Aprenda a montar uma fixa na Mão na Roda nesse sábado
Nesse sábado, 21/5, a Ciclo-oficina Mão na Roda fará uma nova oficina temática gratuita, dessa vez voltada às fixas. Uma bicicleta inteira será montada, do zero.
Nesse sábado, 21 de maio, a Ciclo-oficina Mão na Roda fará uma nova oficina temática gratuita. Com o sugestivo nome Idéia Fixa, essa oficina é voltada às bicicletas fixas.
Uma bicicleta inteira será montada, do zero. A montagem envolve cuidados diferentes da montagem convencional de bicicletas, como a preocupação maior com a tensão da corrente.
Além disso, a oficina estará aberta normalmente para você fazer reparos e ajustes em sua bicicleta. Depois da montagem da fixa, haverá uma feira de trocas, e uma sessão de Ciclocine sobre fixas. E ao longo do dia, uma exposição de fotos. Se você é fotógrafos e está interessado em expor seu trabalho nessa exposição, entre em contato no email maonaroda@ciclocidade.org.br.
O que são as fixas
Apesar de parecerem bicicletas convencionais a um primeiro olhar desatento, as fixas diferem em diversos aspectos. O principal é não terem roda livre, ou seja, os pedais se movem o tempo todo junto com as rodas. Com isso, os próprios pedais são utilizados para frenagem, o que faz com que, tradicionalmente, não precisem de um sistema de freios. Também não possuem marchas. Em se tratando de fixas, menos é mais.
Por serem leves, ágeis, demandarem baixa manutenção e não terem peças “roubáveis”, necessitando apenas de uma pequena u-lock ao estacionar, as fixas são muito utilizadas pelos famosos <em>bike messengers</em> de Nova Iorque, que rasgam a cidade em alta velocidade, desviando de tudo e de todos com extrema agilidade.
Primando pela leveza e pela simplicidade, os fixeiros capricham nos detalhes, do quadro com pintura especial e selim de couro até o vestuário. Quem passa a usar uma fixa integra um novo universo, interessante e diversificado, que envolve bem mais que a bicicleta. Há toda uma subcultura a seu redor, envolvendo moda, comportamento, ideologia e até esporte: o Bike Polo é bastante adequado às fixas (entre outros motivos, pela maior facilidade em realizar trackstands).
Obs.: não sou especialista em fixas, portanto correções ao texto acima são bem vindas e desejadas.
Sites nacionais
Alguns sites em português para saber mais sobre fixas e sua cultura singular:
Já viram essa?
http://www.techtudo.com.br/artigos/noticia/2011/05/ciclista-cria-sua-propria-faixa-com-luzes-led-integradas-na-bicicleta.html
1 0
Nossa corrigir o que explicou melhor que eu que ando de fixa a um tempo!!!hauhua
muito bom!!!
1 0