Foto: Deb Dorneles/Divulgação: Porto Alegre Cycle Chic

Em Porto Alegre, Dia Mundial Sem Carro terá vaga viva, rua fechada e muitas atrações

Veja o que a capital gaúcha preparou para o final de semana. Não te fresqueia com o frio e aparece por lá, vivente! 😀

Foto: Deb Dorneles/Divulgação: Porto Alegre Cycle Chic
Foto: Deb Dorneles/Divulgação: Porto Alegre Cycle Chic

Vaga viva, um passeio matinal, bicicletada extraordinária e uma rua fechada para pedestres e ciclistas são algumas das atividades programadas para o Dia Mundial Sem Carro em Porto Alegre

Para celebrar a mobilidade sustentável e o direito a ocupar a cidade, as Vagas Vivas aparecem já no dia 21, sábado, convidando a população a celebrar em diversos pontos da cidade. A página do evento explica que, no espaço de 2,40m x 4,80m (11m² equivalentes a uma vaga ocupada por um carro, é possível fazer uma cidade mais humana e com mais convivência humana. “Violões, plantas, tapetes, chimarrões, sorrisos, bicis e a tua vontade de ser mais dono do espaço público são muito bem vindos”. Com atividades especiais programadas ainda para o dia 20 de setembro (feriado no Rio Grande do Sul – veja no link), as sugestões para a localização das Vagas Vivas estão em lugares marcantes da capital gaúcha. Saiba o que são Vagas Vivas.

Especialmente para o Domingo, a pedida para a manhã é o passeio que sairá da Praça do Expedicionário, no Parque Farroupilha (Redenção), às 10h. Às 17h, também saindo da Redenção, em frente ao auditório Araújo Vianna, está programada a Bicicletada Extraordinária do Dia Mundial sem Carro, feita aos moldes da Massa Crítica mensal.

Já em uma das ruas mais descoladas do bairro Rio Branco, a Miguel Tostes, o espaço será inteiramente dedicado à bicicleta e suas festividades (podia ser assim todo mês, toda semana ou… todo dia!). Lá, no trecho entre a Av. Protásio Alves e a Rua Cabral, em frente ao Vulp Bici Café, todos estão convidados, desde quem não sabe andar de bici ainda, até os mais experientes que queiram ajudar, a participar de ações como a Escola de Bicicleta, que ensina pessoas de todas as idades a pedalar. Ao mesmo tempo, os voluntários do Bici-Anjo (o Bike-Anjo de Porto Alegre) vão auxiliar a quem quer ganhar mais confiança para se deslocar em bicicleta nas ruas da cidade, com dicas de pedal seguro e conselhos para tornar a pedalada agradável e eficiente.

O dia na Miguel, que também contará com a Vaga Viva, terá também uma feira livre, para venda e troca de peças de bike, acessórios, roupas, livros novos e usados; e a fotógrafa Deb Dornelles, do site Porto Alegre Cycle Chic, vai estar lá para registrar o estilo e a moda involuntária de quem pedala, mostrando que a melhor roupa para pedalar é a nossa própria roupa.

Não te fresqueia com o frio e aparece por lá, vivente! 😀

2 comentários em “Em Porto Alegre, Dia Mundial Sem Carro terá vaga viva, rua fechada e muitas atrações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *