“Memes” ironizam críticas às ciclovias

Cansados de explicar a importância da proteção ao ciclista em discussões de internet que não levam a nada, ciclistas criaram série de memes sobre ciclovias.

As críticas às ciclovias por uma parcela da população têm sido recorrentes, principalmente em São Paulo. Muitas vezes são feitas com argumentação bastante rasa, ou focando em problemas pontuais que ocorrem em ciclovias no mundo todo, mas que nem por isso invalidam a política cicloviária das cidades que as implantaram.

Cansados de explicar a importância de uma política de proteção ao ciclista em discussões de internet que não levam a nada, ciclistas começaram a criar uma série de memes com fotos de ciclovias de outros países, junto a críticas que costumamos ouvir por aqui e um contraponto de elogio à estrutura estrangeira. Ao mesmo tempo em que satirizam a argumentação anticiclovia, essas brincadeiras mostram que a política cicloviária comumente elogiada em outros países é vista aqui como retrocesso, falta de planejamento e desperdício de dinheiro com “obras inúteis”.

O que você acha dessa brincadeira? Tem algum meme a acrescentar à lista? Comente!

Veja na nossa galeria as principais imagens que estão circulando nas redes sociais. Criamos também um álbum no Facebook, para facilitar o compartilhamento. 😉

101 comentários em ““Memes” ironizam críticas às ciclovias

  1. [Comentário oculto devido a baixa votação. Clique para ler.]

    Esse comentário não tem feito muito sucesso. Thumb up 5 Thumb down 27

    1. Gente chata também existe em qualquer lugar, pista lisa todos querem, pegar na britadeira e depois recapear ninguém se disponibiliza ou se envolve….agora pra dizer que é ruim, tem bastante gente. …

      Polêmico. O que acha? Thumb up 5 Thumb down 3

      1. Enquanto houver pessoas haverá críticas e gente chata, em ambos os lados. Assim como o a comprometer e se envolver.

        Nesta situação de ciclofaixas ( o que na realidade é, as ciclovias de fato estão muito bem, obrigado ), acho que há muita gente envolvida mas em lugar errado: No fundo deveria haver mais pessoas envolvidas com a organização do espaço público e da sua moderação. Há muitas partes do espaço público que não tem a devida atenção: praças que não estão cadastradas no sistema da prefeitura, estabelecimentos comerciais que deveriam estar em locais apropriados com com organização do seu estacionamento, barrancos que não tem atenção várias décadas, calçadas sem o cuidado apropriado, vias sem iluminação … Essas outras partes influenciam onde as ciclovias e ciclofaixas deveriam e poderiam ser implementadas … Eis o principal problema com as ciclofaixas, que o pessoal confunde com as ciclovias, que tem mais impactos positivos que negativos. Há vários posts aqui no Va De Bike que demonstra isto que uma implantação de uma ciclovia tem muitos mais efeitos positivos que a ciclofaixa, que são as mais implementadas na calada da noite ( pelo menos no meu bairro fois assim: à noite e na madrugada ) e que as pessoas confundem com ciclovia, prejudicando pedidos por mais ciclovias, mas não por ciclofaixas.

        É bom entender que ciclovias exigem planejamento e mais dinheiro e que chama atenção na câmara e no tribunal de contas pelo vulto do dinheiro, enquanto que ciclofaixas podem ser feitas na surdina, sem planejamento e aval por que envolve um custo menor que pode passar incólume pelo escrutínio dos controles. Dada a pouca transparência das subprefeituras e prefeitura acho que isto é o que pode ter ocorrido. Dou como exemplo de um projeto de iluminação de uma praça que nem estava cadastrada nos bancos de dados da prefeitura, então daonde vem o dinheiro para o projeto de iluminação ? Tem um orçamento comparável a uma ciclofaixa, menor mas comparável. Há várias situações em que esse remanejamento de recursos prejudica as implementações em vários pontos da cidade.

        Compreender estas coisas as pessoas não querem não ? Problemas pontuais ? Muitas vezes problemas pontuais indicam problemas globais. Fazer essa dicotomia de problemas pontuais de globais é um erro, e até uma hipocrisia, pois enquanto se festeja sucessos pontuais, ignora-se problemas pontuais. Os problemas globais são feitos de problemas pontuais, soluções globais são feitos de soluções pontuais. Solucionais problemas globais sem solucionar problemas tornam as soluções globais insustentáveis. Implantar ciclofaixas ao invés de ciclovias soluciona globalmente o problema de mobilidade, no primeiro instante, uma solução de cima para baixo, uma imposição, uma opressão. Contudo, com o tempo mostra-se problemático, pois os “pequenos problemas pontuais”, tornam-se o principal problema. E é examtamente isto que estamos passando: quando uma solução global oprimem os problemas pontuais.

        Thumb up 1 Thumb down 0

  2. Pois é , mas lá se um motorista atropela um ciclista , tá ferrado, aqui o que torna essas ciclovias quando mal projetadas ou não um perigo é também a impunidade de quem vai te atropelar ,já vivários motoboys utilizando ciclovia e metendo o pé, moro em Porto Alegre e aqui é raro algum carro andar dentro do limite das ruas e avenidas. Mesmo os ônibus nos corredores que tem a velocidade máxima permitida de 40km/h já vi motorista ir a 90km/h. Mal planejamento de trânsito , falta de investimento , a cidade cresce mas as vias continuam as mesmas em décadas, a prefeitura nao libera pras empresas autorização pra por mais veiculos nas ruas , resultado é entinerários apertados que obrigam o motorista a enfiar o pé no acelerador e cagar pra velocidade limite , veiculos lotados e pesados alem da capacidade diminuindo a contenção de avanço no caso de uma freada necessária. E impunidade , mata alguém atropelado = pontos na carteira e serviço social obrigatório por 6 meses. Atropela um ciclista nos EUA dependedo do estado pode pegar 20 anos de cadeia e se houver óbito pode tomar até uma perpétua.

    Comentário bem votado! Thumb up 10 Thumb down 2

  3. [Comentário oculto devido a baixa votação. Clique para ler.]

    Esse comentário não tem feito muito sucesso. Thumb up 11 Thumb down 19

    1. A velha desculpa da “educação”….

      Quer dizer então que só porque nesses países a educação é melhor, eles podem fazer cagadas nas ciclovias?

      Comentário bem votado! Thumb up 14 Thumb down 4

    2. Acho sua visão a respeito muito “superficial”. Tanto Estados Unidos como Reino Unido estavam preocupados com mortes no transito. Algumas práticas foram utilizadas para diminuí-las, redução de velocidade e implantação de ciclovias estão entre elas.
      Outra, “Ignorante” pra mim, é o que muito “motóra” anda fazendo… https://www.facebook.com/silviaenina/photos/a.309035052569818.1073741834.196908737115784/561226487350672/?type=1 https://www.facebook.com/renatafalzoni/videos/842070269162853/?fref=nf

      Thumb up 3 Thumb down 0

  4. Querid@s,
    O constante aumento do uso das ciclovias, das discussões, da visibilidade do tema etc. me ajudaram a decidir por comprar uma bicicleta. Vou buscá-la amanhã e torço muito para que o acesso seja cada vez mais desejado e possível pelos cidadãos.
    Valeu, Vá de Bike e colegas! Estou em engajando ainda mais a esta luta!

    Comentário bem votado! Thumb up 25 Thumb down 1

  5. A cagada de lá não justifica uma cagada daqui.
    Sou a favor de mais ciclovias bem feitas no mundo todo! <3

    Polêmico. O que acha? Thumb up 15 Thumb down 18

      1. Não força Fábio, Toda Cagada é Cagada, ciclovia é outra coisa, se for bem feita e bem planejada, com custo compatível, merece aplauso!
        Ciclovia esburacada, mal pintada, mal sinalizada, com obstáculos, etc. São Cagadas, não importa onde foram feitas!

        Polêmico. O que acha? Thumb up 8 Thumb down 10

        1. Então, por favor me mostre onde existem as tais “ciclovias bem planejadas”? O que vejo aqui em São Paulo é a mesma coisa que vi lá fora, vias feitas dentro do possível e que atendem ao seu propósito.
          Mas agora pra manter o senso comum e a implicância com as nossas terão que chamar as do resto do mundo de cagadas, ou se calar.

          Comentário bem votado! Thumb up 10 Thumb down 1

    1. As fotos são para mostrar para muitos que acham que as cagadas das ciclovias feitas aqui é só aqui e lá fora é tudo lindo, perfeito e maravilhoso…puro complexo de vira-lata!

      Porém, como uma imagem vale mais do que mil palavras . . .

      Comentário bem votado! Thumb up 12 Thumb down 1

    2. As fotos são para mostrar para muitos que acham que as cagadas das ciclovias feitas aqui é só aqui e lá fora é tudo lindo, perfeito e maravilhoso…puro complexo de vira-lata!

      Porém, não é o que as fotos mostram, embora acredite que seja também poucos trechos ruins, com a maioria muito boa.

      Thumb up 2 Thumb down 4

    3. Guardem as pedras!! 🙂
      Sou biker e muito a favor de ciclovias!!
      Só acho que mostrar que tem ciclovias merdas no mundo todo não justifique que a gente possa ter ciclovias merdas aqui tbm. Vamos lutar por ciclovias de qualidade.
      Até gostei do “Floreira separando pra separar ciclovias”. Essa sim tem uma critica construtiva, que as pessoas batem palma lá fora e aqui metem o pau.
      Mas essas com ciclofaixas mal pintadas ou esburacadas, duvido que sejam elogiadas até lá fora.
      Enfim.. meme interessante, mas com alguns bem mal executados.

      Polêmico. O que acha? Thumb up 8 Thumb down 7

  6. É justamente o que o amigo ali disse o vira latismo latente de uma maioria da população e um anti-petismo inflado pela mídia! da de resultado ações como a do MP-sp e o ódio contra os ciclistas! fazer o que pedalar e lutar pelos direitos que já estão previstos na lei!

    Comentário bem votado! Thumb up 11 Thumb down 0

  7. Morei em Paris e la tbm, quando implantaram (muito tempo atras) as ciclofaixas ou ciclovias, tiveram tbm protestos contra.
    Hoje tem como andar em toda cidade bike! Hoje faixa de onibus é compartilhada com as bikes (se não tiver uma faixa dedicado aos ciclista claro)

    Provas em imagens:
    https://cecilegladel.files.wordpress.com/2008/01/salondesartistesrc3a9cupc3a9rateursdc3a9c2007728.jpg
    https://cecilegladel.files.wordpress.com/2008/01/salondesartistesrc3a9cupc3a9rateursdc3a9c2007560.jpg

    Meu trabalho ficava numa cidade proxima de Paris, chama Velizy. Cerca de 22km do meu bairro, e tinha colegas visinhos que iam todos os dias para o trabalho de bike!

    Comentário bem votado! Thumb up 10 Thumb down 0

  8. Sou ciclista e obviamente totalmente a favor de ciclovias, mas nivelar por baixo não é o melhor caminho.
    Deveríamos nos espalhar no que é bom e não no que é ruim.

    A maior parte das ciclovias foram muito bem feitas, bem sinalizadas e localizadas, mas temos que aceitar a existência trechos que são péssimos e deveriam ser feitos de outro modo ou em outra via. Nossa postura deveria ser a de defender o bom e buscar a melhoria, e não a de aceitar, justificar ou defender o ruim.
    E também não podemos fechar o olho a seu custo exorbitante.

    Comentário bem votado! Thumb up 22 Thumb down 12

    1. Não vejo isso como “nivelar para baixo”, mas sim dar uma resposta mais dura e direta contra aqueles que adoram metralhar as ciclovias como se os quase 300km de ciclovias (segundo o mapa atual da CET) fosse toda assim, qdo isso não é verdade.

      Como você mesmo disse, os trechos ruins são bem poucos e não representam a maioria dos trajetos. Já tendo circulado em mais de 240 do total, também posso dizer: A maior parte é boa e bem sinalizada.

      Já que não dá para discutir com gente que leva para o lado politico, melhor mesmo é mostrar as fotos, pois a maioria tem complexo de inferioridade e precisa ter um banho de realidade.

      Uma imagem vale mais do que mil palavras.

      Comentário bem votado! Thumb up 30 Thumb down 3

    2. Também não vejo como “nivelar para baixo” e sim como um “olho por olho, dente por dente”, pq tem pessoas que buzinam tanto no pé do ouvido com desagrados e a nós chega uma hora que não se consegue mais ficar calado ouvindo sandices…

      Comentário bem votado! Thumb up 8 Thumb down 2

  9. Rapaz, vou me deliciar espalhando essas imagens por ai…contra o complexo de vira-lata de carrocratas chorões…

    Comentário bem votado! Thumb up 12 Thumb down 2

  10. Muito bom, parabéns aos criadores.
    Esse anti petismo não pode frear as pautas progressistas que tanto faltam para a cidade, e ainda tem a síndrome de vira latas do povo.

    Comentário bem votado! Thumb up 8 Thumb down 3

  11. A frase “Uma imagem vale mais do que mil palavras” perdeu o sentido depois que surgiu o povo do mimimi kkkkkkkkkkkkkk! Muito boa a iniciativa. Quando é aqui, não funciona; quanto é lá fora, é inovador!

    Comentário bem votado! Thumb up 16 Thumb down 2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *