Foto: CPTM/Divulgação

Ciclovia Rio Pinheiros continua fechada e sem previsão de reabertura

Ciclovia Rio Pinheiros, em São Paulo, segue fechada desde o dia 19 de junho. Já não deu tempo de consertar o estrago? Veja fotos.

Aviso no site da CPTM informa sobre fechamento da ciclovia. Imagem: CPTM/Reprodução
Aviso no site da CPTM informa sobre fechamento da ciclovia. Imagem:CPTM/Reprodução

Atualizado: CPTM volta atras e decide reabrir ciclovia

Veja também
Ciclovia Rio Pinheiros interditada por tempo indeterminado

Horário da Ciclovia foi ampliado, mas continua insuficiente

Ciclovia Rio Pinheiros, uma ciclovia de lazer

Desde o dia 19 de junho a Ciclovia Rio Pinheiros está fechada, complicando a vida de milhares de ciclistas que a utilizam tanto para a prática esportiva quanto para seus deslocamentos cotidianos. Em contato com a CPTM nessa sexta-feira 28, a Companhia informou ao Vá de Bike que as equipes continuam trabalhando, mas ainda não há previsão de reabertura.

A página sobre a ciclovia no site da CPTM continua exibindo o aviso que abre este post. No Twitter, a informação é de que “as equipes de manutenção trabalham para restabelecer o funcionamento da Ciclovia, que é uma opção de deslocamento e de lazer”. Para muitas pessoas, é a única opção, indisponível há mais de uma semana.

Placas nos acessos da ciclovia informam sobre o fechamento. Foto: Roberta Godinho
Placas nos acessos da ciclovia informam sobre o fechamento. Foto: Roberta Godinho

Repercussão

Muitos ciclistas estão revoltados com a situação. Enquanto alguns criticam os manifestantes, outros se irritam com a demora da CPTM em resolver a questão. “Trens, ônibus e metrô também foram depredados, nem por isso estamos sem o serviço deles, então porque tanta demora em consertar os danos da ciclovia? Por ser gratuita?”, questiona Gil Gilberto na nossa fan page. “Se fosse uma via de automóveis, não ficaria interditada para uso nem por duas horas”, comentou o leito Fábio aqui no site.

O leitor Carlos, entre outros, convoca os ciclistas para formalizarem reclamação junto à CPTM, “para expressarem as suas indignações e dar feedback”. Carlos atribui a demora à falta de reclamações dos ciclistas. Mas precisamos mesmo ficar cobrando por algo tão óbvio?

Para entrar em contato com a CPTM, utilize esta página ou o telefone 0800 055 0121.

Fotos

Veja abaixo algumas fotos da depredação, fornecidas pela CPTM. Supomos que a preocupação da Companhia seja principalmente com as grades verdes, que na situação em que se encontram permitem acesso à linha férrea, oferecendo risco de morte.

Mas há soluções paliativas que mitigariam esses riscos enquanto os reparos não são finalizados. Os trechos sem grade poderiam ser isolados por tapumes, recurso já utilizado pela CPTM em algumas reformas. Os gradis amarelos, que isolam os ciclistas do rio, eventualmente são encontrados baixados (são de encaixe), pois as equipes que fazem limpeza do rio e análise da água muitas vezes esquecem de recolocá-los no lugar. Ainda assim, nenhum ciclista jamais caiu no rio, que dista alguns metros do pavimento vermelho. E os banheiros e pontos de apoio certamente são muito úteis, mas não imprescindíveis para o uso da ciclovia.

Falta um pouco de boa vontade aí.

Foto: CPTM/Divulgação
Foto: CPTM/Divulgação
Foto: CPTM/Divulgação
Foto: CPTM/Divulgação
Foto: CPTM/Divulgação
Foto: CPTM/Divulgação

1 comentário em “Ciclovia Rio Pinheiros continua fechada e sem previsão de reabertura

  1. Isso mesmo William, tem que provocar o pessoal. E o pessoal tem que reagir: botem a boca no trombone, usem o SAC, os contatos de órgãos públicos. Já teve gente que diz que não funciona. Um outro post, mostrou que funciona, não será necessário uma manifestação física. Agora a gente recorre a uma manifestação física, quando se mesmo todos, realmente, reclamaram e gritaram nos ouvidos de órgão públicos, e eles não tomaram nenhuma atitude ou comunicado para resolver a situação.

    Thumb up 1 Thumb down 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *