Site colaborativo indica como estabelecimentos recebem ciclistas
O BikeIT! permite mapear e avaliar a receptividade ao ciclista e pretende distribuir selos de certificação aos lugares que se destacarem na relação com as bicicletas.
Em São Paulo existe uma lei municipal de 2007 que dispõe sobre a criação de um Sistema Cicloviário na cidade, estabelece regras, obrigações públicas e metas a serem cumpridas. Dentro das disposições legais de estímulo ao uso cotidiano da bicicleta, está o artigo que trata da obrigatoriedade em oferecer estacionamento adequado e seguro para quem chega pedalando em certos estabelecimentos, como edifícios públicos, escolas e centros de compras.
Com base nisso o coletivoCRU lançou o projeto BikeIT!, um site colaborativo, sem fins lucrativos, que pretende mapear e avaliar, com a ajuda dos ciclistas, como estão sendo tratados aqueles que chegam pedalando nos lugares.
“Mesmo que não existisse o artigo oitavo da lei 14.266, oferecer estacionamento seguro aos usuários de bike ainda seria um dever a ser cumprido em favor do bem comum (…) acreditamos também que, independentemente de leis, o bom senso e respeito ao próximo são mais que suficientes para criarmos um ambiente civilizado para todos”, diz o site do projeto.
O BikeIT! nasceu para estimular a participação ativa dos cidadãos, para que todos possam colaborar com uma cidade menos preconceituosa com os ciclistas. Através de posts, os usuários divulgam quais são os estabelecimentos (de produtos ou serviços) que são acolhedores ou não aos usuários de bike.
E pressão surte efeito, veja:
Preconceito contra ciclistas – Shopping Bourbon: a saga
Conjunto Nacional retira bicicletário, mas volta atrás no mesmo dia
Selo BikeIT!
Os lugares que forem melhor avaliados pelo público poderão receber o selo BikeIT! de estabelecimento amigo do ciclista. Em época de greenwashing, a certificação é um reconhecimento muito importante e pode servir de diferencial no mercado. Quem realmente estiver preocupado em atender melhor seus clientes será contemplado e valorizado na sociedade.
Quer colaborar?
Como o BikeIT! ainda está finalizando sua plataforma que será totalmente aberta e colaborativa, quem quiser enviar avaliações (texto e fotos – caso tenha fotos) precisa mandar para o email: coletivocru@gmail.com
“Escrever uma avaliação é simples. Basta você contar, em um parágrafo, aonde foi com sua bike (nome do estabelecimento e site) e como foi recebido/a no estabelecimento/instituição. Havia algum tipo de estacionamento para bike? Era seguro e protegido contra a chuva? Se não havia, ofereceram-lhe alguma alternativa? Você foi tratado/a com gentileza pelos funcionários quando apareceu com a bike ou eles o/a atenderam de má vontade? Há algum aspecto positivo/negativo que você gostaria de ressaltar? No fim de sua avaliação, diga-nos qual status você dá ao estabelecimento. Podem ser três: APROVADO, REPROVADO, BIKEIT!, sendo o status BIKEIT! a avaliação máxima, que faz o estabelecimento/instituição ser um local receptivo ao ciclista”.
Possui um estabelecimento bike friendly?
Se você possui um estabelecimento e quer recepcionar bem os ciclistas e suas bicicletas mas não sabe como, o BikeIT! disponibilizou o PDF Como ser um lugar BikeIT!. Baixe, leia e informe-se sobre dicas e práticas para ser um estabelecimento “bike friendly” (amigo da bicicleta).
Ajude na construção de uma cidade mais receptiva às bicicletas. Ciclistas também são consumidores e, acima de tudo, cidadãos!
Existe algo do tipo, válido nos dias de hoje?
0 0
Como denunciar local ou empresa q ñ tem estacionamento para bicicleta ?
1 0
William Cruz além de promover passeios meu pai tem uma padoca na Mooca. Eu queria saber quais as dimensões de calçada que eu preciso pra colocar um bicicletario em SP?
0 0
Oi, Portuga. Em breve publicaremos uma matéria explicando como proceder.
0 0
valeu…preciso me esclarecer antes de fazer qualquer coisa
0 0
Um site específico para ciclistas era o que precisávamos…
Vamos colaborar, todos conhecemos lugares que recebem bem nossas bikes perto de casa ou do trabalho…
Tem várias regiões ainda sem avaliações…
abraço a todos
2 0
Fantástica iniciativa, parabéns ao Vá de Bike!
Vou colaborar, com certeza!
Adorei o material para quem quer ser bike-friendly. Muito bem redigido e conciso. Não há como resistir aos argumentos bem colocados.
Vai ser um sucesso!
🙂
3 0
Fernanda, tanto o site quanto o documento são de autoria do coletivoCRU. Em nome do coletivo, agradeço! 🙂
0 0
Guia de concepção de vias cicláveis:
Post no facebook sobre o guia:
http://www.facebook.com/photo.php?fbid=415396058496285&set=at.206642632704963.51583.100000776837941.100002078003724&type=1&theater
Guia em 4 partes:
http://www.futurosustentavel.org/fotos/plano/Pages_from_Pages_from_Pages_from_plano_mobilidade_FSII_final_parteIV_b_1.pdf
http://www.futurosustentavel.org/fotos/plano/Pages_from_Pages_from_plano_mobilidade_FSII_final_parteIV_a.pdf
http://www.futurosustentavel.org/fotos/plano/Pages_from_Pages_from_plano_mobilidade_FSII_final_parteIV_c.pdf
http://www.futurosustentavel.org/fotos/plano/Pages_from_Pages_from_Pages_from_plano_mobilidade_FSII_final_parteIV_b_2.pdf
1 0
Enviei o link pra um shopping aqui da região que ainda não atende bicicletas. Vamos ver se pelo menos respondem o e-mail.
Comentário bem votado! 4 0