Cazé Peçanha foi acompanhado por Willian Cruz, Aline Cavalcante e Rafael Dias. Imagem: Band/Reprodução

A Liga mostra a bicicleta nas ruas, junto com o Vá de Bike

O programa A Liga, da Band, mostrou o deslocamento de bicicleta desde o Centro de São Paulo até São Miguel Paulista, na periferia leste da cidade.

Cazé Peçanha foi acompanhado por Willian Cruz, Aline Cavalcante e Rafael Dias. Imagem: Band/Reprodução
Cazé Peçanha foi acompanhado por Willian Cruz, Aline Cavalcante e Rafael Dias. Imagem: Band/Reprodução

O programa A Liga, da Band, mostrou um Desafio Intermodal na terça-feira 3 de dezembro, com os participantes se deslocando desde a Praça da Sé, no Centro de São Paulo, até São Miguel Paulista, na periferia leste da cidade.

No meio do caminho, um motorista avança pela contramão para ultrapassar toda uma fileira de carros e dá uma fechada criminosa nos ciclistas. Poucos minutos depois, encontramos seu carro parado no congestionamento. Cazé se aproxima da janela e tenta conversar, mas o motorista justifica sua atitude dizendo que estava com pressa e a fecha, se escondendo atrás do vidro “filmado”.

Apesar de ter sido um momento tenso, foi o único problema com motoristas em todo o trajeto. A cidade está realmente mudando: anos atrás, esse tipo de agressão seria a regra, não a exceção. Passamos por centenas de motoristas ao longo do caminho e nenhum teve atitude agressiva conosco.

Ao final do programa são mostrados os tempos de cada modal e a bicicleta fica em último, com exageradas 3h45. Mas na verdade não demoramos o tempo mostrado ali, principalmente por termos saído da Sé uma hora depois dos demais participantes, simplesmente porque esqueceram de levar a bicicleta que o Cazé iria usar…

Descontando os três atrasos principais – a demora inicial, a espera para poder entrar com as motos da filmagem no Parque Ecológico do Tietê e o caminho errado que o Cazé pegou distraidamente ao entrevistar a moça na marginal – gastamos no máximo 2h15. E a falta de hábito do Cazé com pedaladas longas também pesou nesse tempo: esse percurso poderia ser feito facilmente em 1h30 por um ciclista acostumado ao trajeto. A bicicleta só perderia, então, para o helicóptero.

O programa pode ser assistido pela internet, no site da Liga.

Gostou do programa? Algo te incomodou? Deixe sua opinião nos comentários!

36 comentários em “A Liga mostra a bicicleta nas ruas, junto com o Vá de Bike

  1. Achei interessante a matéria. Este tipo de estudo precisa continuar sendo feito. Mesmo que em alguns pontos a matéria tenha deixado a desejar, serve de lembrete da irracionalidade da mobilidade urbana de São Paulo. Não faz sentido que uma cidade só consiga transportar seus moradores em um tempo razoável via helicóptero, assim como não é normal uma pessoa gastar essa quantidade de tempo pra ir e vir do trabalho de transporte público. As pessoas tem que ter odireito de fazer um curso, de descansar, de fazer exercício..! Isso não é uma sociedade saudável.

    Comentário bem votado! Thumb up 4 Thumb down 0

  2. Ah, e esse motorista aí que fechou o pessoal fez um favor para nós ciclistas. A imagem dele na TV colocando a vida de uma pessoa em risco ajuda a criar empatia conosco.

    Comentário bem votado! Thumb up 7 Thumb down 0

    1. Concordo com você mas quase que a gente consegue mais um mártir e eu acho já tem mártirs o suficiente

      Comentário bem votado! Thumb up 11 Thumb down 0

    2. Melhor seria se ganhássemos empatia se no percurso feito não houvessem fechadas nenhuma e todos os motoristas respeitassem os ciclistas. Tem gente que pode dizer: é por isto mesmo que eu não pedalo todos os dias, é por isto mesmo que só vou pedalar quando tiver ciclofaixa e ciclovia…

      Thumb up 1 Thumb down 0

  3. Eu faço 10 km em 25 min todo dia para ir ao trabalho. E olha que meu caminho tem várias subidas e descidas… 20 km da pra fazer em menos de 1h. Eh ganhava do helicóptero nessa corrida aí… hahaha

    Thumb up 3 Thumb down 0

  4. *** Não assisti ainda*** , mas vários amigos e colegas de trabalho comentaram comigo sobre o programa. Isso já é um ponto positivo. Um deles comentou que ficou horrorizado com a postura do motorista frente aos ciclistas.
    Sobre o tempo “gasto” e o tempo real, isso acontece mesmo em reportagens menores e faz parte do processo de habituação da exposição da bicicleta na mídia.

    Thumb up 2 Thumb down 0

  5. Dá pra fazer em 1h30 com folga mesmo… É legal esse tipo de programa e sempre bom estar presente neles, aproveitar as oportunidades, mas é sempre complicado pois nunca dá pra expor 100% o que queremos e muitas vezes a realidade é distorcida na edição. Nesse caso ficou uma impressão péssima em relação à bicicleta, sendo apresentada praticamente como a pior opção, não fosse o fator “de graça”.

    Thumb up 3 Thumb down 0

  6. Lamentável a edição desonesta do programa. Vocês foram ajudar, e fizeram mau uso. Vi pela TV. Passou a idéia de que a bicicleta é a alternativa menos viável.

    Comentário bem votado! Thumb up 7 Thumb down 1

    1. Pois é, meu caro… também senti a mesma coisa da reportagem! Imaginei um cidadão que está disposto a utilizar a bicicleta como meio alternativo de transporte desanimar totalmente após assistir a essa matéria, pois ressaltaram a alternativa como cansativa pela exaustão do apresentador, demorada por ser a última a chegar, trabalhosa pelo pneu furado e muito insegura pelos incidentes que aconteceram no caminho, como as finas e a imprudência daquele motorista, além do relato de roubos.

      Thumb up 3 Thumb down 0

      1. só para ter uma ideia, ao chegar no destino o Cazé disse dos problemas e também comentou sobre os atrasos na largada (pois a produção fez o favor de não trazer a bicicleta) e o atraso na entrada do parque.
        Isso foi totalmente limado do programa e com um agravante, não sei se notaram, mas no início do programa o narrador (que não lembro se era o cazé) disse que atrasaram a saída em 10 minutos, 10 MINUTOS!!

        Acho que esse pessoal sofre de amnésia, só pode ser.

        Thumb up 2 Thumb down 0

  7. Eu faço 14 km de casa até o trabalho, todos os dias entre 45 e 50 minutos. Qualquer ciclista com um pouquinho de preparo faria também e faria até melhor. Honestamente, achei a matéria um desserviço a causa das bikes. Acho que a intenção foi ótima mas talvez a edição do programa tenha colocado muito a perder. Contudo, valeu pela visibilidade e a oportunidade da discussão. Grande abraço

    Comentário bem votado! Thumb up 8 Thumb down 0

  8. Não gostei da fala do especialista em trânsito. Em um dos últimos videos ele ao cruzar com a ciclovia escura, mal sinalizada, com constante ocorrência de assaltos fala “olha que bonito, o pessoal PASSEANDO de noite”, mostrando a bike como lazer, e não meio de transporte. Em um outro video (parte 3 eu acho), ele quando questionado sobre o que acha da bicicleta enquanto meio de transporte, fala que bicicleta só pode compartilhar a pista em vias com velocidade inferior a 40 km/h, que se andar em vias mais rápidas “o ciclista está colocando sua vida em risco”, como se o ciclista fosse culpado por motoristas que tentam te matar pq estão “com pressa pra chegar em casa”.

    Comentário bem votado! Thumb up 25 Thumb down 0

  9. Opa!

    é, realmente a finalização da reportagem deixou a desejar. No momento que chegamos no destino, o Cazé até comentou sobre os eventos da demora, mas isso foi totalmente cortado do programa. Lamentável.

    Bom, mas pelo menos serviu para mostrar que há alternativas ao transporte individual de carro.

    Só para constar, esse percurso eu faço em uma hora e meia. Se estiver desanimado, em duas horas.

    Abraço!

    Comentário bem votado! Thumb up 10 Thumb down 0

  10. Uma pessoa que tem por hábito pedalar, mesmo que nos fins de semana, provavelmente iria desenvolver melhor velocidade e esse tempo seria muito menor. Agora, levemos em consideração as paradas que o grupo de bike fez para(apresentador) descansar, beber água etc e tals. Bem, creio que todos já devem ter chegado a mesma conclusão que eu. Do centro até minha casa (Ermelino matarazzo, fica próximo a são miguel) é possível fazer entre 1,5h ou 2h. Por que eu já fiz isso e não sou nenhum atleta.

    O tema do programa foi excelente, meu medo é mostrar a população “desinformada” de que lugar de bike não é na rua ou que não vale a pena utilizar esse meio como transporte. De resto, parabéns pela reportagem.
    E bora pra Paulista por que o transporte urbano ainda está longe de ficar melhor, não aumentou R$ 0,20 na tarifa mas metem a mão no bolso do contribuinte através de outros impostos.

    Sucesso ao vadebike e obrigado a todos (Cicloativistas, blogueiros e tantos mais que me ajudaram a aprender como sobreviver de bike nessa insana cidade São Paulo)

    Comentário bem votado! Thumb up 11 Thumb down 0

  11. Realmente a cidade está mudando, também noto que alguns dias são bem tranquilos e isso vem acontecendo com frequência. O problema é que basta 1 motorista para estragar tudo, é isso que nossos legisladores não entendem, o paizinho atrasado.

    Comentário bem votado! Thumb up 7 Thumb down 0

  12. Esses problemas poderiam ser salientados no programa, mas mesmo com falhas é sempre bom discutir o problema do transporte e ver o “real”, ainda que um pouco maquiado pela necessidade das filmagens.

    Comentário bem votado! Thumb up 4 Thumb down 0

    1. Não vi nenhum absurdo na fala do Daniel. Estatisticamente a Bicicleta é o melhor modal para os trajetos curtos (abaixo de 5km) e médios (até 10km), o que não significa que seja “proibida” para trajetos maiores ou que não haja quem opte por usá-la em percursos maiores.

      A indicação para trajetos curtos é justamente por atender mais facilmente quase que qualquer cidadão sem maiores preparações, que vão desde os procedimentos para higine no destino até o preparo físico exigido para uma atividade de maior duração.

      Comentário bem votado! Thumb up 13 Thumb down 5

        1. Uai…Para pedalar 2km eu não precisava tomar banho. No máximo lavar o rosto.
          Para pedalar 8km eu já levo minha mochila com a troca de roupa e tomo uma ducha, mesmo com trajeto 90% plano. (Moro em BH)

          Thumb up 2 Thumb down 0

  13. [Comentário oculto devido a baixa votação. Clique para ler.]

    Esse comentário não tem feito muito sucesso. Thumb up 6 Thumb down 44

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *