Plataforma facilita informações sobre grupos de pedal e passeios pelo Brasil

Veja também
Grupos de pedal feminino se espalham pelo Brasil

Mapa completo das Ciclofaixas de Lazer de São Paulo

Acessos e horários da Ciclovia Rio Pinheiros, em SP

Mapa Cicloviário Unificado do Rio de Janeiro

Uma plataforma online promete melhorar a vida de quem pedala em grupo pelas cidades brasileiras: o site Loop Bikes, que nasceu do desejo de ver mais pessoas utilizando a bicicleta como meio de transporte e já possui mais de 10 cidades inscritas com seus passeios.

“Quando vim morar em SP, descobri os passeios de bike graças ao blog do Wadilson, que sempre foi referência com uma lista atualizada dos grupos de São Paulo. Comecei a pedalar com a galera dos StarBikers e passei a curtir esse lance de descobrir qual a pegada dos grupos de passeio”, conta Alexandre Thomé, idealizador do site.

“O legal dos grupos é que eles visitam locais que você não vai normalmente. Eu, por exemplo, vi muito de São Paulo, fui nas zonas industriais, conheci as cidades do ABC, o centro histórico e outros lugares incríveis. Explorar a cidade é apaixonante pra mim”.

Imagem: Divulgação

Imagem: Divulgação

Mapa

O site permite que você acrescente um mapa em seu site, que aparecerá sempre atualizado e pode ser filtrado por cidade. Também dá para disponibilizar um mapa só com as pedaladas da semana, filtrando não apenas por cidade como também por nível, estilo e tipo de terreno.

Para dar um exemplo, incorporamos no topo dessa matéria um mapa com todos os passeios do país. Para saber como fazer isso no seu site, clique aqui.

O serviço do site é gratuito e qualquer pessoa pode cadastrar seu grupo de pedal

Ciclistas pelados - Imagem: Loop/Divulgação

Imagem: Divulgação

Grupos são ótima forma de começar a pedalar

Blog foi pioneiro
O blog de Wadilson Oliveira, também integrante dos Starbikers, foi pioneiro na divulgação de passeios em São Paulo. No ar há muitos anos, sempre foi referência quando se precisava buscar informações sobre os grupos que pedalam na cidade.

Alimentada de forma colaborativa, a página que já foi assunto aqui no Vá de Bike reúne informações sobre dezenas de passeios, oferece um mapa com os locais de saída e continua sendo bastante útil. Clique aqui e conheça.

box por Willian Cruz
(que também já pedalou
muito com os Starbikers)

Depois de adquirir confiança em pedalar na rua, vivenciando a experiência de compartilhar com carros e ônibus, muitas pessoas naturalmente passam a inserir gradativamente a bicicleta em seus deslocamentos. “Tenho certeza que o pedal em grupo é um start pra muita gente. A pessoa começa a ficar mais confortável em cima da bike, descobrir caminhos, até o momento em que passa a ser viável ir ao trabalho pedalando”, afirma Thomé.

Quem frequenta o ambiente dos grupos de pedal noturno sabe que há muitas boas histórias de gente com vontade de usar cada vez mais a bicicleta em seu dia a dia. E apesar das várias motivações que levam alguém a pedalar, o que muitas delas querem, no fundo, é ter segurança, equilíbrio e confiança de poder encarar as ruas com tranquilidade. Nesse sentido, pedalar na companhia de mais pessoas é uma ótima porta de entrada para o mundo apaixonante da bicicleta, por tornar a experiência mais segura, eficiente, com mais visibilidade e respeito no trânsito.

Pensando nisso, o Loop tem o desafio de organizar os pedais pelo Brasil, concentrar informações sobre as particularidades de cada um, ajudar quem quer encontrar grupos, listar os passeios semanalmente e também melhorar a questão da segurança. Um dos destaques da plataforma é justamente disponibilizar ao “líder do grupo” informações exclusivas em caso de emergência, como telefones de contato, tipo sanguíneo e manuais de primeiros socorros.  ”Pensei nesses mecanismos para melhorar a segurança do ciclista durante o pedal e facilitar a vida do guia”, disse Thomé.

O canal também classifica os pedais por nível de dificuldade, relevo, quilometragem e áreas de atuação, além de ter uma tecnologia totalmente integrada ao Facebook. Em abril de 2013, época do lançamento, já estavam cadastrados no Loop passeios das cidades de São Paulo, Barueri, Belo Horizonte, Campo Grande, Curitiba, Porto Alegre, Porto Velho, Rio de Janeiro e outras.

Ciclorrotas e GPS

O próximo passo do Loop é mapear roteiros interessantes, cicloamigáveis e disponibilizá-los na rede para todo mundo ter acesso. “Depois de identificar essas rotas, a ideia é lançar o ‘GPS do ciclista’, um aplicativo com informações úteis de melhores rotas, caminhos interessantes, seguros e, na medida do possível, planos”, concluiu Thomé.

Tá esperando o quê? Cadastre já a sua cidade, encontre um grupo e vá pedalar! :D


6 comentários para Plataforma facilita informações sobre grupos de pedal e passeios pelo Brasil

Enviar resposta

  

  

  

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>