Vídeo produzido pela Transporte Ativo esclarece quais os pontos onde o motorista do ônibus não consegue nos ver, mostrando inclusive a visão que ele tem pelos retrovisores.

Você conhece os pontos cegos de um ônibus?

Vídeo esclarece os pontos cegos e mostra a visão que o motorista tem pelos retrovisores

Vídeo produzido pela Transporte Ativo esclarece quais os pontos onde o motorista do ônibus não consegue nos ver, mostrando inclusive a visão que ele tem pelos retrovisores.

Por mais que se venha a treinar os motoristas para uma boa convivência com os ciclistas, há pontos ao redor dos ônibus onde eles não conseguirão nos ver. Conhecer esses pontos e evitar se posicionar neles pode aumentar bastante sua segurança. Veja nesse vídeo da Transporte Ativo.

A convivência entre ônibus e bicicleta nas vias é uma questão complexa. Para melhorar essa relação, associações de ciclistas espalhadas pelo país estão trabalhando junto aos motoristas para que a direção seja cada vez mais segura. Entretanto, esse é um trabalho que gera resultados a longo prazo e, nesse contexto, algo que podemos fazer agora é evitar ao máximo se posicionar em áreas de baixa visibilidade para o motorista, os chamados pontos cegos.

A associação Transporte Ativo, inspirada numa iniciativa da Secretaria Movilidad de Bogotá, produziu um vídeo explicativo mostrando exatamente as regiões que devem ser evitadas. Não se posicionar nos pontos cegos é uma atitude preventiva que pode ser feita agora e que colabora para evitar colisões e atropelamentos. Assista ao vídeo, compartilhe com seus amigos e lembre-se; se você não consegue ver o motorista no retrovisor, ele também não estará vendo você.

– Transporte Ativo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *