Ciclistas pedalam na ciclovia da orla de Santos/SP. Foto: Willian Cruz/VdB

Por que tanta gente usa a bicicleta?

Milhões de pessoas usam a bike todos os dias no Brasil. Mas onde elas estão? E por que escolheram a bicicleta? Descubra aqui

Seja por esporte, lazer ou mesmo para se deslocar pelas cidades, tem muita gente usando a bicicleta no Brasil. Muito mais do que se imagina. Não acredita?

No primeiro episódio da série Pedalando Todo Dia, mostramos isso em imagens e números. E ainda contamos o que fez essas pessoas escolherem a bike, além de desfazemos alguns mitos que preocupam quem ainda não pedala.

Assista ao vídeo e continue lendo a matéria logo abaixo, pois ela traz informações adicionais.

Uso da bicicleta

Dados da pesquisa pesquisa “Viver em São Paulo: Mobilidade Urbana”, feita pela Rede Nossa São Paulo em parceria com o Ibope Inteligência (2021). Imagem: Reprodução

São poucos os números e estatísticas sobre o uso da bicicleta no Brasil. Mas alguns estudos e pesquisas ajudam a termos um panorama mais adequado, para podermos ir além da simples constatação visual.

Na capital paulista por exemplo, mesmo com tantos carros nas ruas e um relevo variado, 12% das pessoas usam a bicicleta, ainda que eventualmente. Esse número vem da pesquisa “Viver em São Paulo: Mobilidade Urbana”, feita pela Rede Nossa São Paulo em parceria com o Ibope Inteligência (2021).

Somando esses 12% com a parcela que declarou usar a bicicleta com pouca frequência (raramente), esse número chega a 26% dos entrevistados.  Pode até parecer pouco, mas numa cidade de 12 milhões de pessoas, é muita gente.

Embora a edição 2022 da pesquisa mostre uma ligeira queda nesse número, ela traz também uma informação bastante positiva: 19% das pessoas pretendem usar mais a bicicleta. Os números foram divulgados agora em setembro.

Então por que não vemos esses ciclistas?

Se é verdade que tem tanta gente pedalando, porque não vemos essas pessoas nas ruas?

Geralmente, quando dirigimos um carro, acabamos prestando atenção apenas no que nos representa algum perigo imediato. Isso é parte de nosso instinto de autopreservação, portanto natural até certo ponto. E de dentro de um ônibus, não temos uma visão muito ampla do ambiente ao redor, deixando de notar uma parte do que acontece nas ruas.

Como consequência, as bicicletas acabam muitas vezes passando despercebidas. Principalmente quando esses trajetos de carro ou ônibus seguem por grandes avenidas, que nem sempre são o melhor caminho para quem pedala.

Os ciclistas estão por aí, para quem tem olhar para vê-los. E um bom observador poderá perceber até que há duas pessoas nessa bicicleta. Foto: Willian Cruz/VdB

Por que usar a bicicleta?

Outra pesquisa que nos traz um bom parâmetro sobre o uso da bicicleta é a Perfil do Ciclista, organizada pela Transporte Ativo e pelo LABMOB-UFRJ. Nela, ciclistas são entrevistados em diversas cidades do país para entendermos o que pensa quem usa a bicicleta no Brasil.

Na edição 2021, as respostas consolidadas em âmbito nacional mostram os três principais motivos pelo qual essas pessoas pedalam: rapidez, saúde e custo. Veja na imagem abaixo.

Não à toa, esses são três estão entre os 10 motivos elencados no primeiro episódio da série Pedalando Todo Dia. Mas o último que citamos no vídeo é o que com certeza que vai te convencer. Assiste lá! 😉

Ciclistas responderam por que preferem pedalar, na pesquisa Perfil do Ciclista 2021 (Transporte Ativo/LABMOB-UFRJ)

Quer saber mais? Veja 12 bons motivos para usar a bicicleta

Para mais pessoas pedalarem

A pesquisa da Rede Nossa São Paulo/Ibope Inteligência também traz respostas para o que faria mais pessoas adotarem a bicicleta. Além da preocupação com segurança pública, os entrevistados afirmaram que segurança para compartilhar as vias seria importante para que começassem a pedalar. Melhor sinalização e mais ciclovias também foram citadas, junto com as subidas e a distância a percorrer.

Essas questões estão alinhadas com os próximos episódios da série Pedalando Todo Dia. No segundo vídeo vamos ensinar a traçar uma rota segura e confortável para chegar de bike. E nos próximos, dicas práticas de segurança nas ruas e nas ciclovias, além de truques para levar roupas e equipamentos de trabalho, entre outros.

A gente quer que você pedale e que isso seja positivo, seguro e agradável na sua vida. Por isso inscreva-se agora no nosso canal para ser notificado dos próximos episódios!

Pedalando Todo Dia

Pensando tanto em quem ainda tem receio de usar a bicicleta, quanto em quem já pedala mas busca segurança e praticidade nos deslocamentos, o Vá de Bike lançou o projeto Pedalando Todo Dia.

Ao longo dos próximos meses publicaremos vários episódios em nosso canal do Youtube, mostrando na prática que usar a bike no dia a dia pode ser bem mais simples e seguro do que parece. E o melhor: é uma ótima forma de transformar aqueles deslocamentos chatos e cansativos em um momento de lazer! Você merece, não é mesmo?

Continuidade

Os primeiros episódios estão sendo produzidos com o apoio do programa de aceleração de projetos Vai Longe, uma iniciativa da Tembici em parceria com a Transporte Ativo.

Mas nosso objetivo é que a série seja contínua, trazendo informações e dicas importantes para pedalar, de forma prática, leve e descontraída. Se a sua empresa ou organização pode apoiar esse projeto, fale conosco pelo e-mail contato@vadebike.org.

2 comentários em “Por que tanta gente usa a bicicleta?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *