam os ciclistas em São Paulo também prepararam uma carta de compromisso para os candidatos à câmara, que pode ser vista nesta página.

Segue a lista de candidatos que assinaram o compromisso com a mobilidade por bicicletas, segundo informações da Ciclocidade (em ordem alfabética):

Chico Gretter (PSOL)

Chico Macena (PT)

Fernando Bike (PSOL)

Floriano Pesaro (PSDB)

Gilberto Natalini (PV)

Marco Aurélio Cunha (PSD)

Ricardo Young (PPS)

4 comentários em “As eleições estão chegando – você já escolheu seu candidato?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *