Árvore na calçada da Av. Politécnica já teve a área em volta de sua raiz reaberta. Imagem: Tacio Phillip

A polêmica da ciclovia da Av. Politécnica, em São Paulo (com vídeo)

Vídeo feito por ciclista mostra na prática como é pedalar na ciclovia da Av. Politécnica, na zona oeste de São Paulo, com seus trechos de calçada compartilhada.

Árvore na calçada da Av. Politécnica já teve a área em volta de sua raiz reaberta. Imagem: Tacio Phillip
Árvore na calçada da Av. Politécnica já teve a área em volta de sua raiz reaberta. Imagem: Tacio Phillip

O ciclista Tacio Phillip fez um vídeo, em tom exaltado de desabafo, sobre uma ciclovia que tem sido muito criticada em São Paulo: a da Av. Politécnica, na zona oeste da cidade. Entre as críticas, estão o uso da calçada, conflito com pontos de ônibus e risco aos ciclistas por passar em frente a postos de gasolina.

Assista e veja NA PRÁTICA como é pedalar por lá, inclusive nos trechos considerados “polêmicos”.


Considerações nossas:

  • Sério que tem gente reclamando que a ciclovia passa em frente a postos de gasolina? Se um posto de gasolina oferece tanto perigo assim, acho que era melhor tirar o perigo dali, hein? 🙂 Falando sério, se um motorista passa em velocidade sobre uma área de calçada, o problema não é com a ciclovia. Na verdade a sinalização vermelha de alerta no solo tende a aumentar a atenção do motorista. E se está perigoso porque agora há uma ciclovia passando em frente a um posto de gasolina, será que as pessoas já pararam para pensar qual o grau de risco, comparativamente falando, que havia ANTES da sinalização da ciclovia?
  • Na parte dos pontos de ônibus, o ciclista deve reduzir a velocidade e passar com cuidado, para não surpreender quem possa estar desembarcando. Se houver gente embarcando, deve esperar. Ali não havia alternativa: na esquerda, naquele trecho, há um canteirinho estreito, que por sumir adiante para se unir a uma saída da pista principal colocaria o ciclista em uma situação bem ruim, tendo que cruzar a frente de ônibus saindo do ponto para voltar à direita. Um próximo passo poderia ser transpor a ciclovia para trás dos pontos de ônibus, avançando a calçada para onde hoje está a ciclovia, mas é necessário avaliar in loco para se ter certeza da viabilidade.
  • Reparem que o espaço que havia sido cimentado ao redor da árvore, na calçada compartilhada, já foi reaberto para que ela possa respirar e a terra absorver água. Sim, foi um erro, mas foi corrigido.
  • A quase totalidade das reclamações realmente vem de quem não usa a bicicleta, ou não a utiliza naquele local.
  • Claro que se a ciclovia não usasse a calçada seria MUITO melhor, mas os motoristas que estão reclamando dela na calçada reclamariam MUITO mais se uma faixa do viário fosse retirada numa região que entope de carros todos os dias de uma forma absurda. Iam dizer que é delírio autoritário, que ninguém usa, que estão superfaturando tinta e por aí vai. Que comece como calçada compartilhada e, conforme saturar de ciclistas, seja transportada para o viário.
  • A calçada compartilhada precisa ter mudança em sua sinalização, para indicar claramente aos ciclistas que eles devem dar prioridade aos pedestres que ali estiverem e para que os pedestres saibam que aquele espaço também é seu.

Que bom vermos tantas pessoas preocupadas com a segurança de pedestres e ciclistas na cidade de São Paulo. Que essa preocupação seja sincera e se solidifique como uma nova característica do cidadão paulistano.

51 comentários em “A polêmica da ciclovia da Av. Politécnica, em São Paulo (com vídeo)

  1. Pra quem insiste em falar besteiras sobre ciclovias/ciclofaixas, aqui vão alguns links com fotos de ciclovias pelo mundo (principalmente na Europa).

    Muitas ciclovias compartilham o espaço das calçadas, o que tendo educação não é problema algum.

    E nas imagens verão que as ciclovias/ciclofaixas de São Paulo, apesar de alguns problemas, são melhores que muitas do chamado “primeiro mundo”. Divirtam-se:
    https://www.flickr.com/photos/92397979@N07/8397973155/in/pool-cyclelanes/
    https://www.flickr.com/photos/suzannehamilton/3229630694/in/pool-cyclelanes/
    https://www.flickr.com/photos/49055842@N02/8663064847/in/pool-cyclelanes/
    https://www.flickr.com/photos/mj_crites_photography/14521781462/in/pool-cyclelanes
    https://www.flickr.com/photos/brucedean/12130539203/in/pool-cyclelanes/
    https://www.flickr.com/photos/26742494@N02/11777621876/in/pool-cyclelanes/
    https://www.flickr.com/photos/djails/9260398326/in/pool-cyclelanes/

    Comentário bem votado! Thumb up 10 Thumb down 0

    1. Esplendido Paulo! Com estas fotos vc encerrou a polemica, e também a gente ve que nossas ciclovias não são tão ruins assim quanto pensavamos ! kkkkkkkk

      Thumb up 2 Thumb down 0

  2. Algumas ciclovias estão tendo problemas não estruturais, mas de desrespeito por parte até de outros serviços da própria prefeitura, mas tem solução.
    Hoje, lá pelas 19:30, 19:40 estava na ciclovia que vai pela rua Artur de Azevedo e depois continua pela r. dos Pinheiros até a Faria Lima. No trecho da r. dos Pinheiros, havia um caminhão de lixo sobre a ciclovia (vindo de frente na minha direção). O caminhão, em vez de ir parando ao lado da ciclovia, parava e andava em cima da ciclovia. Quando fui conversar com o motorista, ele simplesmente falou que estava trabalhando e começou a me ofender. Peguei o celular pra tirar foto do caminhão e da placa, e quando ele viu isso desceu do caminhão e começou a ameaçar. Saí de lá porque minha intenção não era brigar com ninguém, e acabei não conseguindo tirar a foto, mas memorizei a placa: EJI 2418.
    Mas qual é a solução? Simples: assim que cheguei em casa liguei pro 156 (atendimento da prefeitura) e registrei uma reclamação. Nem precisaram pegar a placa porque eles já sabem qual caminhão passa em quais ruas da cidade.
    Se todos nós reclamarmos quando virmos esse tipo de coisa (caminhão de lixo ou ônibus ou outro serviço da prefeitura desrespeitando ciclistas de qualquer forma), essas coisas vão tender a mudar.

    Obs: a ciclovia em si está muito boa, apesar de também passar na frente de um ponto, o que, como vimos no vídeo, não é um grande problema.

    Comentário bem votado! Thumb up 11 Thumb down 0

    1. Hoje recebi uma ligação da empresa responsável pelo serviço de coleta de lixo e me informaram que o motorista em questão foi advertido e informado a não passar nem parar sobre a ciclovia, mesmo ao fazer a coleta. Avisaram que isso não voltará a acontecer. Esse problema parece estar resolvido. 🙂

      Comentário bem votado! Thumb up 4 Thumb down 0

  3. Olá William,
    Quero fazer um comentário adicional sobre a questão do posto de gasolina.
    Segundo o decreto N.º 45.904, DE 19 DE MAIO DE 2005, no que se refere à padronização dos passeios públicos do Município de São Paulo, os postos de gasolina é que estão completamente errados.
    “Art. 23 – O rebaixamento de guia para acesso de veículos aos postos de gasolina e similares não poderá ultrapassar 50% (cinqüenta por cento) do total da testada do lote, não podendo ultrapassar 7,00m (sete metros) contínuos, ficando vedado o rebaixamento integral das esquinas.”

    Deveria ter uma manifestaçaão, reportagem no fantástico e no SPTV para reclamar dos postos que desrespeitam a regulamentação e põem, eles sim, o pedestre e o ciclista em risco.

    (http://www.leispaulistanas.com.br/sites/default/files/PASSEIO/DECRETO%2045904.PDF)

    Abraços!!

    Comentário bem votado! Thumb up 16 Thumb down 0

      1. Como podemos fazer pra pressionar o poder público a colocar esse decreto em prática?
        Pra começar, o Vá de Bike poderia fazer uma matéria sobre isso, não acham? 🙂
        Também seria legal se cada um de nós mandasse um e-mail pro vereador que elegemos, pedindo para que providências sejam tomadas a respeito da aplicação dessa lei.

        Thumb up 2 Thumb down 0

        1. Olá Alexandre,
          Além de reportagens e pressão aos vereadores, que são ótimos mecanismos, acho que as ações individuais também valem como forma de manifestação social: Fazer SACs reclamando disso pode contribuir.
          http://sac.prefeitura.sp.gov.br/
          Se cada um fizer sobre um posto pelo menos, já indica que há um problema.

          Thumb up 3 Thumb down 0

  4. Queria ter feito algo parecido no final de semana, ver o trecho com os meus próprios olhos para poder dar uma resposta atravessada aos críticos que ficam de mimimi nas redes sociais, mas não deu tempo. Fico feliz que tenham acertado o pedaço ao redor da árvore, mas para mim o uso de sinalização de ciclovia (ou suficientemente parecida) no que deveria ser uma calçada compartilhada é um problema. Na ciclovia da Vergueiro tem um trecho bem curto, em frente ao metrô Paraíso, que é calçada compartilhada, não tem como confundir com a sinalização da ciclovia.

    Thumb up 2 Thumb down 0

  5. Passei por esse lugar, reparei em problemas. Está longe da perfeição, mas como já mencionaram aqui, algumas reclamações procedem – espero que sejam atendidas – e outras são puro rancor.
    Tem quem reclame do compartilhamento com pedestre, mas são pessoas que jamais andam a pé: imagino a revolta destes quando for retirada uma faixa dos carros!

    Importante foi ver a infraestrutura sendo utilizada, inclusive por crianças. Isso já merece comemoração.

    Comentário bem votado! Thumb up 8 Thumb down 0

  6. Interessante o debate. Infelizmente, o ciclista que fez o vídeo pecou em relação à questão da preferência ao afirmar que o ciclista deve parar para os carros e ônibus nos cruzamentos. O vádebike poderia ter esclarecido isso para evitar transmitir uma mensagem duvidosa. Fora isso, foi bem esclarecedor para evitar alarmismos exagerados. abs!

    Comentário bem votado! Thumb up 4 Thumb down 0

    1. De acordo com o Código Nacional de Trânsito a preferência é do veículo menor e do pedestre sobre todos os outros. O maior deve zelar pela segurança do menor.

      Comentário bem votado! Thumb up 7 Thumb down 0

    2. Eu sou o ciclista que fez o vídeo. Bom senso é mais importante que normas e, parando para o ônibus, me mantive vivo e não atrapalhei a vida de ninguém. Um dos problemas é ciclista que gosta também de andar com cartilha de leis pendurada no pescoço só pra arrumar encrenca. O que falta é bom senso e educação de todas as partes, não normas, isso já tem sobrando e realmente assumo que nem sabia disso.

      Comentário bem votado! Thumb up 21 Thumb down 4

      1. Oi Tacio,
        acho que a questão que o Jonas quis levantar não tem a ver com “arrumar encrenca”, e sim de usar a oportunidade para educar motoristas que porventura vejam o vídeo.
        A questão é a seguinte: dirigir um veículo que pesa toneladas e chega a 80 km/h com um simples apertar de pedal exige certas responsabilidades. Uma delas é justamente a responsabilidade pela vida das pessoas ao redor que não estão protegidas por uma cápsula de metal.
        Claro que o ciclista/pedestre, ou o que for, tem que ter bom senso, atenção e educação, olhar para os lados, não se jogar na frente de um veículo em alta velocidade, etc. Mas quanto mais os motoristas tiverem consciência de suas responsabilidades, melhor será a vida de todos. Não digo que pedestres e ciclistas não tenham seus deveres e responsabilidades também, mas a cada um a responsabilidade proporcional ao risco potencial em que colocam os outros: um motorista de veículo automotor pode, por uma irresponsabilidade boba e momentânea, facilmente matar alguém. Um pedestre ou um ciclista não.
        Enfim, embora eu concorde que seguir normas cegamente não leve a nada, também precisamos ter consciência de que as normas existem por uma razão.

        Abraço!

        Comentário bem votado! Thumb up 5 Thumb down 0

  7. Sou um grande admirador e usuário das ciclofaixas e do esforço do atual Prefeito, mas isso não me impede de ver deficiências. Colocar a ciclovia na calçada retirando praticamente todo o espaço do pedestre foi um absurdo. No restante do trecho está ok, mas no ponto final de ônibus e na calçada foi um trabalho muito mal feito. Espero que resolvam estes problemas com o óbvio: retirem uma faixa de rolamento dos carros e coloquem a ciclovia ao lado da calçada.

    Polêmico. O que acha? Thumb up 5 Thumb down 4

  8. Poderia começar respeitando a sinalização; entre 1:00 e 1:10 o ciclista usou a contramão na parte em que a faixa é dividida. É preciso tirar a questão política (ser Pt OU ANTI-pt) e discutir os fatos. Sou ciclista e quero mais faixas e ciclovias, mas não vou deixar de criticar o mau feito.
    A questão não é que seja impossível usar a faixa como está, o vídeo não provou nada. O fato é que há uma preguiça da prefeitura em fazer o certo. Fazem o mais fácil e não o que tem que ser feito. As dificuldades para se fazer a faixa naquele local exigiriam obras, mas optou-se pelo mais fácil com soluções longe do ideal.
    Outro detalhe, nao mostrado no vídeo: em frente à delegacia deram uma volta enorme em vez de continuar a faixa pela calçada. Obviamente a maioria vai sair da faixa e seguir pelo caminho mais curto, sem faixa. Só faltavam alguns metros para chegar ao sinal de travessia para a ciclovia do canteiro central, mas em frente à delegacia parece que não pode né?

    Polêmico. O que acha? Thumb up 5 Thumb down 7

    1. Presta atenção melhor no vídeo e vc verá que tem alguém deitado (dormindo ou bêbado) na mão correta. Como falei em cima: mais importante é bom senso e educação, não ficar brigando por regrinhas.

      Comentário bem votado! Thumb up 12 Thumb down 0

    2. Você está certo, retiro o que disse sobre a contramão. De resto, continuo afirmando que nós que somos ciclistas e apoiamos a ideia das ciclovias e ciclofaixas devemos ser os primeiros a denunciar e lutar por um serviço melhor, pois há falhas totalmente desnecessárias na implantação. Pura preguiça e falta de planejamento. Tais falhas podem acabar indispondo a opinião pública contra os ciclistas.

      Thumb up 4 Thumb down 2

  9. Infelizmente tá cheio de ciclistas “antipetistas”, reclamando dessa e de outras ciclovias somente pq foram feitas por um prefeito do PT. Inacreditável a miopia dessas pessoas e a falta de senso crítico para separar uma coisa da outra. Claro que pode e deve melhorar. E os motoristas obtusos, que não aceitam dividir a cidade com outros cidadãos vão reclamar eternamente, mas ciclistas serem contra ciclovia pq “foi o PT que fez”, pelamor né?

    Comentário bem votado! Thumb up 13 Thumb down 2

  10. Mais do que críticas infundadas é muito triste a polarização, bikers x motoristas que essa corrente de palpiteiros está criando.
    Claro que há erros e sempre dá pra fazer melhor, mas como nós ciclistas sabemos, é melhor começar assim a não ter ciclovias. Mesmo nas grandes cidades de primeiro mundo foram anos de aprendizado para se chegar no que existe hj.
    São Paulo não será diferente.

    http://casadepedraescalada.wordpress.com/2014/09/25/a-que-ponto-chegamos/

    Comentário bem votado! Thumb up 11 Thumb down 0

  11. Eu uso a bike e uso muitas ciclovias. porem a ciclovia da politecnica eu nao uso porque nao é segura. Ja ouvi de monte de gente que foi roubada nesse trecho da usp. porque o canteiro central tá muito arvorizado e os carros passam muito rapido… o ciclista ta sosinho. e é roubado..,

    Thumb up 2 Thumb down 4

    1. Na boa? você acha que está segura pedalando numa metropole como SP? Em qualquer lugar você está sujeita a ter sua bike roubada, não necessáriamente ali naquele trecho da USP. Ande na movimentada Sé que o risco mais que dobra. Ou não se lembra daquelas reportagens de gente sendo assaltada em plena luz do dia e no meio da multidão?

      NENHUM LUGAR de SP e no Brasil inteiro é seguro…. 🙂

      A melhor prevenção é estar sempre atenta, mesmo em locais com grande movimentação de pessoas, não garante nada. Os bandidos qdo visam sua bike, eles vão te roubar. E que cidadão vai encarar os assaltantes para te defender?

      Thumb up 5 Thumb down 2

      1. A ciclovia do centro de sp, que passa pelo bom retiro e centro, o asfalto está abominável. Totalmente não-funcional. Tive acesso a ela pela avenida tiradentes por sugestão de um outro ciclista, desisti. Dei meia-volta e voltei pela Tiradentes. Não resolve nada pintar de vermelho um trecho cujo asfalto está todo solapado e cheio de caroços e dizer “aqui agora é uma ciclovia”; é preciso pavimentação, urgente. Bicicleta, na sua maioria, não tem suspensão e tem a roda de largura bem menor que a de um carro. Aliás, o pavimento asfáltico da cidade de São Paulo inteira é praticamente não pedalável, só estraga as bicicletas. Essas ciclovias de São Paulo são boas no mundo das idéias, mas são concebidas como quase tudo nesse país, no faz-de-conta.

        Thumb up 0 Thumb down 3

  12. já passei dezenas de vezes por esse “terminal” de ônibus, que na verdade é um ponto final, onde poucos passageiros sobem e os motoristas aguardam, ficou estranho a ciclofaixa alí mas sem problema!

    É claro, sempre é melhor ter uma ciclovia, segregada do trânsito, no canteiro central, é melhor para todos e ainda torna a via mais bonita (veja o caso da av. gastão vidigal, completamente transformada com a ciclovia, aliás, esse nem foi oficialmente inaugurada e já está sendo muito usada!), mas a ciclofaixa da politécnica era necessária, pois só no sentido bairro-centro é que dava para usar a pista auxiliar com segurança, no outro sentido o ciclista se arriscava na contra mão, não tendo nenhuma opção na região.

    Thumb up 3 Thumb down 0

  13. Poxa Tacio ! Muito bacana seu video parabéns ! Não tive a oportunidade de pedalar nesta ciclovia, mas um dia quem sabe, agora o que gostei foi que seus comentários ao longo do percurso foram bem esclarecedores, claro todo mundo queria que
    todas as ciclovias de São Paulo fossem perfeitas, maravilhosas, mas o problema é que nem sempre envolve só planejamento e dinheiro, mas sim espaço fisico aliados a ruas e avenidas muito mal planejadas já de anos e anos atrás.

    Todos sabemos que São Paulo infelizmente nunca foi desde seu inicio pensada no crescimento urbano, até hoje temos ruas herdadas do inicio da cidade tão estreitas mas tão estreitas que não dá em para estacionar um carro, calçadas tão estreitas que um pedestre precisa ir para a rua, casas que avançaram em cima das calçadas também, e mais um monte de problemas que infelizmente não tem solução, aliás até tem mas ficaria inviavel pois ai envolveria demolição de imovel, alargamento de ruas e avenidas, uma reestruturação total urbana no projeto, então o que se faz é isto as ciclovias estão sendo adequadas a cidade e as ruas e avenidas que a cidade oferece.

    Bom pelo menos uma coisa é certa antes não tinhamos nada + nada de ciclovia hoje perfeitas ou não pelo menos estamos tendo, um espaço para poder pedalar sem ter que ficar preocupado se um carro ou um onibus vai passar por cima !

    Comentário bem votado! Thumb up 11 Thumb down 0

  14. No meu modo de ver o problema não é uma questão de risco para ciclista ou pedestre. mas sim de estética e planejamento urbano. Se a ciclovia fosse no canteiro central (que é enorme) assim como é no trecho da USP não geraria essa polêmica toda. Mas ai ficaria um projeto mais caro e mais demorado? Sim ficaria, mas também traria uma grande melhoria urbana para a região. É só comparar com a parte da avenida ao lado da USP. A impressão que dá é que no trecho da USP que é uma área mais valorizada fizeram uma ciclovia muito boa, e no trecho entre a Raposo, onde a valorização de imóvel é menor, fizeram uma coisa mais barata, feita às pressas sem muito planejamento.

    Thumb up 1 Thumb down 0

  15. Muito bom o vídeo. Tirou a má impressão que eu fiquei com algumas fotos que estavam se espalhando por ai, inclusive divulgadas por ciclistas experientes que deviam ter ir lá pedalar antes de ficar fazendo uma tempestade.
    Acho que é muito válido apontar os defeitos e problemas nas ciclovias que estão sendo implantadas. Agora precisa ser com equilíbrio e bom senso. De 10 quilômetros, uns 700 metros compartilhados com calçada não vai matar ninguém. Basta usar o bom senso e respeitar as pessoas, ter educação.
    Agora a prefeitura podia ter se preparado um pouco mais pra evitar essa polêmica toda. O trecho do terminal de ônibus poderia ter a calçada alargada em 2 metros e q ciclovia passaria por trás dos ponto de ônibus. O investimento para isso seria ridículo e evitaria toda essa polêmica. Os trechos compartilhados com a calçada são muito pequenos perto da extensão total da ciclovia, mas faltou um pouco de atenção também. Nesses trechos compartilhados poderia-se usar uma cor diferente para chamar a atenção do ciclista e ainda assim o correto seria buscar um alternativa o mais rápido possível.

    Mas tudo isso não invalida a mudança cultural que as ciclovias vão causar na cidade e nas pessoas. Precisamos realizar um exercício de paciência e enxergar o benefícios a longo prazo. As melhorias serão feitas mas se não tiver a ciclovia não terá o que melhorar.

    Comentário bem votado! Thumb up 12 Thumb down 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *