Foto: Bike Zona Sul

Nova ciclovia surge na Granja Julieta e Chácara Santo Antônio, na Zona Sul de São Paulo

Veja fotos e saiba o trajeto da nova ciclovia que está sendo sinalizada na Granja Julieta e Chácara Santo Antônio, Zona Sul de São Paulo.

Foto: Bike Zona Sul
Foto: Bike Zona Sul

Por Bike Zona Sul

É com muita alegria que informamos que uma nova ciclovia está para ser inaugurada na Zona Sul. Trata-se da ciclovia da Granja Julieta/Chácara Santo Antônio. A estrutura seguirá por uma boa parte da primeira ciclorrota da Cidade de São Paulo, a Ciclorrota do Brooklin.

Tudo indica que será uma ciclovia totalmente bidirecional, ou seja, de mão dupla, que começará na Rua Alexandre Dumas (esquina com a Rua Comendador Elias Zarzur), cruzando as avenidas Vereador José Diniz, Adolfo Pinheiro e Santo Amaro. Depois, seguirá pela Rua Francisco de Moraes, descendo a Fernandes Moreira até chegar à Rua José Vicente Cavalheiro, voltando para a Alexandre Dumas e continuando até a Estação Granja Julieta.

Próximo à estação, já estão sendo colocadas placas de sinalização, além de faixas da CET, indicando a presença da ciclovia pelo local.

É muito bonito de se ver uma estrutura cicloviária sendo criada. Nem acreditei quando vi… Estou até agora sentindo o cheiro de tinta fresca.

Esperamos que venham muito mais ciclovias para conectar outros bairros, principalmente na extrema Zona Sul, onde mais precisamos dessas faixas dedicadas exclusivamente às bikes.

Veja essas e outras fotos, comentadas, na fan page do Bike Zona Sul

41 comentários em “Nova ciclovia surge na Granja Julieta e Chácara Santo Antônio, na Zona Sul de São Paulo

  1. Realmente estamos vendo que alguns paulistanos só olham pro próprio umbigo e com o “jeitinho brasileiro” ainda querem utilizar o espaço público para guardar um bem particular.

    Lugar de estacionar carro é na garagem, simples assim…

    Comentário bem votado! Thumb up 4 Thumb down 0

  2. É isso aí, Eduardo, ao invés de ficarem reclamando de congestionamento, lucro das montadoras, impostos abusivos e do preço da gasolina, esses petro-ativistas tinham que se mudar mesmo, pra bem longe.

    Thumb up 2 Thumb down 1

  3. [Comentário oculto devido a baixa votação. Clique para ler.]

    Esse comentário não tem feito muito sucesso. Thumb up 0 Thumb down 23

    1. Eduardo, você está ficando repetitivo. Talvez a meia dúzia de lagartixas seja quem reclame por não ter mais vaga para estacionar na porta de casa, escondendo seu objetivo egoísta de utilizar o espaço público para fins particulares por trás de uma suposta preocupação com mobilidade, fluidez, etc. Limpe suas lágrimas de crocodilo e veja oportunidade onde outras lagartixas choronas se limitam a enxergar uma crise.

      Grande abraço e obrigado por visitar com tanta frequência nosso site. 🙂

      Comentário bem votado! Thumb up 19 Thumb down 0

  4. [Comentário oculto devido a baixa votação. Clique para ler.]

    Esse comentário não tem feito muito sucesso. Thumb up 0 Thumb down 25

    1. Ok, Rubens, você já conseguiu dar o seu recado. Desejo toda a felicidade do mundo pra você. E melhoras pro seu degradado habitat de jacaré, ok?

      Comentário bem votado! Thumb up 13 Thumb down 0

  5. [Comentário oculto devido a baixa votação. Clique para ler.]

    Esse comentário não tem feito muito sucesso. Thumb up 1 Thumb down 20

    1. Maria Lúcia, vamos separar as coisas. Primeiro, Metro é de responsabilidade estadual, sim faz parte do planejamento urbano e de mobilidade da cidade mas quem faz (ou deixa de fazer) é o governador, ciclovias e ônibus são municipais. Querer que um espere o outro para fazer algo é inviável.
      Quanto aos ônibus têm bastante coisa sendo feita, os corredores de ônibus, que tanta gente reclama é justamente uma das principais medidas para melhorar este modal. A prefeitura está fazendo as duas coisas, melhorando o transporte público e criando estrutura cicloviária. Não vejo motivo para uma coisa só poder ser feita depois da outra se é possível faze-las ao mesmo tempo.

      Comentário bem votado! Thumb up 19 Thumb down 1

    2. [Comentário oculto devido a baixa votação. Clique para ler.]

      Esse comentário não tem feito muito sucesso. Thumb up 0 Thumb down 19

    3. Claro, porque afinal se em vez da faixa de bicicletas houvesse carros estacionados, aí sim “os veículos” teriam local para transitar, hein? No mais, nenhuma ciclovia retirou espaço dos ônibus (muito menos do metrô), então não entendo a celeuma.

      Vale lembrar que bicicleta também é veículo, reconhecido como tal pelo Código de Trânsito (Lei Federal 9.503, de 23 de setembro de 1997).

      Comentário bem votado! Thumb up 13 Thumb down 0

  6. Muito legal! Ela já está pronta e funcionando, e ligará também ao parque severo gomes na granja julieta, já colocaram cavaletes, só falta pintar a faixa.

    Thumb up 4 Thumb down 1

  7. [Comentário oculto devido a baixa votação. Clique para ler.]

    Esse comentário não tem feito muito sucesso. Thumb up 2 Thumb down 27

  8. Muito legal ter uma ciclovia vizinha a minha casa! Já tive o prazer de utilizá-la! Mas um bom trecho dessa ciclovia não fica na Granja Julieta… É Chácara Santo Antônio!!!

    Thumb up 4 Thumb down 2

  9. [Comentário oculto devido a baixa votação. Clique para ler.]

    Esse comentário não tem feito muito sucesso. Thumb up 3 Thumb down 23

  10. Nossa, que máximo!

    Espero que um dia eles liguem a região da brigadeiro com a Faria Lima.

    Infelizmente eu ia de bike trabalhar antes, pegava a ciclovia da Faria Lima, ou ia pela ciclovia pinheiros, mas agora moro na Bela Vista e parei de ir 🙁 tenho medo de descer o morro no meio dos carros..

    Comentário bem votado! Thumb up 6 Thumb down 1

  11. Muito legal né! Vi esses dias e fiquei felicissima! Vc sabe se vão ligar a da marginal? Como para exatamente na porta do teem imaginei que fosse esse o sentido, mas não achei nada na internet…

    Thumb up 5 Thumb down 2

    1. Júlia, de fato faria todo sentido que a CPTM abrisse um acesso para a ciclovia da marginal…no entanto eles estão pouco se lixando para a integração das ciclovias. Perguntei na ouvidoria da CPTM e eles responderam o seguinte:

      “Nº da Manifestação: 2014/032571

      Informamos que, no momento não há previsão de construção de novos acessos à ciclovia. Somente após o término das obras da Linha 17 do Metrô, será possível avaliar as condições para implantação de um novo acesso.

      Atenciosamente

      Núcleo de Comunicação Digital
      Gerência de Relacionamento
      Companhia Paulista de Trens Metropolitanos CPTM
      0800 055 0121”

      Destaco o trecho : “Somente após o término das obras da Linha 17 do Metrô, será possível avaliar as condições para implantação de um novo acesso”

      Fala sério!! Como sabemos que a linha 17 só será suas obras concluídas em 2117, a resposta da CPTM à minha manifestação deixa evidente o DESCASO desta companhia e do Governo Estadual em colaborar com a prefeitura na integração das cicláveis. É REVOLTANTE, pois a ciclovia termina logo ali na frente da Estação Granja Julieta e não tem, nem está prevista um simples acesso que a integre com a ciclovia da marginal!

      Resultado: a ciclovia da Chácara Santo Antonio ficará subutilizada no que depender da CPTM e do governo do Estado. Resta esperar que a prefeitura tenha o bom senso de delimitar novas ciclovias que liguem a chácara santo antonio às regiões centrais da cidade, pois já vimos que da CPTM não se pode esperar colaboração NENNHUMA.

      Thumb up 3 Thumb down 0

  12. Ótima notícia, a realidade está mudando, agora falta um acesso para a ciclovia do Pinheiros na estação.

    Comentário bem votado! Thumb up 11 Thumb down 1

    1. Infelizmente, no que depender da CPTM, isto não vai acontecer até que a linha 17 do metrô tenha suas obras concluídas… quem sabe em 2392?

      Thumb up 1 Thumb down 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *