Aguardando a prova de freestyle na Praça Roosevelt, um dos locais escolhidos para o evento. Foto: Rachel Schein

Porto Alegre vira sede das Fixolimpíadas no fim de semana

Programação, que começa no sábado, inclui provas em diversas modalidades, além de festas e shows ao longo do fim de semana.

Aguardando a prova de freestyle na Praça Roosevelt, um dos locais escolhidos para o evento. Foto: Rachel Schein
Ciclistas aguardando a prova de freestyle na Praça Roosevelt, um dos locais escolhidos para as Fixolimpíadas de 2013, que aconteceram em São Paulo. Foto: Rachel Schein

A cultura da bicicleta de pinha fixa, que prescinde de câmbio e roda livre, e que tem uma pedalada constante, viverá o seu auge em Porto Alegre, neste sábado e domingo (15 e 16 de novembro), com a realização da edição 2014 das Fixolimpíadas.

Realizado pela segunda vez na região Sul (as edições anteriores aconteceram em São Paulo e Curitiba), o evento reúne participantes de diversas partes do país. Nesse ano, eles se juntarão aos crescentes adeptos da fixa em Porto Alegre para enfrentar provas realizadas no meio urbano, envolvendo corridas (sprint e criterium), manobras e testes de habilidade que colocam à prova o equilíbrio e a resistência dos participantes.

A gaúcha Silvia Pont se surpreendeu com as ladeiras de São Paulo. Foto: Rachel Schein
A gaúcha Silvia Pont, da Vulp, durante as Fixolimpíadas 2013. Foto: Rachel Schein

A programação começa já na manhã de sábado, na orla do lago Guaíba (Av. Edvaldo Pereira Paiva), onde acontecem, a partir das 9h, as provas de Peanut (derrubar o adversário da bicicleta em um “passeio” caótico), trackstand e arremesso de objeto. A partir das 14h acontecem as provas de freestyle, anticorrida, sprint, skid, “skid diferentex” e a corrida Criterium, às 21h. Para o domingo, acontecem as provas de subida e roller race. A programação completa, com provas e horários, pode ser conferida na página do evento no Facebook.

Além do caráter esportivo e competitivo das provas, as Fixolimpíadas são uma celebração da cultura da bicicleta: duas festas oficiais estão programadas para receber fixeiros e todo mundo que quiser colar. No sábado, dia 15, rola uma “sonzeira” com o grupo Arco Verde e a Novo Circo Companhia de Dança. No domingo, 17 de novembro, rola o show da Gruv((o))rama, às 14h, e a festa de encerramento às 20h, no Vulp Bici Café (Rua Miguel Tostes, 845). Aliás, a função no Vulp acontece desde sexta, recebendo o pessoal que vem de fora e sendo ponto de encontro para diversos rolês informais pela capital gaúcha.

A pré-inscrição online para as provas também pode ser feita no site das Fixolimpíadas, com o pagamento da taxa no local. Porém, a organização do evento informa que, em função da grande procura pela inscrição (com vagas limitadas), o pagamento antecipado das inscrições, além de ajudar nas despesas do evento, garante um brinde adicional: uma “velocaneca” das Fixolimpíadas. A confirmação da pré-inscrição e as informações de como efetuar o pagamento da taxa são feitas por e-mail.

As Fixolimpíadas têm o apoio de 32 empresas e iniciativas ligadas ao universo das bikes, e que são as responsáveis pela maior parte dos prêmios reservados aos vencedores das provas diversas, além de contribuir com a infraestrutura e assistência ao evento.

Um agradecimento especial à Talita, que colaborou com este post. Ela é uma das poucas mulheres no Brasil a fazer Bike Fit. Foto: Laura Sobenes
Talita Noguchi, do bar e bicicletaria Las Magrelas, de São Paulo, com sua bicicleta fixa. Foto: Laura Sobenes

O que é uma bicicleta fixa?

É uma bicicleta de marcha única, que se caracteriza por não ser roda livre, ou seja, não utiliza catraca, e os pedais se movem o tempo todo junto com as rodas, mesmo nas descidas. As pernas do ciclistas influem diretamente sobre a aceleração e frenagem da bicicleta, que tem estrutura limpa e a mecânica mais simples, com menos componentes do que uma bicicleta com câmbio e roda livre.

Quem opta por esse tipo de bike costuma usar somente um freio na roda dianteira, como adicional de segurança, ou até mesmo dispensa o freio mecânico, usando somente a força das pernas para parar a bicicleta. Uma manobra bastante popular de frenagem é conhecida como skid e terá duas provas dedicadas a ela nasFixOlimpíadas 2014.

Saiba mais

Quando e onde

Fixolimpíadas 2014

Data: dias 15 e 16 de novembro

Locais: Orla do Guaíba (Av. Edvaldo Pereira Paiva, s/nº), Rua Correia Lima (Morro Santa Tereza) e Vulp Bici Café (Rua Miguel Tostes, 845), em Porto Alegre

Inscrições online e mais informações: www.fixolimpiadas.com.br

Programação completa na página do evento no Facebook

Participe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *