Ciclovia da Avenida Paulista durante a fase de obras. Foto: Vera Penteado Borges

A tinta da ciclovia da Avenida Paulista escorreu para o asfalto?

Matéria de TV afirmou que o asfalto da avenida foi manchado pela tinta da ciclovia, que escorreu com a chuva. Saiba o que há de verdade nisso.

Tinta da obra teria escorrido, manchando asfalto. Mas há tinta? E manchou mesmo? Foto: Vera Penteado Borges
Tinta da obra teria escorrido, manchando asfalto. Mas há tinta? E manchou mesmo? Foto: Vera Penteado Borges

Uma matéria do jornal SP TV da Rede Globo, no sábado 28 de fevereiro, afirmou que o asfalto da Av. Paulista, em São Paulo, teria sido manchado pela tinta da ciclovia que está sendo construída no local. “A tinta deveria pintar a ciclovia que está sendo feita no canteiro central”, afirma o âncora ao abrir a matéria.

A reportagem mostra então um motorista dizendo ser ridícula a situação e outra moça preocupada com o carro que ficaria manchado de vermelho. A repórter entra explicando que “a tinta é para demarcar a ciclovia que vai funcionar no canteiro central da Avenida Paulista” e afirma que na parte da tarde havia funcionários pintando o trecho mostrado na imagem. “Com a chuva, a tinta escorreu, deixando tudo vermelho”. Mais gente entrevistada dizendo que foi um desperdício de dinheiro, que foi um problema estratégico, que não houve “nenhum tipo de planejamento”. A matéria ainda usa novamente o termo tinta.

O âncora encerra dizendo que a situação é “inacreditável” e esclarece que a CET iria enviar um caminhão pipa com água de reuso para limpar a avenida que a “a pintura vai ser refeita”. E encerra falando sobre o desperdício de tinta.

Mas a moça que se preocupou em estragar o carro pode ficar tranquila: aquela coisa vermelha que pode ter aderido à lataria sai com água sem deixar rastro. Na verdade, sai até com a mão depois de seco. Isso porque…

Concreto pigmentado foi utilizado na Ciclovia Pirajussara, na Av. Eliseu de Almeida. Foto: Willian Cruz
Concreto pigmentado também foi utilizado na Ciclovia Pirajussara, na Av. Eliseu de Almeida. Foto: Willian Cruz

Não era tinta

A ciclovia da Av. Paulista não está sendo pintada. Nem um pingo de tinta foi aplicado até o momento.

O pavimento está sendo feito com concreto pigmentado, ou concreto tingido. Ou seja, ele já vem na cor certa, não há aplicação de tinta. O pigmento vermelho é aplicado ainda na betoneira, que ao ser misturado ao concreto lhe confere a coloração adequada. O mesmo processo foi utilizado nas ciclovias da Av. Faria Lima e da Av. Eliseu de Almeida.

Na foto que abre essa matéria (registrada um dia antes da reportagem da TV) é possível perceber que o que é vermelho é o próprio concreto. Perceba ainda, ao fundo, parte dele coberta com um plástico, justamente para evitar que a chuva o estragasse. Provavelmente, no dia seguinte o concreto já estivesse em processo de “cura”, não necessitando mais do plástico. Mas como sempre sobra material em forma de pó na superfície ou nas laterais, fora da área da laje, a chuva (que não foi pouca) dispersou esse pó.

O que escorreu para a avenida foi, portanto, pó do concreto vermelho. Não foi tinta. A tinta só será usada em um estágio final da ciclovia, na etapa de sinalização, e nas cores branca e amarela. Esse pó que apareceu sobre o asfalto sai com água, até mesmo com a água da próxima chuva.

E por que então tanto escândalo foi feito em cima disso? Foi um vacilo da repórter, que não soube apurar corretamente a situação no local e acabou fazendo a redação dar essa “barrigada”? Ou a abordagem foi intencional, com a ciência de que não havia tinta alguma ali, com o objetivo de gerar críticas à ciclovia da Avenida Paulista? Você decide. Se quiser assistir ao vídeo, clique aqui.

Vale lembrar que o projeto, disponível na internet há meses e ao qual a emissora também tem acesso, cita que o pavimento é feito de concreto pigmentado.

Veja também
Conheça as 7 novas ciclovias que serão conectadas à da Av. Paulista, em São Paulo
Durante vistoria às obras da ciclovia da Paulista, secretário fala sobre escolha da via e conexões
Com champanhe, arruda e sal grosso, ciclistas comemoram início da ciclovia da Av. Paulista
Sobre a matéria da Veja São Paulo e o custo real das ciclovias na cidade

96 comentários em “A tinta da ciclovia da Avenida Paulista escorreu para o asfalto?

  1. Concordo como Renato e mais alguns comentários. A emissora escolhe, primeiro plantar a dúvida. Provavelmente até se retrate de forma rápida e/ou colocando mais alguma dúvida. O dia que o jornalista utilize a ciclovia para exercitar os patins, no mínimo vai apoia-la.

    Comentário bem votado! Thumb up 6 Thumb down 2

  2. [Comentário oculto devido a baixa votação. Clique para ler.]

    Esse comentário não tem feito muito sucesso. Thumb up 6 Thumb down 42

    1. Você está querendo comparar roupas (algodão, linho, etc) com as superfícies de um automóvel? Meu amigo, não confunda maçãs com laranjas.

      aquela coisa vermelha que pode ter aderido à lataria sai com água sem deixar rastro. Na verdade, sai até com a mão depois de seco.

      Comentário bem votado! Thumb up 8 Thumb down 3

  3. O Cesar Tralli lembra uma gazela rebelde toda vez que tem matéria sobre algo envolvendo a prefeitura

    Comentário bem votado! Thumb up 21 Thumb down 5

      1. Nesse caso seria mesmo ótimo o chapolim, assim ele não iria reclamar da cor da tinta. rsrs #piadapronta

        Comentário bem votado! Thumb up 9 Thumb down 0

  4. Não acredito nisso, cara que raiva dessa midia e da CET que não procurou esclarecer que não era tinta, aff.

    Comentário bem votado! Thumb up 8 Thumb down 2

  5. Infelizmente ao programar a concretagem, confiamos na previsão do tempo da Globo: “30% de probabilidade de chuva no final da tarde”. Concretagem feita de manhã, só poderia cobrir com a manta 3 horas depois, portanto na hora da chuva começar. Nesta época já é difícil, ainda por cima com estas previsões furadas….

    Thumb up 4 Thumb down 1

  6. O negócio é o seguinte. Qto mais sensacionalizar, mais ibope dá. E essa a qualidade da nossa imprensa de hoje, diferente daquela imprensa séria e voltada exclusivamente com a verdade dos anos 70 e 80.

    Eu já havia visto essa reportagem no site do G1 poucas horas antes de passar aqui. Sou morador da região e vi os primeiros trechos da nova ciclovia com o concreto pigmentado, o que me deixou muito feliz…”o vermelho” começou a aparecer…

    Mas em uma cidade de gente individualista e mesquinha, tem que achar um defeito para meter o pau na ciclovia, só porque não é ciclista, não usa e acha que o dinheiro está sendo jogado fora.

    Essas pessoas merecem mesmo se lascar no transito pesado todos os dias!

    Comentário bem votado! Thumb up 32 Thumb down 4

  7. “a CET iria enviar um caminhão pipa com água de reuso para limpar a avenida que a ‘a pintura vai ser refeita'”. Falha da CET também, que corroborou com a falsa notícia ao invés de esclarecer.

    Comentário bem votado! Thumb up 8 Thumb down 0

  8. Que dinheiro público foi para o ralo? O pó do concreto seria aproveitado pra alguma coisa? Sobre a chuva, deve ser por isso que na foto alguns trechos aparecem cobertos, né parceiro? Esse jornalismo intencionalmente preguiçoso me cansa, mas pior ainda é ver gente que insiste na versão deles mesmo depois de uma matéria que esclarece fatos – e não pontos de vista – como essa aqui.

    Comentário bem votado! Thumb up 15 Thumb down 4

  9. Depois da matéria deturpada da Veja, depois do método duvidoso que levou a Folha a concluir que “mesmo com ciclovias, numero de ciclistas diminuiu”, depois dessa do SPTV e de tantas outras, cada vez mais percebo que a campanha contra a inserção da estrutura cicloviária na mobilidade urbana paulistana está se tornando um vale-tudo.

    Comentário bem votado! Thumb up 20 Thumb down 5

  10. A Globo está e sempre estará prestando um desserviço à população.
    O problema é falar que precisamos ter mecanismos de regulação da mídia, a grande maioria se levanta e confunde tudo.
    Liberdade de expressão é diferente de libertinagem de expressão, bem característica dessa emissora.

    Comentário bem votado! Thumb up 16 Thumb down 5

    1. Verdade, quando é uma mancha de sangue de um ciclista morto na mesma avenida não vejo tanta gente se preocupar, a não ser com o trânsito causado por isso.

      Comentário bem votado! Thumb up 7 Thumb down 2

  11. Intencional ou não, o jornal tem que se retratar!
    Impressionante como o jornalismo brasileiro não é sério!
    Uma pena, quem perde com essa total desinformação é só a população…

    Comentário bem votado! Thumb up 17 Thumb down 3

  12. [Comentário oculto devido a baixa votação. Clique para ler.]

    Esse comentário não tem feito muito sucesso. Thumb up 27 Thumb down 44

  13. Foi descaradamente intencional. Repórter: “Hoje a tarde tinha funcionários pintando a ciclovia”! Olha que cara de pau!

    Comentário bem votado! Thumb up 16 Thumb down 3

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *