Presentes para a cidade
Como sabem os paulistanos, e aproveito para informar os demais leitores do blog, no próximo domingo, 25 de janeiro, a cidade de São Paulo completa 455 anos. E, como presente, ganha mais bicicletas, mais bicicletários e muitos passeios em duas rodas sem motor.
Tire a poeira daquela bicicleta que está encostada na garagem, encha os pneus e venha pedalar!
Mais bicicletários (e passeio ciclístico)
Foto: Divulgação |
Domingo a cidade ganha mais sete bicicletários em estações de metrô: Armênia, Santana, Liberdade, Vila Madalena, Brás, Barra Funda e Santa Cecília. Cada bicicletário tem 10 vagas para estacionar, além de 10 bicicletas para empréstimo/aluguel.
Além disso, os bicicletários do serviço Use Bike da Porto Seguro passam a se integrar com o serviço do Instituto Parada Vital (entidade que administra pontos de empréstimo, estacionamento e locação em estações de metrô). Dessa forma, quem pegar uma bicicleta numa estação de metrô pode devolver em um dos sete estacionamentos Estapar participantes (todos na região da Paulista) e vice-versa.
Para comemorar, o Instituto organiza um passeio ciclístico no domingo, saindo do metrô Vila Madalena. Convidados ilustres participarão pedalando, entre eles os secretários do Verde e Meio Ambiente Eduardo Jorge, de Transportes Metropolitanos José Luis Portella, Soninha Francine, a VJ da MTV Sophia Reis e outros.
O passeio, aberto e gratuito, é leve e todos podem acompanhar. O final do passeio é no mesmo ponto de partida. Para participar, chegue até às 8h30 na estação de metrô e leve sua bicicleta. Haverá 30 bicicletas para empréstimo, pelo mesmo sistema utilizado nos bicicletários.
Vale lembrar que aos domingos o transporte de bicicletas no Metrô é permitido durante todo o dia, portanto você pode ir de metrô, com a magrela dentro dele, até o ponto de saída do passeio.
Mais bicicletas (e passeio ciclístico)
Imagem do Bike Tour feito em Lisboa Foto: Divulgação |
Outra opção para quem quiser pedalar no domingo é o Bike Tour São Paulo, que apesar de ser um evento fechado (dependente de inscrição, que se encerrou há dias), é possível acompanhar a massa pedalante.
O Bike Tour é um evento que vem de terras além-mar, em que o participante, mediante uma inscrição que aqui foi de R$180,00, ganha camiseta, água, brindes, uma mochila, um capacete, e… uma bicicleta! Isso mesmo, você se inscreve, pedala com uma turma bem grande (cinco mil pessoas, considerando só os inscritos) e leva a bicicleta para casa.
Com isso, a cidade ganha mais cinco mil bicicletas. Espero sinceramente que muitas delas comecem a ser utilizadas como meio de transporte e não como enfeite de garagem. 😀
O passeio sai às 9h40 do Estilingão da ponte estaiada. Sim, aquela ponte que, infringindo a lei, não permite a passagem de bicicletas e pessoas, onde os agentes da Guarda Municipal ficam brincando de megafone e ameaçando ciclistas… Que ironia, não? Mas não vão prender ninguém que aparecer lá de bicicleta nesse domingo. Afinal, é um evento com patrocinador e tudo. Coisa fina.
A massa sai da ponte e pedala até a USP. De lá, cada um volta por si. Mas certamente vai ter bastante gente pedalando de volta ao ponto de partida ou algum lugar em direção a sua casa…
Mais um passeio
O CAB (Clube dos Amigos da Bike) realiza mais uma vez seu já tradicional passeio, percorrendo pontos turísticos como o Vale do Anhangabaú, Pátio do Colégio, Catedral da Sé, Estação da Luz e outros, em um roteiro de 35km. A saída é às 9h da manhã no Parque das Bicicletas (esquina da Av. Ibirapuera com a Indianópolis) e é necessário pagar uma taxa de inscrição de R$20 e haverá o sorteio de uma bicicleta. Mais informações aqui.
Seja qual for sua opção para esse domingo, aproveite para ir pedalando desde casa, entrando com a bike no metrô se for preciso! No aniversário de São Paulo, a cidade é das bicicletas!
Olá Willian, também neste domingo, como em TODOS os domingos, tem o passeio do Olavo”s Bikers (http://olavobikers.blogspot.com/), que sai sempre as 9h30 da frente da FNAC da Pedroso de Moraes. Média de 300 participantes, percurso de uns 35km. sempre diferente a cada final-de-semana.
0 0
Muito Bom o texto, relato Willian!!
0 0