Bike Kids, um bike trailer desenvolvido para levar até 8 crianças por passeio. Foto: Divulgação

Conheça São Paulo pedalando por 7 roteiros com o Bike Tour SP – e de graça!

Organização ainda empresta a bicicleta para quem não tiver, em roteiros de uma hora que utilizam ciclovias e incluem crianças e pessoas com deficiência.

Bike Kids, um bike trailer desenvolvido para levar até 8 crianças por passeio. Foto: Divulgação
Bike Kids, um bike trailer desenvolvido para levar até 8 crianças por passeio. Foto: Divulgação

Três anos, sete opções de roteiros e mais de 15 mil pessoas que descobriram São Paulo pedalando: esse é o balanço do aniversário do Bike Tour SP, projeto que promove passeios ciclísticos gratuitos em São Paulo e incentiva paulistanos e turistas a ver a cidade com outros olhos.

Rota pelo Centro Histórico de São Paulo. Foto: Divulgação
Rota pelo Centro Velho de São Paulo. Foto: Divulgação

“Mesmo sendo um passeio turístico, 95% das pessoas que participam são paulistanos, que procuram os passeios como uma forma de redescobrir regiões da cidade pela qual costumam passar apenas de carro ou transporte público”, afirma Daniel Moral, que é, ao lado do irmão André, idealizador do Bike Tour SP. “Vivenciar São Paulo pedalando, sentindo o vento no rosto, traz uma sensação muito maior de pertencimento e ajuda a despertar no participante o seu senso de cidadania.”

Centro Novo, avenida Paulista, Faria Lima, Parque Ibirapuera, Centro Velho, Vila Madalena e Berrini são os locais explorados pelos roteiros. Cada passeio leva grupos de até 10 participantes, acompanhados por 2 monitores, e costumam durar cerca de uma hora. Destinados a um público que vai de ciclistas urbanos até crianças, os tours utilizam, na maioria do tempo, a estrutura de ciclovias e ciclofaixas da cidade, e podem ser realizados até por quem não pedala há algum tempo.

“Nossa ideia é que o passeio seja inclusivo, por isso prestamos bastante atenção à altimetria dos percursos. Na rota Vila Madalena, por exemplo, os tours são feitos com bicicletas elétricas, que facilitam a atividade para pessoas de todas as idades”, explica André Moral.

Inclusão e mobilidade de mãos dadas

Com um compromisso baseado na inclusão, o Bike Tour SP oferece passeios exclusivos para pessoas com mobilidade reduzida, que podem participar do tour com hand bikes ou trenzinhos de até três lugares puxados pela bicicleta de um dos monitores. “Já recebemos desde pessoas que puderam fazer um passeio de bicicleta pela primeira vez até senhoras com mais de 90 anos, que há muito tempo não faziam uma atividade como essa ao ar livre. É muito gratificante para nós”, conta Daniel.

Ainda nessa linha, em outubro de 2015 o Bike Tour SP lançou o Bike Kids, um bike trailer especialmente desenvolvido para levar até 8 crianças por passeio e que é itinerante entre as rotas do projeto.

Rota Parque Ibirapuera. Foto: Divulgação
Rota Parque Ibirapuera. Foto: Divulgação

Passeios são gratuitos

A participação nos passeios não é cobrada – e a organização ainda empresta a bicicleta para quem não a tiver.

Como contrapartida, os organizadores apenas solicitam aos participantes a doação de 2 quilos de alimentos não perecíveis, destinados ao Núcleo Assistencial Bezerra de Menezes, instituição que ajuda mais de 300 famílias carentes em São Paulo e na região do Vale do Ribeira, e à Missão Cena, que auxilia crianças e adultos em situação de risco na região conhecida como Cracolândia. Os idealizadores já arrecadaram mais de 13 toneladas de alimentos. “Acreditamos que uma cidade melhor passa por temas como cultura, mobilidade e ajuda ao próximo”, conclui André.

Para fazer a sua inscrição e saber mais sobre datas e horários, acesse: www.biketoursp.com.br

5 comentários em “Conheça São Paulo pedalando por 7 roteiros com o Bike Tour SP – e de graça!

  1. Boa tarde.
    Vi essa matéria e mto me interessou.
    Moro ZL altura 7.000 da Sapopemba, tem algum grupo nessa região pra eu participar?
    Se possível o contato, pra me inteirar mais.
    De preferência iniciante, não tenho mta. resistência pra grande distância ainda.
    Obrigada

    Thumb up 0 Thumb down 0

  2. Vocês se reúne aonde para poder andar de bike e o que precisa precisa pagar e a onde eu compro esse casaco amarelo posso participar também no bairro do Ipiranga tem porque eu moro no bairro do Ipiranga São Paulo como eu fiquei com vontade dependerá também

    Thumb up 0 Thumb down 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *