Conselho de Segurança de região de São Paulo se posiciona contra ciclovias

Mesmo tendo como objetivo promover mais segurança aos cidadãos, Conseg de Santa Cecília decide registrar Boletim de Ocorrência coletivo contra ciclovias na região.

Olha que situação: os cidadãos que frequentam as reuniões do Conseg Santa Cecília estão se organizando para registrar um Boletim de Ocorrência (?!) contra as novas ciclovias na região. O twitter do grupo está sendo utilizado para divulgar a mobilização a órgãos de imprensa.

O mais irônico é que CONSEG significa “Conselho Comunitário de Segurança“. Ainda assim, são contra a segurança no viário, certamente buscando favorecer o uso particular do espaço público como área de estacionamento.

A implantação de ciclovias não possui nenhuma relação com a falta de segurança de moradores, comerciantes e frequentadores da região, problema que deveria ser o alvo primário da atuação de um Conselho Comunitário de Segurança. Pelo contrário, já que onde há mais cidadãos circulando a criminalidade diminui – como já explicava anos atrás o ex-prefeito de Bogotá, Enrique Peñalosa, ao afirmar que incentivos ao uso da bicicleta podem melhorar a segurança pública. Temos a certeza de que, pelo aspecto da segurança, o Conseg deveria incentivar a criação de ciclovias, não criticá-la.

É impressionante que questões individuais e individualistas ganhem mais relevância que a proteção direta à vida que as ciclovias representam, junto com as melhoras potenciais de qualidade do ar, saúde pública, democratização do uso do espaço público, diminuição de congestionamentos e redução na superlotação de transportes coletivos.

A quem os questiona no twitter, o responsável pela mídia social pergunta se a pessoa mora na região, como se o viário fosse propriedade particular de quem reside ali. Seguem alguns tweets para esclarecer o posicionamento deles – e o nosso.

48 comentários em “Conselho de Segurança de região de São Paulo se posiciona contra ciclovias

  1. Esse “Conselho” deveria pentear macacos! Os comerciantes mais imteligentes construirão bicicletários na frente de suas lojas. O que mais podemos esperar de um país, cujos cidadãos têm a mente tão retrógrada? Por isso vivemos num Brasil tão desclassificado diante da opinião internacional.

    Comentário bem votado! Thumb up 8 Thumb down 0

  2. Prestem atenção na foto: que povo FELIZ, que semblante maravilhoso todos felizes da vida, da gosto de ver tanta animação em VIVER no planeta terra !!!

    Comentário bem votado! Thumb up 15 Thumb down 0

  3. Eu moro na região e não me surpreendo que o CONSEG tenha entrado com tudo. O bairro tem muitos comércios, e estendido à divisa com Barra Funda tem INÚMERAS oficinas de carros. O Consegs são recheados de perfis conservadores, avessos a mudanças. Já participei de uma reunião sobre coleta seletiva e foi deprimente os argumentos contra. DE qualquer modo parabenizo o VadeBike por travar a primeira batalha. Ainda há muito que fazer. Para mim a frase perfeita é “Construam que eles virão!” e assim teremos mais ciclistas na rua.

    Comentário bem votado! Thumb up 19 Thumb down 0

  4. Não consigo enxergar, em todas as alegações feitas pelos opositores às ciclovias, um argumento que não esteja focado no uso privado deles do espaço público.

    Comentário bem votado! Thumb up 12 Thumb down 0

    1. Isto é interessante, a implantação da ciclovia está ajudando na discussão do privado e público. Esse movimento vai ser muito bom para a cidade. Contudo, o mais importante, é a gente não ficar totalmente contra, e ficar neste bate-boca. Há coisas que devemos ir conversando devagar com a sociedade, que pesando os prós e contras, vai adotando uma cultura diferente e mais sustentável. O que São Paulo precisa é tempo para pensar nestas coisas, e nós também.

      Thumb up 1 Thumb down 0

  5. Gostaria de saber onde estava esse tal conselho de segurança no ano passado quando um motorista simplesmente me viu de bicicleta em uma rua na Santa Cecília e me fechou tentando me imprensar contra um ônibus só porque eu o ignorei quando ele disse para eu pedalar na calçada.

    Eu vi esse tweet desse conselho hoje de manhã no Twitter da CET de SP e achei um absurdo, ainda mais por comentarem que são contra ciclofaixas, ou seja, nem sabem a diferença entre ciclofaixa e ciclovia.

    Comentário bem votado! Thumb up 8 Thumb down 0

  6. Se eu fosse ladrão eu esconderia atrás dos carros estacionados para emboscar pessoas. Não pode esconder numa ciclovia.

    Comentário bem votado! Thumb up 7 Thumb down 0

  7. Não vi no texto um motivo para o tal CONSEG ser contra, além de talvez os moradores da região não terem sido consultados quanto à colocação da ciclovia. Mas uma questão deles faz sentido: há estudos de que ali é um bom lugar para uma ciclovia? Colocar por colocar vai acontecer o mesmo que aconteceu com algumas faixas de ônibus pintadas no chão e que alguns meses depois não existem mais (só provando o quão errada foi a medida em alguns lugares). E cito um exemplo: Avenida Pedro Álvares Cabral, na região do Obelisco, sentido Avenida Brasil. A única coisa que resta da faixa da ônibus é uma placa indicando o seu fim pouco antes da Rua Manoel da Nóbrega, em frente à Assembléia Legislativa (nem a faixa no chão existe mais). A faixa devia ter uns 200 ou 300 metros. Completamente inútil. Mas ainda assim foi colocada e depois retirada.

    Só lamento que alguns chamem essas pessoas, que não estão fazendo nada além do seu direito de serem ouvidos, de “velhos e jovens conservadores e ressentidos com a vida”, “reacionários”, “trolls”.

    Afinal conversar, entender os pontos de vista, contra-argumentar e tentar convencer com civilidade é coisa do passado. O que vale hoje é quem grita mais alto.

    “Posso não concordar com uma única palavra do que você diz, mas defenderei até a morte o teu direito de dizê-las”

    Polêmico. O que acha? Thumb up 6 Thumb down 8

    1. Jorge, ninguém aqui mostrou alguma pretensão de impedi-los de falar. Estamos apenas nos resguardando ao direito de nós ficarmos calados e deixá-los isolados na CONSEG – isso faz parte do jogo democrático.

      E sim, são ressentidos no sentido de que praticam uma política do ressentimento e do ódio a tudo que é diferente do que eles entendem como certo. São saudosos do tempo em que a PM limpava a rua de vagabundos na base do cacete, tanto que são absolutamente críticos e refratários ao Braços Abertos, sob a alegação de que pessoas como aquelas morando no bairro afetam o preço dos imóveis negativamente. Se vir a página deles no Facebook, verá que é repleta de homenagens à PM, a delegados e coisa do gênero, justamente num período tão delicado quanto o que passamos sobre a questão da liberdade de expressão e dos direitos humanos.

      A CONSEG não é um espaço democrático, as declarações da presidência, se você pesquisar, são absolutamente fascistas: contra ciclistas, contra moradores de rua, contra viciados em droga. As vozes dissonantes que lá surgem são ridicularizadas e perseguidas. É um conselho capturado e que não representa em nada a sociedade civil e o Estado Democrático.

      A única coisa que merecem de nós é o boicote.

      Comentário bem votado! Thumb up 11 Thumb down 1

  8. Moro na região da Santa Cecília/Campos Elísios.

    Das declarações que já ouvi desse Conselho escroto não sei qual é a mais fascista.

    Concordo com o Otávio. Vamos isolá-los e, dessa forma, nem legitimar que um Conselho de Segurança de Bairro debata assuntos relacionados à mobilidade.

    São policiais, militares reformados, velhos e jovens conservadores e ressentidos com a vida, deixemos gritanto sozinhos para que não ganhem mídia.

    A história vai cuidar de varrê-los, são mortos insepultos.

    Comentário bem votado! Thumb up 8 Thumb down 1

  9. É absurdo. Não sabem de nada e falam de insegurança por causa de uma ciclovia. É uma guerra contra a ciclovia. Brutalidade mesmo sem justificativa. A justificativa é qualquer mas não tem fundamento. Tem que rebater sem promover. Não sei se é possível.

    Thumb up 3 Thumb down 0

  10. temos que fazer pressão para não tomar rasteira dos reacionários!

    os conselhos de segurança hoje em dia estão deturpados de sua finalidade. por isso, ao invés de resolverem questões de segurança pública nada mais são do que “balcões de negócio” que usam as forças policiais (público) para arranjarem questões de segurança/interesses privados.
    é lá também que os comerciários da região têm uma espécie de assembleia.
    isso explica essa esquizofrenia de misturar a questão de transporte (ciclovias) com a segurança privada.

    temos que mostrar nossa força e protestar contra esse tipo de atitude reacionária.

    Comentário bem votado! Thumb up 8 Thumb down 0

    1. isso me lembra o episódio em que nosso antigo prefeito de são paulo, gilberto kassab, proibiu a distribuição de sopas no centro da cidade alegando que os que se alimentavam dela geravam excrementos pelas vias, praças e calçadas da região. a lógica do absurdo!

      Comentário bem votado! Thumb up 7 Thumb down 0

  11. Não alimente os trolls, deixem que procurem seus “direitos”, o MP, a ONU, façam o “boletim de ocorrência”, qual seria o “crime” do boletim? Gestor público decidiu instalar ciclovia na rua pública para proteção dos ciclistas, mas sem tocar minha campainha antes. Imagina, vamos ter vários outros BO’s, Gestor público fez uma creche na frente da minha casa e não me avisou. Gestor público fez um hospital na rua de trás e não me avisou. Gesto público instalou saneamento básico na minha rua e não me avisou. Difícil hein…

    Comentário bem votado! Thumb up 19 Thumb down 0

    1. Não consigo entender este pessoal que reclama que a prefeitura fez uma alteração na via PÚBLICA sem tê-los consultado.
      Ora bolas, nem a calçada em frente a nossa cassa é nossa!
      A prefeitura, Sabesp, Comgás ou qualquer outra empresa do tipo pode muito bem destruir nossa calçada ou fazer buracos na rua para executar um serviço sem ter que pedir autorização!

      Comentário bem votado! Thumb up 8 Thumb down 0

    2. O meu medo Otavio, é que nós sabemos que existem juizes e delegados que vendem sentenças e mandatos, sem qualquer embasamento jurídico. Não subestime esses reaças, eles são perigosos e tem ampla proteção e conivência das Policias e do Judiciário. Abraços !!!!

      Comentário bem votado! Thumb up 5 Thumb down 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *