Imagem: Bouke Salverda / Matthew Blackett / Spacing.ca / Vá de Bike

Como você se sentiria se uma bicicleta estacionasse na SUA faixa?

Com o objetivo de conscientizar motoristas que estacionam em ciclofaixas e ciclovias, cartaz mostra bicicleta estacionada no meio de uma avenida. Como você se sentiria?

Imagem: Bouke Salverda / Matthew Blackett / Spacing.ca / Vá de Bike
Imagem: Bouke Salverda / Matthew Blackett / Spacing.ca / Vá de Bike

Cartaz criado pela revista Spacing para conscientizar motoristas que estacionam em ciclofaixas e ciclovias, adaptado para o português pelo Vá de Bike. Produzido originalmente em 2006, no Canadá, mas extremamente condizente com o momento em que nos encontramos em São Paulo e em todo o Brasil.

A imagem foi divulgada em 2007, com um texto onde Matthew Blackett conta ter presenciado um policial, que fazia sua ronda de bike, passar direto por carros estacionados em uma ciclofaixa, sem parar para multá-los. “Fiquei imaginando o que o policial teria feito se três ciclistas tivessem estacionado suas bicicletas na faixa dos carros”, conta Blackett.

Ele acrescentou a esse texto uma imagem que havia montado no ano anterior, usando uma foto de Bouke Salverda, e a divulgou no site da Spacing, estimulando os leitores a espalhar o cartaz. “Encorajamos todos vocês a baixá-lo, colocá-lo em seus blogs e web sites, colocá-los em postes próximos a locais de estacionamento com ciclovias ou imprimir e colocar nos parabrisas [dos carros estacionados nas ciclovias] quando apropriado”.

“A coisa mais importante é passar ao público em geral a mensagem de quão importante é para os ciclistas ter um caminho desobstruído, livre do perigo de carros e caminhões. Precisamos comunicar melhor como ciclistas e motoristas precisam conviver nas ruas e mostrar respeito uns pelos outros”, concluiu Matthew.

Para baixar a versão maior clique na imagem para ampliar, depois clique com o botão direito e peça para salvar no seu computador.

Compartilhe! Divulgue!

Mãe e criança indo para a escola são colocadas em risco por carros estacionados na ciclovia. Foto: Paulo Preto
Mãe e criança indo para a escola são colocadas em risco por carros estacionados na ciclovia. Foto: Paulo Preto

Por que não estacionar?

A foto ao lado fala por si: uma mãe e sua filha, indo para a escola de bicicleta, são colocadas em risco pelos carros estacionados. E a ciclovia é bidirecional, o que significa que quando estiverem voltando terão que usar a rua na contramão.

Essa necessidade de estacionar próximo ao destino vale colocar essas vidas em risco? Não seria possível estacionar do outro lado da rua ou um pouco mais distante, caminhando um pouco depois de dirigir confortavelmente por todo o trajeto? No caso de mercadorias sendo descarregadas, não é possível fazer como nos shopping centers, em que elas são transportadas por tantos corredores até chegar às lojas?

É inadmissível que necessidades individuais e individualistas ganhem voz sobre o direito de circulação segura e a proteção à vida. É uma discussão que não deveria nem começar dada a desproporcionalidade dos argumentos, quanto mais ganhar tamanha relevância na imprensa.

Veja 18 razões para apoiar a implantação de ciclovias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *