Homens e mulheres podem aprender a pedalar! Foto: Marina Grando

Ensinando adultos a pedalar

Veja boas dicas sobre como ensinar um adulto a andar de bicicleta (ou voltar a pedalar depois de muito tempo sem subir em uma).

Quando crianças, achamos que nada nos atinge! Cair, levantar, quebrar, consertar. Tudo é possível, simples e fácil de resolver. São energéticas por natureza, pequenas almas incontroláveis, corajosas, regeneráveis e felizes!

Ensinar essas criaturinhas a andar de bicicleta (e qualquer outra coisa) é só uma questão de jeito, por vezes às custas de umas lágrimas e arranhões. E quando o aprendizado, por algum motivo, não aconteceu nessa época tão avassaladora e aventureira? Como chegar à fase adulta sem saber se equilibrar sobre duas rodas?

Depois de certa idade já temos mais medos, vergonha e coisas demais na cabeça. Quem pedalou só quando criança acha que não vai lembrar como se faz; quem nunca pedalou na vida acha que vai ser impossível aprender!

Meninas de várias idades participaram da Oficina. Foto: Pedalinas

Mas eu tenho uma ótima notícia: É POSSIVEL! Bicicletas legais e bem reguladas também facilitam o aprendizado.

Veja essa matéria sobre uma iniciativa bem bacana no Rio de Janeiro

Diante de uma demanda crescente, as meninas do Coletivo Feminino de Ciclistas – Pedalinas – começaram a organizar as Oficinas Aprendendo a Pedalar, com o intuito de fazer com que mais pessoas tenham a oportunidade de sentir os prazeres que a bicicleta proporciona.

Por mais estranho que isso possa parecer, é impressionante o número de pedidos que recebemos de gente interessada em participar desta atividade. Nem eu imaginava que eram tantas pessoas assim! Por ser uma iniciativa inédita (para as Pedalinas), gratuita e que conta com a ajuda exclusiva de voluntárias, pode-se dizer nós aprendemos a ensinar, na medida em que as pessoas aprenderam a aprender.

Uma verdadeira construção de mão dupla, coletivo-colaborativa.

Como eu também participei do processo, gostaria de compartilhar algumas “técnicas” que aplicamos para o sucesso da Oficina. O intuito é que seja replicada, adaptada e que sirva para ajudar mais gente:

1 – Facilita muito ter uma bicicleta menor (sem ser infantil), como as dobráveis ou as femininas, por exemplo. A pessoa precisa se sentir segura e com a sensação de que “está tudo sob controle”.

2 – Ajuste o selim num nível em que seja possível, fácil e rápido colocar completamente os pés no chão.

3 – Comece estimulando a pessoa a deslizar sobre a bicicleta, sem utilizar os pedais (podendo até tirá-los – ou dobrá-los – durante essa etapa), como se fosse um velotrol.

4 – Procure um local com pequenos desníveis, para que dê para pegar embalo sem muito esforço.

5 – O instrutor precisa ficar SEMPRE por perto, segurando e guiando a pessoa pelo canote/selim. Naquele momento é ideal conversar sobre o ponto de equilíbrio do corpo e passar total segurança.

6 – Naturalmente o aluno vai perceber que, para não cair, é preciso pedalar. Quanto mais rápido, mais fácil encontrar o tal “ponto”.

7 – Tente manter um diálogo aberto com seu aluno, sem enganação nem mentirinhas. Não desgrude dele até que ele se sinta mais seguro.

8 – Estimule que ele levante os pés por alguns segundos durante o declive.

9 – Depois de algumas tentativas, re-coloque os pedais ou peça para que ele gire e pare, gire e pare, gire e pare até sentir que a bicicleta não vai capotar como em desenho animado.

10 – Comece em linha reta, apenas, pois as curvas são críticas no começo. Depois que o aluno estiver com mais estabilidade e seguro, comece a fazer curvas bem abertas.

11 – Pedalar, equilibrar, passar marchas, ultrapassar obstáculos e usar os freios são tarefas aparentemente complexas para serem feitas no começo. Vá com calma. Um passo de cada vez.

12 – Procure soltar o selim do aluno aos poucos, mas sempre se mantendo por perto.

13 – Deixe a bicicleta levar naturalmente; este é o segredo. Não lute contra o equilíbrio natural da bicicleta.

Meninos aprendendo a pedalar durante a Oficina das Pedalinas
Homens e mulheres podem aprender a pedalar! Foto: Marina Grando

 

IMPORTANTE!

  • Se cair, levante! Não há nada mais natural e comum quando se está aprendendo uma nova habilidade.
  • Não precisa ter vergonha nem medo de fracassar! Ninguém vai sorrir com deboche.
  • Pare e descanse de vez em quando. Tentar até a exaustão é contraproducente!
  • Essas dicas são fruto das duas oficinas Aprendendo a Pedalar ministradas pelas Pedalinas. Não há regras, apenas algumas constatações!
  • Nos inspiramos nas dicas incríveis do mestre Arturo Alcorta. Vale a pena ler a sessão do site Escola de Bicicleta que fala sobre isso!

Locais em São Paulo

As duas oficinas foram realizadas na Praça conhecida como Praça Vegana – onde a Angélica encontra a Paulista. Lá tem um espaço bacana, sem muitos obstáculos, sossegado, com pequenos declives e (a melhor parte) uma frutaria bem pertinho!

Outro lugar legal é o elevado Costa e Silva, mais conhecido como Minhocão. Lá tem espaço de sobra e pontos interessantes de declives de todos os níveis. Ele fica fechado para carros – e aberto para pessoas – diariamente a partir das 21:30 e aos domingos e feriados o dia todo.

Você tem mais alguma dica legal? Deixe sua opinião nos comentários!!

59 comentários em “Ensinando adultos a pedalar

  1. Eu sei andar de bicicleta, mas tenho medo de andar onde tem trânsito. Tenho um desejo tão grande de poder me locomover de maneira segura, sustentável e barata, mas o medo de sofrer um acidente me paralisa. Aí ví que existem os triciclos (me parece mais seguro com relação ao equilíbrio) mas confesso que aos 48 anos não consigo romper com a vergonha. Penso que todos vão ficar olhando pra mim… Sei que deveria ignorar isso, mas ainda não evoluí o suficiente. Mas fico torcendo pra virar moda andar de triciclo! Podia, sei lá, acontecer uma campanha com artistas e intelectuais e todo mundo querer imitar…rsrs…

    Thumb up 0 Thumb down 0

  2. Achei muito legal, até hoje me sinto frustrada por não saber andar de bicicleta. Vocês estão de parabéns por este ótimo projeto. Seria muito legal se essa modalidade de aprendizagem para adultos se expandissem para outros estados.

    Comentário bem votado! Thumb up 10 Thumb down 0

  3. Oi eu fui criada num internato na infância e por ter muitas crianças eles não compravam bicicletas. Depois fui morar com uma tia que não deixava andar com meus primos. Cresci casei e nunca falava para ninguém. Agora com 4.4 quero muito andar. Alguém me indica lugar ou se é possível mesmo.

    Comentário bem votado! Thumb up 5 Thumb down 0

  4. Gente linda! Eu vou fazer 80 em julho e gasto muito em táxi e uso um ANDADOR COMFORT de três rodas mas os buracos nas calçadas aqui em LARANJEIRAS/RJ são u perigo;penso numa byke feminina de 3 rodas e já ando nas ciclovias mas preciso saber das regras de trânsito e se uso capacete e luvas ,não xou de levar tombo mas também não me exponho nem quero expor os outros;outras pedalinas a riscos. Já vi o triciclo que quero aqui perto na Rua das Laranjeiras entre o Itaú e o Horti-Fruti é uma questão de economia nos táxis e de necessidade de ir ao Banco,à Farmácia, ao supermercado pois moro sozinha;o que é ótimo,mas tenho que ser independente e na ciclovia vi que sou boa no galope mas não no equilíbrio:será que consigo ou vou botar os outros em risco?
    Abraços,alice

    Thumb up 0 Thumb down 0

  5. Boa tarde. Moro em Nilópolis e gostaria muito de aprender a andar de bicicleta. Me prometi que antes dos 70 anos eu aprenderia. Completarei em outubro deste ano e até agora não consegui aprender, pois não tenho quem me ensine.
    Podem me indicar alguém?
    Grata

    Thumb up 0 Thumb down 0

  6. Tenho 47 anos e quero muito aprender andar de bicicleta, estou treinando um pouco cada dia mas sinto muito insegura, será que vou aprender?

    Comentário bem votado! Thumb up 20 Thumb down 0

  7. Boa tarde! Eu sabia andar de bike só no quintal da minha casa. Comprei uma para mim recentemente. Moro numa vila bem tranwuila oara pedalar. Comecei a sair de casa e estava indo muito bem até que uma srmana atrás levei um tombo numa descida de calçamento, no momento que tentei parar minha bike. Agora tô com pânico de sair de casa pois, meu problema é parar e descer da bike. Ontem levei outro tombo na descida da rampa aqui de casa, do mesmo jeito, na hora que freei para descer da bike.

    Thumb up 1 Thumb down 0

    1. Suely, não desista de sua bike. Procure ir com mais calma. Tombos são normais até que se consiga ter segurança (e equilíbrio)ao pedalar. Procure treinar em lugares planos até que você se sinta segura para outros desafios. O importante é não desistir. Procure algumas dicas na internet (vídeos, textos…).Desejo boa sorte.

      Comentário bem votado! Thumb up 7 Thumb down 0

  8. Tenho 49 anos e quando criança meu pai não deixava aprender andar de bike pois dizia que era muito perigoso. Durante a adolescencia tentei aprender escondido mas levei um tombaço imenso, me ralei toda e ainda tive que usar calça jeans por vários dias, apesar do calor e da dor das feridas roçando na calça!, para o velho não perceber… Nem precisa dizer que desisti. Recentemente, vendo alguns amigos irem para o trabalho de bike e pegar trilha no final de semana me animei e meu filho (16 anos- anda de bike desde os 3 ou 4 anos) começou a me ensinar. Ja consigo dar algumas pedaladas, mas curva e freio são duas coisas bem complicadas ainda. Adorei saber da existencia desse grupo, pois descobri que não sou a unica adulta a não saber andar de bike. Da um novo animo! Parabéns aos voluntários!!! Pena que moro muito longe de Sampa, senão já estaria me programando para o proximo domingo….

    Comentário bem votado! Thumb up 14 Thumb down 1

  9. Olá…
    Meu problema é pânico de subir numa bike. Fiz uma tentativa e nem cheguei a rolar o pedal e já virei e cai. Meus sobrinhos e marido estão pedalando… e eu cismei em ter um triciclo.. para me enturmar e não sofrer stress.. ai depois pensei em tentar colocar rodinhas como das crianças para ir devagar… Já pesquisei e nada neste sentido….Mas algumas dicas que li achei bem legais

    Thumb up 3 Thumb down 0

  10. Aprendi cedo a andar de biicleta, mas hoje com os meus 64 anos tenho certa dificuldade em sair e chegada, me equilîbro bem quando estou rodando com ela, mas jã cair saindo e freiando, gostaria que me ajudassem

    Comentário bem votado! Thumb up 4 Thumb down 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *