Foto: Fabio Nazareth

No Rio, ciclovia da avenida Niemeyer já tem uso mesmo antes da obra ser concluída

Ciclovia que fará conexão entre bairros das zonas oeste e sul carioca tem apoio de comerciantes e comunidade. Entrega está prevista para setembro de 2016.

Ciclovia terá quase 4 km de extensão. Foto: Fabio Nazareth
Ciclovia terá quase 4 km de extensão à beira mar. Foto: Fabio Nazareth

A ciclovia da avenida Niemeyer, no Rio de Janeiro, já está sendo utilizada por ciclistas antes mesmo de conclusão das obras. Com 3.900 metros de extensão, a ciclovia está sendo construída à beira mar entre o Morro Dois Irmãos e o Oceano Atlântico e faz parte do legado dos jogos olímpicos e paralímpicos Rio 2016. A obra, que tem financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), deve ficar pronta até setembro de 2016, data oficial dos jogos na cidade do Rio de Janeiro.

A pista, com 2,5 metros de largura, também terá trechos compartilhados com pedestres e vai atender à alta demanda de ciclistas que já utilizam a via na conexão entre os bairros da zona oeste com a zona sul carioca. De acordo com Paulo Nigro, ciclista e voluntário da rede Bike Anjo, a implantação da ciclovia será muito importante para integrar a cidade. “Quem pedala precisa usar a Niemeyer, mesmo sem acostamento e com curvas muito perigosas, pois ela é a única opção de conexão entre os bairros. A outra opção seria pelo túnel Zuzu Angel, que é extremamente perigoso.”

Engenheiro da obra garante que "comunidade e comerciantes" estão apoiando a construção de ciclovia. Remoções já foram feitas. Foto: Fabio Nazareth
Engenheiro da obra garante que “comunidade e comerciantes” estão apoiando a construção de ciclovia. Obra prevê desapropriações de imóveis. Foto: Fabio Nazareth

O Vá de Bike participou de uma visita técnica com o engenheiro da Geo-Rio, Elcio Romão, que comentou sobre os desafios técnicos para execução da obra. De acordo com Romão, toda rede de águas e esgoto que passa na encosta está sendo reformada junto com a construção da ciclovia, sendo uma obra complexa que envolve diversos tipos de tecnologias, desapropriações de imóveis e realocação de árvores e vegetação. Toda movimentação de máquinas e caminhões com suprimentos é realizada durante a madrugada, devido ao alto tráfego de veículos durante o dia.

Comerciantes e comunidade apoiam ciclovia

Romão também comentou que a comunidade e os comerciantes locais estão apoiando a obra e muitos turistas que se hospedam nos hotéis da região já utilizam o trecho entre a comunidade do Vidigal e a praia do Leblon. Ele acredita que com a ciclovia esse número deverá aumentar bastante.

A construção dessa ciclovia faz parte de um pacote de obras que vai integrar toda a malha cicloviária da cidade, ligando através da ciclovia do Joá, obra que já está em andamento, a Prainha (Recreio) ao Aeroporto Santos Dumont (Centro). Recentemente, parte de todo esse trecho foi utilizado no evento teste da modalidade ciclismo de estrada, realizado como preparativo para os jogos olímpicos de 2016. O prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB), comentou durante uma entrevista recente que a prefeitura teve que demolir uma casa que ficava no início da Niemeyer e que, com a construção da ciclovia, será devolvido à população o acesso a uma praia que estava escondida e privatizada.

Foto: Fabio Nazareth
Foto: Fabio Nazareth

3 comentários em “No Rio, ciclovia da avenida Niemeyer já tem uso mesmo antes da obra ser concluída

  1. Esta ciclovia é imprescindível pela ligação que vai fazer porque andar de bicicleta na Av. Niemeyer é inviável por ser de mão dupla e extremamente estreita, espremida entre o morro e o penhasco. Quando dois ônibus se cruzam parece certo que vão bater um no outro. Imaginem uma bicicleta junto disso.

    Thumb up 0 Thumb down 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *