Dia Mundial Sem Carro terá Marcha dos Super-Heróis Urbanos e Bicicletada em São Paulo

Eventos estão programados para 22/9, Dia Mundial Sem Carro. Este é o 12º ano que a cidade comemora a data. Veja o recado que o Capitão Planeta tem para você.

Organizada pelo Capitão Planeta, marcha é aberta a todas as pessoas que utilizam meios de transporte não-motorizados. Imagem: Divulgação
Organizada pelo Capitão Planeta, marcha é aberta a todas as pessoas que utilizam meios de transporte não-motorizados. Imagem: Divulgação

Em 22 de setembro, na Praça do Ciclista, em São Paulo, acontece a I Marcha dos Super-Heróis Urbanos, para promover o Dia Mundial Sem Carro (DMSC). Organizado pelo Capitão Planeta, o encontro será uma celebração dos super-heróis de todos os dias que desafiam a lógica da mobilidade da capital paulista e se locomovem sem carro.

Todos que se locomovem de bicicleta, skate, a pé, de/com carroça, patins, pogobol, patinete ou qualquer outro meio não motorizado movido a propulsão humana está convidado. Se estiver fantasiado de super herói, melhor ainda!

A concentração será a partir das 19h. A Praça do Ciclista fica no cruzamento da avenida Paulista com a rua da Consolação. Mais informações na página do evento no Facebook.

Veja o vídeo da chamada do Capitão Planeta e prepare sua fantasia:

Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

Bicicletada

No mesmo dia e no mesmo local também será a concentração da Bicicletada do Dia Mundial Sem Carro. A concentração começa às 18h com saída às 20h. O trajeto será definido no local antes da saída.

Os dois eventos são uma celebração ao Dia Mundial Sem Carro, evento que acontece dia 22 de setembro em diversos lugares do mundo em defesa de cidades com mais qualidade de vida e mais humanas.

Em São Paulo, há uma agenda intensa de atividades promovida pela Prefeitura de São Paulo, Secretaria Municipal de Transportes, Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), Associação de Ciclistas Urbanos de São Paulo (Ciclocidade), entre outros coletivos e entidades.

Também no dia 22, o prefeito Fernando Haddad (PT) e o secretário de Transportes, Jilmar Tatto, vão pedalar para o trabalho e receber dos ciclistas um abaixo-assinado em favor das ciclovias.

Em um lado da Praça do Ciclista, uma banda tocava rock pesado. Do outro, uma tenda espalhava som eletrônico e hip hop pelo ar, com direito até a batalha de MCs.
DMSC é celebrado desde 2003 na capital paulista. Na foto, atividade realizada em 2012, na Praça do Ciclista, com banda de rock, som eletrônico, hip hop e até batalha de MCs.

O que é o Dia Mundial Sem Carro

A data foi criada na França, em 1997, sendo adotada por vários países europeus já no ano 2000. O objetivo principal do Dia Mundial Sem Carro é estimular uma reflexão sobre o uso excessivo do automóvel, além de propor às pessoas que dirigem todos os dias que revejam a dependência que criaram em relação ao carro ou moto. A ideia é que essas pessoas experimentem, pelo menos nesse dia, formas alternativas de mobilidade, descobrindo que é possível se locomover pela cidade sem usar o automóvel e que há vida além do para-brisa.

Na cidade de São Paulo são realizadas atividades desde 2003. Em 2004, houve uma pedalada-manifesto; já no ano de 2005, ciclistas foram à Câmara de Vereadores de São Paulo. Até 2006, essas atividades eram realizadas principalmente por iniciativa de cicloativistas e participantes da Bicicletada, com apoio da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente.

As iniciativas dos ciclistas paulistanos continuaram ocorrendo em 2007 e 2008, mas desde 2007 passaram a contar com o Movimento Nossa São Paulo para engrossar o coro, realizando novas atividades e eventos e trazendo mais visibilidade para a data.

Várias outras cidades brasileiras passaram a “comemorar” a data, no mínimo com uma Bicicletada no dia 22. Em 2010, houve atividades na semana toda em vários estados. Já em 2011, algumas cidades programaram eventos para o mês inteiro, que começou a ser chamado informalmente de Mês da Mobilidade. De lá para cá, a adesão de cidadãos e poder público só aumentou, bem como o esclarecimento correto sobre o DMSC.

1 comentário em “Dia Mundial Sem Carro terá Marcha dos Super-Heróis Urbanos e Bicicletada em São Paulo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *