Mais um distinto senhor pedalando de roupa social na gelada cidade de Recife. E ainda está tomando seu café. Foto: Ameciclo

Recife deve ampliar acesso à bike no metrô

Bicicletas poderão ser transportadas no metrô de Recife também durante a semana, mas fora do horário de pico. Saiba como isso funciona em outras cidades.

Mais um distinto senhor pedalando de roupa social na gelada cidade de Recife. E ainda está tomando seu café. Foto: Ameciclo
Dentro de um mês, ciclistas de Recife terão mais opção de transporte intermodal. Foto: Ameciclo

O ciclista de Recife (PE) vai poder usar o metrô em seu deslocamento também nos dias da semana. De acordo com a assessoria de comunicação da Companhia Brasileira de Trens Urbanos CBTU/Metrorec, dentro de um mês a medida deve começar a valer.

O acesso será permitido a partir das 20h30, e as regras devem ser as mesmas das praticadas nos finais de semana. Há cinco anos, o transporte de bicicleta nos trens é liberado aos sábados a partir das 13h e aos domingos, durante todo o dia, sempre no primeiro carro da composição.

Em sua página no facebook, a Associação Metropolitana de Ciclistas do Grande Recife, a Ameciclo, comemorou a notícia: “essa conquista não é só nossa, mas de todos os ciclistas que participaram das ações chamadas Invasão do Metrô, realizadas no Recife desde 2011, antes mesmo de termos uma associação de ciclistas. Nossa luta é grande, há muito a ser feito ainda, mas comemoramos muito essa pequena grande vitória”, segundo postagem da associação na rede social.

O acesso ao ciclista no transporte sobre trilhos ocorre em outras cidades, sempre fora do horário de maior movimento, e ajuda nos deslocamentos de grandes distâncias.

Como funciona em outras cidades

São Paulo

Na Região Metropolitana de São Paulo a bicicleta é bem vinda nos 260 km da malha ferroviária da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), que atende a 22 municípios. O ciclista também pode acessar o sistema metroviário nas 6 linhas de Metrô, que cobrem uma malha de 75 km de trilhos.

Ambos os sistemas permitem a entrada das bikes nos dias úteis a partir das 20h30, aos sábados a partir 14h00, e domingos e feriados durante todo o horário de operação. São permitidas 4 bicicletas por composição, sempre no último carro do trem.

Brasília

Nos 42 km de trilhos de Metrô do Distrito Federal, o ciclista pode ter acesso ao transporte em qualquer dia e horário, com um limite de até cinco bicicletas. Aos sábados, domingos e feriados, não há limite de bikes por trem. As bicicletas devem ser transportadas sempre no último vagão.

Rio de Janeiro

O ciclista carioca tem acesso aos 41 km de Metrô nos dias úteis após às 21h e aos sábados, domingos e feriados, em todo o horário. O serviço também se estende ao metrô de superfície que são ônibus complementar ao transporte metroviário. No caso do metrô, o embarque deve ser feito sempre no último carro da composição.

Já nos 270 km de serviços de trens metropolitanos que abrangem 12 municípios da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, o transporte de bicicleta é permitido nos dias úteis a partir das 21h. Aos sábados, domingos e feriados o acesso é liberado durante todo o horário de operação dos trens da SuperVia.

Belo Horizonte

O mineiro da capital tem acesso com sua bicicleta aos 28 km de metrô de segunda a sexta, sempre após às 20:30h, no sábado após 14h e nos domingos e feriados nacionais, das 5h15 às 23h.

Também são permitidas bicicletas no sistema de corredores de ônibus chamado de BRT Move, aos sábados após às 15h e domingos e feriados durante todo o dia.

Porto Alegre

O metrô de Porto Alegre (RS), e seus 43 km de extensão operados pela Trensurb possui um esquema de acesso às bicicletas diferenciados dos demais. Na capital gaúcha as bikes são bem vindas nos dias úteis e sábados das 9h30 às 11h, das 14h às 16h e das 21h às 23h20. Já nos domingos e feriados, das 5h da manhã às 23h20.

3 comentários em “Recife deve ampliar acesso à bike no metrô

  1. Eu sugiro que o site bote uma foto do secretário de transportes de São Paulo ou cite o prefeito Haddad. Aí quem sabe o Renato pode comentar a matéria e colaborar com o precioso conteúdo dele.

    Thumb up 0 Thumb down 1

  2. Parabéns, Recife, parabéns. Vocês não têm somente belas praias, mas também gente que pensa. Continuem avançando, continuem avançando.

    Thumb up 0 Thumb down 0

    1. Recife tem a grande vantagem de ser plana e de ter tempo para não cometer as burradas que São Paulo cometeu. Na torcida para que avancem bastante com a malha cicloviaria, pois tenho amigos dai que falam que muita gente usa a bike como meio de transporte em Recife, mesmo com o calor forte o ano inteiro.

      Thumb up 0 Thumb down 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *