Simulação de como deve ficar a ciclovia da Av. Paulista. Arte: Vá de Bike

Av. Paulista terá ciclovia no canteiro central

Canteiro central será alargado para conter a ciclovia, que ficará na altura da calçada. Grades serão instaladas em alguns pontos.

Simulação de como deve ficar a ciclovia da Av. Paulista.
Simulação de como poderá ficar a Av. Paulista. Além do alargamento do canteiro central, serão colocadas grades em alguns pontos para proteger os ciclistas. Arte: VdB

Atualizado (4/set, 15h): Prefeito determinou que ciclovia da Av. Paulista seja construída somente em 2015 – leia aqui

O secretário de Transportes da cidade de São Paulo, Jilmar Tatto, declarou ao jornal O Estado de São Paulo que a avenida símbolo da cidade, a Paulista, deve ter uma ciclovia implantada até o final de 2014. As obras devem começar ainda no mês de setembro.

Como já havia sido antecipado pelo secretário em reunião com cicloativistas em julho, o canteiro central será alargado para conter a ciclovia. Segundo informações do jornal, a calçada do canteiro central deve ser alargada em cerca de 25 centímetros de cada lado (na reunião com o secretário, havia sido aventada a possibilidade de alargar em até 80 centímetros). A mudança não deve diminuir a quantidade de faixas para os automóveis da avenida, atualmente três em cada sentido mais a dos ônibus.

Em alguns pontos da ciclovia devem ser colocadas grades para proteger os ciclistas. Ainda segundo a reportagem, a ciclovia será ligada com a da Vergueiro em uma das pontas da avenida; na outra, seguirá por dentro do bairro do Pacaembu em vez de continuar pela Dr. Arnaldo.

Ciclista deixa carros para trás, no trânsito parado da Avenida Paulista. Foto: Willian Cruz
Ciclista deixa carros para trás no trânsito parado da Avenida Paulista. Foto: Willian Cruz

As obras devem começar ainda em setembro, se estendendo até o final do ano. Além da reforma da calçada e instalação dos gradis, os canteiros de flores precisarão ser retirados e alguns semáforos realocados para o meio do canteiro central. A velocidade máxima da avenida já é de 50 km/h, portanto não deverá ser alterada.

Avenida é rota de ciclistas

A Av. Paulista é a via com mais acidentes com ciclistas por quilômetro em São Paulo. Ainda assim, é um dos melhores caminhos quando se está de bicicleta, por ser o mais curto e mais plano, dando acesso a várias regiões da cidade.

O eixo do “espigão”, que vai do Jabaquara a Perdizes, é relativamente plano, com um desnível irrisório e bem distribuído ao longo de seus mais de 13km de extensão. Qualquer rota alternativa implica em muitas subidas e, geralmente, aumento da distância percorrida – o que todo ciclista que está realizando um deslocamento sem intenção de treino costuma evitar.

Saiba aqui por que os ciclistas continuam usando a Av. Paulista, por mais que se incentive a utilização das vias paralelas.

Atualizado (4/set, 15h): Prefeito determinou que ciclovia da Av. Paulista seja construída somente em 2015 – leia aqui

46 comentários em “Av. Paulista terá ciclovia no canteiro central

  1. Gostaria de saber como ficaria com as grelhas de ventilação do metrô no canteiro central? Tampa-las seria um problema para o combate a incêndios no subterrâneo.

    Thumb up 1 Thumb down 0

    1. Se são imprescindíveis, o provável é que sejam mantidas, Marcio. O que não é necessariamente um problema, desde que os vãos sejam pequenos o suficiente para as rodas não entrarem. Mas será preciso algum cuidado ao passar por elas em dias de chuva.

      Comentário bem votado! Thumb up 4 Thumb down 0

  2. Olá pessoal amantes do pedal.

    Tenho procurado acompanhar todo o processo de implantação das ciclovias em Sampa. Muitos comentários elogiosos, outros nem tanto… e por ai vai. Acredito que o graaande mérito da atual gestão municipal está no fazer. Se o procedimento correto fosse adotado, ou seja, desenvolver todo um estudo minucioso, ter-se aquele planejamento detalhado típico de países de 1º mundo e, por fim e em menos tempo, implantar as ciclovias, tenham em mente que muito pouco poderia ser feito. Estamos no Brasil, e a lógica é simples, fazer o que é possível com o planejamento permitido no curto espaço de tempo disponível. A questão aqui, em minha humilde opinião, está no acompanhamento da operacionalização das ciclovias em funcionamento para que os equívocos cometidos possam ser corrigidos da melhor maneira possível. Acredito que, dentro da atual lógica, o foco maior deverá ser dado no pós implantação, assim tais erros permitirão nas próximas obras medidas corretivas a serem aplicadas na implantação das ciclovias. Grande abraço a todos.

    Comentário bem votado! Thumb up 6 Thumb down 1

    1. A situação no centro com Santa Cecília mostrou como essas implantações podem ser dramáticas. E na periferia, no Parque Continental, aconteceu a mesma coisa, embora realmente não havia necessidade.
      Gerando um drama sem tamanho. Eu, que sou morador próximo da ciclovia, vi um processo constrangedor como cicloativista. Somado a isto, problemas com pistas BMX ( embora irregulares ) foram destruídas sem explicações, após a troca de subprefeitos. E, agora para indignação de todos, tem uma ciclovia na avenida principal do bairro, sem consultas se lá seria local adequado. A prefeitura está contando com a falta de envolvimento dos moradores em assuntos públicos ? Santa Cecília passou por isto, e o Parque Continental está passando por isto. Se a ciclovia de Santa Cecília provocou isto, por que no Parque Continental não tiveram este cuidado, pois foi depois da Santa Cecília, questão de meses.

      Thumb up 0 Thumb down 1

  3. Com a ciclovia da Paulista o único motivo para não ir para o trabalho de bike é não ter onde deixá-la. Deveria haver na legislação municipal a obrigatoriedade de destinação de um percentual da área de garagem para a instalação de bicicletário. No prédio em que trabalho aqui na Paulista, por exemplo, são 25 andares e há apenas vaga para 10 bicicletas, todas já ocupadas, logicamente. Calculo que são por volta de 1500 funcionários no prédio. Provavelmente em outros prédios da região também haja esta mesma restrição.

    Thumb up 3 Thumb down 0

    1. Caro Maurício
      Existe sim legislação municipal que obriga os estacionamentos públicos e privados fornecer vagas para bicicletas.
      O link para a Lei citada é esse:

      http://www3.prefeitura.sp.gov.br/cadlem/secretarias/negocios_juridicos/cadlem/integra.asp?alt=07022007L+142660000

      E a coletânea de leis aplicáveis está aqui:

      http://vadebike.org/2013/09/lei-obrigatoriedade-bicicletario-estacionamento-bicicletas-shopping-lojas-condominios/

      Abraço e boa sorte.

      Comentário bem votado! Thumb up 4 Thumb down 0

    2. converse com o sindico do prédio onde trabalha. normalmente a resposta é negativa. dai coloque aqui o prédio, a resposta do sindico e avise ele que estará online a resposta negativa. em pouco tempo a negativa pode mudar para positiva! o importante é sempre ser educado, calmo e objetivo nessas conversas e falar que entende a negativa do sindico, mas que precisa colocar isso online por uma questão de cidadania. essa é minha sugestão. ja fiz algo parecido num prédio que eu trabalhei e funcionou.

      Thumb up 3 Thumb down 0

      1. Obrigado a todos.
        Vou reunir o material e entrar em contato com a administração do prédio. O interessante é que se tem notícia da ampliação das vagas para automóveis aqui no prédio (mais carros na rua) e não se comenta nada sobre número insignificante para bicicletas. Pelo que entendi, caso se aumente 86 vagas, deveria pelo menos ter mais 7 vagas para as magrelas.

        Thumb up 1 Thumb down 0

  4. Oi William. E aquele projeto de construir uma ciclovia na faixa da direita, liberando o canteiro central para a construção de um corredor de ônibus? Não seria uma solução melhor que atenderia não apenas aos ciclistas, mas também quem utiliza o transporte público?

    Thumb up 2 Thumb down 0

    1. Provavelmente sim, mas seria necessária uma reforma completa da avenida e a discussão seria bem mais longa. Essa reforma levaria anos para ser aprovada e demoraria também para se obter verba, pois o custo seria enorme. Então que venha a ciclovia agora no canteiro e uma reforma completa comece a ser discutida desde já, porque as vidas que ali circulam não podem esperar.

      Thumb up 1 Thumb down 0

    2. aqui em curitiba colocaram na direita= conflito toda hora com carros que entram em garagens, carros que viram a direita em outras ruas, pedestres que usam a ciclovia por ela estar perto da calçada.
      então para deslocamento continuo e com menos conflitos, no meio é melhor. o ruim é se precisar parar no meio da quadra. as vezes vai ter que ir até uma esquina e passar na faixa de pedestres.

      Thumb up 2 Thumb down 0

  5. Fico pensando em como será a ligação com a Vergueiro, se será pela Bernardino de Campos – uma rua bem apertada – ou dando a volta pelo viaduto/rua do Paraíso.
    Pela Bernardino seria o ideal, mas a rua tem árvores enormes e bonitas no canteiro central, que acho que ninguém gostaria de ver retiradas. Tem também calçadas bem estreitas, já sacrificadas pelas pistas de carros, que também não são largas.
    Já pela rua do Paraíso, além de haver uma certa volta para quem quer ir/vir do sul, ainda há um trecho sobre calçadas, bastante estreito, mas que foi a solução encontrada por enquanto.
    Realmente, acho que essas soluções são muito boas para esse primeiro momento, de conquista do espaço. No futuro, com o uso da bicicleta aumentando (graças aos ciclistas tartarugas que ficarão incomodando os veteranos), pode ser que haja a força política para roubar mais alguns centímetros das pistas de carros, e melhorar a situação de ciclistas e pedestres.

    Thumb up 1 Thumb down 1

  6. A notícia é maravilhosa e atende uma demanda histórica dos frequentadores da Av. Paulista, sejam ciclistas, motoristas ou pedestres. No entanto, de acordo com o anúncio, ao final da avenida a ciclovia seguirá apenas por dentro do bairro do Pacaembu, por trajeto que deverá passar por trás do cemitério do Araçá e, ao que tudo indica, fará ligação com a ciclovia da Sumaré. Será útil para uma parte dos ciclistas, mas imagino que a maioria continuará seguindo até seu destino pela Dr. Arnaldo, por ser plana e reta. O prefeito já mostrou a que veio ao priorizar ônibus e bicicletas, em detrimento do transporte individual motorizado. Assim, fica meu apelo para que se aproveite a topografia local e se faça ciclovia por toda a Dr. Arnaldo, para a segurança de todos.

    Comentário bem votado! Thumb up 6 Thumb down 1

  7. William, você sabe ou tem alguma novidade sobre a extensão da ciclovia Faria Lima até a República do Líbano? Assim como a Paulista eu tenho visto um número cada vez maior de ciclistas nessa região (eu sou um deles…).

    Thumb up 2 Thumb down 0

  8. E a questão dos pedestres, pensaram que ali é ilha de espera para o semáforo? Onde serão acomodados, em cima da ciclovia pra criar atrito? A coisa tem que ser bem pensada pra não fazer m$#@@. A largura será suficiente pra ultrapassagens? Caberão pelo menos três ciclistas ao todo ou melhor ainda 2 em cada sentido? Estamos falando de ciclovia numa avenida plana de boa qualidade que liga vários pontos e não uma ciclovia de orla onde a pessoas vão a passeio andando a 10km/h.

    O problema do que estão fazendo é que só estão pensando nos iniciantes da bike e esquecendo quem já pedala, que é acostumado a andar na faixa toda, rápido, dai vc pega esse cara (eu) e enclausura em 50 centímetros numa ciclovia esburacada (pelo menos no meu bairro) e ainda por cima bi-direcional.

    É o famoso imediatismo, já que daqui uns anos os iniciantes serão veteranos e perceberão os mesmos erros.

    Comentário bem votado! Thumb up 8 Thumb down 4

    1. Realmente é importante pensar na questão dos pedestres. Uma das “soluções” seria aumentar o tempo dos semáforos para pedestres, permitindo uma travessia única, principalmente para idosos e crianças. Sobre a questão de pensar primeiro nos iniciantes, isso é uma estratégia adotada para primeiro trazer as pessoas dos outros modais para ocupar a ciclovia. Posteriormente, a bicicleta fazendo parte da cultura paulistana, ai sim vamos brigar com melhorias e aumento em todos os lugares. O ideal seriam 2 faixas para fazermos as ultrapassagens de maneira segura. Mas no começo, serão várias pessoas pedalando a 10, 15km/h e nós que já pedalamos e na correria do dia-a-dia teremos que ter paciência. Faz parte do processo de mudança de cultura meu amigo.

      Comentário bem votado! Thumb up 17 Thumb down 1

    2. Otavio, acredito que a questão dos pedestres pode ser equacionada aumentando o tempo de travessia. Na Av. Faria Lima funciona bem, mesmo em frente ao Shopping. O ideal seria mesmo retirar uma das faixas dos carros em cada lado da avenida, mas imagine se a opinião pública motorizada permitiria isso… Acho que devemos começar dessa forma e, comprovando a necessidade de ampliação com a saturação do espaço, brigamos pelo seu avanço sobre as demais faixas. Será bem mais fácil justificar (e conquistar). Em outras palavras, bora lotar essas ciclovias!

      Comentário bem votado! Thumb up 8 Thumb down 0

      1. Mesmo com mais tempo de semáforo sempre tem os “atrasados” que acabam ficando no canteiro. No caso da faria lima ele é bem mais largo, e nos trechos de travessia ficaram bons espaços de espera, algo que não vejo na paulista com a largura atual, mesmo adicionando meio metro. Ou a ciclovia via ficar bem estreita ou os pedestres ficarão apertados, ruim pra ambos e bom pros carros.

        Thumb up 0 Thumb down 0

    1. as flores e canteiros deveriam ir para as calçadas no pontos mortos. ou seja ao lado de postes e equipamentos que ja estão em cima das calçadas.

      Thumb up 2 Thumb down 0

  9. São Paulo tá dando um banho nessa questão de ciclovias/ciclofaixas!
    Em Floripa, o prefeito jura que vai aumentar em 20Km a malha cicloviária, e até tá tentando, mas aparentemente, ele cria ciclofaixas/ciclovias que ligam nada a lugar algum! Daí é complicado!

    Thumb up 4 Thumb down 1

    1. André, vale lembrar que a ciclovia não precisa levar do ponto A ao ponto B para ser útil; se ela proteger os ciclistas em um ponto crítico, sendo útil em parte do trajeto, já estará cumprindo sua função. É claro que uma malha interligada é sempre melhor, mas ciclovias pontuais também podem ter seu mérito, se (e somente se) implantadas nos locais adequados.

      Comentário bem votado! Thumb up 8 Thumb down 1

  10. Demorou! O espaço esta disponível e é só fazer a ciclovia. Trabalho na região e preciso me deslocar pela avenida
    umas tres vezes por dia.Hoje, uso a faixa do onibus.

    Comentário bem votado! Thumb up 6 Thumb down 1

  11. Maravilhosa notícia!Bem que a ciclovia poderia se estender por todo eixo “espigão”…moro próximo ao Jabaquara e a região está muito carente de ciclovias…

    Comentário bem votado! Thumb up 12 Thumb down 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *