Foto: Luciana Spedine

Como derreter o coração de um motorista estressado

Veja como uma ciclista acalmou um motorista de ônibus ‘veloz e furioso’.

Foto: Luciana Spedine
Flores e animais. Foto: Luciana Spedine

Texto da amiga Luciana Spedine, de São Paulo:

Hoje fiz o percurso rural: vi animais dentro de bolhas, mas vi também flores na beira da estrada. São Miguel Arcanjo foi requisitado algumas vezes.

Na subida da Heitor Penteado, a coisa melhorou com o corredor quase exclusivo pra mim. Os motoristas até avançaram pra segunda faixa pra me ultrapassar, porque eu, na subida, em vias rápidas, pedalo sim no meio da faixa. Julguem-me.

Na Dr. Arnaldo, com alguns ônibus no corredor, fui pra segunda faixa pra deixá-los passar e ouvi em seguida uma buzina… de outro ônibus (!). Ele vinha relativamente rápido. Sinalizei pra ele ir pra faixa dele e, quando foi, estava preparada pra soltar uma bronca. Cheguei a soltar um “pra que buzinar??!!”. Ele passou rápido por mim e me olhou pelo retrovisor. Mudei a tática, balancei a cabeça e sorri pra ele (não sem uma piscada). Ele abriu o sorrisão.

Quando passei por ele, ainda na segunda faixa, diminui a velô e soltei a pérola: “Voce buzinou daquele jeito porque eu sou linda, ne?”. Ele riu um riso “com os olhos” e já tava com as duas pernas quebradas e o coração era puro doce de leite. hahahaha

Ele me ultrapassou antes da Consolacão com um aceno e eu o alcancei em frente ao Conjunto Nacional. Não eh que o bichinho estava de novo tentando ir pra segunda faixa??!! Eu buzinei, ele me obedeceu de novo e ficou no corredor.

Quando o ultrapassei e entrei no corredor pra entrar na Peixoto Gomide, ele vai pra segunda faixa, se aproxima de mim, reduzimos a velocidade e ele não se contem: faz um coraçãozinho com a mão, dá uma buzinadinha, dá tchau e segue pro seu dia longo e certamente menos estressante depois dessa mini surra de algodão doce que eu dei nele. Ate a senhorinha atrás dele sorria de contentamento (ou entretenimento – rsrsrs)

O pedal comecou mal, São Miguel Arcanjo teve que ficar colado em mim, mas derreter um coração estressado de um motorista não tem preço.

Veja também
Abordagem positiva

Constrangendo para educar

Motorista assustado

Conversa com um motorista de
ônibus que passou perto demais

34 comentários em “Como derreter o coração de um motorista estressado

  1. Há Luciana só pelo fato de vc ser do sexo feminino ja ajuda 50% pra acalmar o animal se for homem no volante, mas o problema tambem pra mim foi confrontar com outras mulheres estressadas e apressadas no volante, acredito que não é tão facil assim, tambem nem sempre vc pode estar disposto a ser tão alegre depois de tomar fechadas propositais, unico jeito mesmo seria a ciclovia seria 100% da solução…mas bem vindo a uma terra de corruptos né…

    Thumb up 1 Thumb down 1

  2. Oie Luciana! Uma pergunta. Na Heitor Penteado, você anda no corredor mesmo o na faixa do meio ( no meio da faixa do meio então 😉 ?

    Pedalo diariamente no mesmo trecho que você e o primeiro dia do corredor da Heitor Penteado foi horrível para mim! Aquele dia continuei de andar na faixa de direita, novamente exclusiva para ônibus, e nessa subida me ultrapassarão 2 ônibus com uma proximidade assustadora(!!!), como para significar-me que a faixa era deles. Eu não gosto de atrapalhar ônibus, mas realmente em sp as vezes não sei aonde andar…

    Corredores merecemos aonde não ciclofaixa! Isso é meu punto de vista de ciclista europeu! Estou sentindo que todos esses novos corredores de ônibus piorarão a segurança do ciclista.

    Para quando una bici pintada no asfalto daquelas vias exclusivas, as vezes vazias.. lindas! :))

    Adorei sua historinha e acho que vou sempre pensar em você antes de pensar em ficar revoltado com motoristas…… <3

    Thumb up 2 Thumb down 1

    1. Oi Hugo,
      Sim, ando no meio da faixa do corredor de onibus, especialmente na subida, pois assim o onibus nao me espreme na ultrapassagem. Tambem faço isso pra me fazer vista e porque ali os veiculos, inclusive os onibus, sobem sempre em alta velocidade, o que os obriga a reduzir a marcha quando se aproximam.
      Quando minha intuicao fala mais alto, ali na subidinha, e sinto um carro ou onibus se aproximar demais, faço duas coisas: 1) sinalizo gentilmente pra irem para a outra faixa; ou 2) finjo que acho que eles estao me dando a passagem e, sem olhar pra tras, agradeco a “preferencia”. Esta também é uma forma de quebrar o gelo qunado eles se aproximam demais.

      Tenho me sentido mais segura agora que a faixa virou corredor, mas ainda assim, ali naquele trecho, é preciso olho vivo e faro fino, pois tem sempre um motorista querendo fazer ultrapassagens rápidas e curtas pela faixa da direita.

      Precisando de ajuda, Hugo, é só avisar e subimos juntos a Heitor.

      Bom pedal!

      Thumb up 3 Thumb down 0

      1. Muito muito obrigado pelas dicas Luciana! Pedalar em sp é uma experiência não só desportiva e intensa, mas também um pouquinho intelectual! Eh um “combate” grande para o ciclista chegar a ser respeitado aqui. E gosto muito das suas “armas” Luciana!!! Obrigado por compartilhar estrategias e… mais amor em sp!
        Seria um prazer te encontrar por ai e parar um pouquinho naquela subida(!) para bater um papo 🙂
        Se você ver um menino com capacete branco da um oi!
        Peace!

        Thumb up 1 Thumb down 0

  3. Abordagem positiva. É o melhor caminho a seguir. Acabo de ver da janela de casa uma cena lamentável. Ciclista descendo a Teodoro Sampaio pela calçada, sem desmontar, em rápida velocidade e na contramão, colocando em risco a integridade dos pedestres. Um senhor foi lhe abordar no farol e o moço desceu da bici e começou a discutir com o senhor, tentando impor suas convicções. Pensei comigo que bastava um pedido de desculpas e um sorriso p que nos ciclistas, ganhássemos mais um amigo e defensor. Da forma como aconteceu, certamente ganhamos mais um “inimigo”.

    Thumb up 2 Thumb down 0

  4. Todo mundo acha legal. Até semana que vem quando as Pedalinas publicam outro texto contra assédio a ciclistas.
    Ciclista mandando beijo, flertando, falando que é linda pode. Motorista mandando beijo é assédio…

    Polêmico. O que acha? Thumb up 3 Thumb down 7

    1. Eduardo, entendo sua colocação, mas o relato trata mesmo de gentileza, não de assédio. Já fui assediada e confrontei meu agressor – e foi muito constrangedor… pra ele, claro. Porque todo homem é macho pra agredir uma mulher, mas se sente encurralado quando questionado. Falar que sou linda foi uma opção pra não xingar o motorista e foi a escolha certa. Chega uma hora que, pra poder se preservar, é preciso mudar a estratégia.

      Comentário bem votado! Thumb up 5 Thumb down 0

      1. Do seu ponto de vista parece fácil. Coloque-se no meu lugar; imagine eu, negro, 1,90, 100kgs. mandando beijos para vc do meu carro.
        Em dois minuitos apareceriam aqueles textos das feminazis contra assédio.
        Isso porque todos são iguais…

        Polêmico. O que acha? Thumb up 5 Thumb down 4

        1. Preconceito é mesmo uma praga. Espero muito que a gente se encontre por ai algum dia, porque a cor da sua pele ou seu tamanho nao vao importar. Boa semana, cheia de gentileza e surras de algodão doce pra todos nos. =D

          Comentário bem votado! Thumb up 7 Thumb down 0

  5. Da ultima vez que mandei beijinho pra motorista, o cara desceu do carro e veio querer me bater, acho que ele não gostou da minha barba.

    Bom texto teve muito bom humor e paciencia para enfrentar o mal humorado. rsrs

    Comentário bem votado! Thumb up 15 Thumb down 1

  6. Linda história.

    Vejo muito relato de enfrentamento com os carros e isso só gera mais atrito.
    O argumento mais forte é o sorriso e a gentileza. Nessa história todos saíram felizes.

    Agora quando se parte pro insulto ou para a rispidez, perdemos o respeito do motorista, geramos mais atrito e nos irritamos.

    Parabéns pela atitude!

    Comentário bem votado! Thumb up 5 Thumb down 1

  7. Na real, tenho buscado interagir com os motoristas no corredor paulista/dr arnaldo. Acredito que seja plenamente possivel compartilhar o corredor (ônibus/bicicleta). Como eles param nos pontos de onibus, acabamos, os ciclistas, sendo mais rápidos que eles e dificilmente ultrapassados. Só é preciso que eles lembrem que existimos, por isso acho importante essa interação, como da Luciana.

    Porém, obviamente, isso não basta. A declaração do Secretário de Transportes no sentido de que devemos usar o corredor ajuda. Ajudaria mais ainda orientação e sinalização.

    Comentário bem votado! Thumb up 4 Thumb down 0

  8. Legal a história, mas acho que o motorista achou que estava flertando, agora se o ciclista for homem dai complica… Fazer o que?

    Comentário bem votado! Thumb up 11 Thumb down 1

    1. Nao rolou flerte, Rafael. Linguagem corporal. Cumprimento, quase diariamente, muitos homens durante meu percurso: frentista, jornaleiro, guarda de rua (troquei presentes com o guarda da rua de cima da minha casa), motoristas de onibus, manobristas. Eles nunca me passaram cantadas; quase todos estao na faixo dos 40 pra cima. Sinto que me respeitam justamente porque sou mulher. E nao sou jovenzinha. Eles devem imaginar que tenho filhos em casa. Trata-se de pura gentileza mesmo.

      Comentário bem votado! Thumb up 22 Thumb down 4

      1. Foi exatamente o que pensei Luciana,assim como podemos presenteá-los com linguagens corporais,também podemos presentear com linguagem gestual. Más sem ofensas,pois aí é que está o perigo nessas situações. Parabéns por essa bela saída.

        Thumb up 0 Thumb down 0

  9. “Voce buzinou daquele jeito
    porque eu sou lindo, ne?”.
    Kkkkkkkkkkk Adorei a frase, vou começar a usa-la de agora em diante.. Belo exemplo, Parabens!

    Comentário bem votado! Thumb up 8 Thumb down 0

  10. Obrigada, Willian!
    Sejamos protagonistas de nossa luta por uma cidade mais humana e com mais “surras de algodao doce”.
    Um beijo!

    Comentário bem votado! Thumb up 14 Thumb down 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *