Candidatos à prefeitura de São Paulo buscam atender eleitorado ciclista
A mobilidade em bicicletas desempenhará papel essencial nas eleições deste ano em São Paulo. E as pedaladas e propostas dos candidatos, logo no início da campanha, começam a demonstrar isso. Veja quem já está buscando o equilíbrio através das duas rodas sem motor.
O Vá de Bike já havia antecipado que a mobilidade em bicicletas desempenharia papel essencial nas eleições deste ano em São Paulo. E as pedaladas e propostas dos candidatos, logo no início da campanha, começam a demonstrar isso.
Atrás de uma fatia do eleitorado que cresce a cada dia, forma opinião e atrai simpatia da imprensa e dos cidadãos preocupados com meio ambiente e qualidade de vida, os candidatos estão procurando o equilíbrio em duas rodas. Quem já pedala há algum tempo ou está bem assessorado pode ter menos dificuldades, enquanto outros ainda desequilibram, mas tentam se recuperar e seguir em frente.
Em um mesmo final de semana, três dos principais candidatos à prefeitura bicicletaram pela cidade. Gabriel Chalita (PMDB) e Fernando Haddad (PT) pedalaram para firmar compromisso com a Ciclocidade e o Instituto CicloBR. Já o candidato José Serra (PSDB) pedalou pela Ciclovia da Radial Leste. Soninha Francine (PPS) pedalará no sábado 21, mas na sexta 13 já publicou em seu blog um post dedicado às suas propostas para a bicicleta.
As pedaladas (e as propostas) dos candidatos | ||
---|---|---|
Chalita pedalou no sábado, de Higienópolis ao Vale do Anhangabaú. Saiba mais. Foto: Jeanne Gibson/Divulgação | No domingo, Haddad foi de bicicleta da Praça do Ciclista ao centro da cidade. Saiba mais. Foto: Jeanne Gibson/Divulgação | |
Serra pedalou pela ciclovia, da estação Itaquera do Metrô até a Artur Alvim. Saiba mais. Foto: Fernando Cavalcanti/Divulgação |
Mera busca por votos e imagem ou interesse real em atender a essa parcela da população? Difícil dizer, mas o mais provável é que seja sempre um pouco de cada, em diferentes dosagens para cada candidato.
Uma coisa podemos afirmar com segurança: nunca uma eleição havia sido assim no Brasil. Gostem ou não, as bicicletas vieram para ficar.
Encontro com as entidades
Veja nesta página quem já realizou esse encontro, quem já confirmou e quem ainda não respondeu.
Próximas pedaladas com candidatos
O Vá de Bike está divulgando na CicloAgenda as pedaladas com candidatos que sejam abertas ao público – sejam elas encontros com entidades que representam ciclistas ou não. Entretanto, depende de contato por parte das respectivas assessorias de imprensa/comunicação, através do e-mail contato@vadebike.org.
Que os candidatos tem a dizer sobre a CET, esse truculento orgão surdo e mudo que gerencia(?) o caótico transito de SP, uma verdadeira pedra no sapato e com grande influência na qualidade de vida nessa cidade?
1 1
Tirar foto em cima da bicicleta é fácil, o dia-a-dia que ninguém dá atenção…
2 0
Leiam esta reportagem:
http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2012/08/ciclista-relata-furtos-de-bicicletas-em-area-de-estacao-do-metro-de-sp.html
1 0
A publicação de um artigo hoje no primeiro caderno da FOLHA DE S. PAULO (ao lado dos editoriais e com destaque na primeira página) mostra como DE FATO a questão da mobilidade entrou na pauta dos candidatos nessa eleição. Ainda não é nenhuma conquista definitiva – afinal nada de prático foi feito – mas as bicicletas em SP deixaram de ser uma “questão de nicho” – como eram tratadas anteriormente – para serem um dos temas mais debatidos nesse período eleitoral. Dessa forma, a cobrança será mais fácil após as eleições. Para ler o artigo de Vera Magalhães (até que isento, em se tratando da FSP), clique aqui: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/opiniao/54884-pedala-candidato.shtml
2 0
É bom lembrar que, por maior que seja a boa vontade de um prefeito em relação às bicicletas, ele pouco ou nada conseguirá sem base de apoio na Câmara dos Vereadores. De nada adianta um prefeito pró-bicicletas e vereadores (de sua coligação) serem anti-biciletas. Passaremos 4 anos assitindo o ridículo vai e vem entre o Gabinete do Prefeito e a Câmara.
Aconselho a todos aqui a darem bastante atenção em quem votar para vereador. Preste atenção em quem sobe no palanque com os candidatos a prefeito. Pesquise o nome, ache o site deles e mande questionamentos. Se a resposta parecer muito genérica ou recheadas de clichês, pode ser oportunismo político. Afinal, todos os candidatos agora querem ao menos parecer “ambientalmente conscientes”. E sabemos que nem todos são isso de fato.
3 0
Verdade,bem lembrado!É o mesmo caso quando se vota para Presidente da República.
0 0
Esses candidatos, se estiverem realmente dispostos a incentivar o uso da bicicleta, necessitam convencer os Autoentusiastas a não publicarem besteiras ( http://autoentusiastas.blogspot.com.br/2012/07/bicicleta-so-e-segura-em-vias-adequadas.html).
0 0
Pela grosseria dos comentários equivocados lá no post dá pra ver como os “autoentusiastas” se comportam (mal)no trânsito e na vida. A melhor resposta é o silêncio e a lei.
2 0
Para mim, candidatos como o Serra, Haddad e o Chalita estão sendo oportunistas. Apesar de querermos defender a bike, esse não deve ser o único critério de votação para uma pessoa que irá administrar toda a cidade. Além do mais, isso são promessas, quanto delas se tornarão verdade?
2 0
Tenho medo que esta atitude seja tão relevante quanto beijar bebes e visitar favelas. De qualquer forma a iniciativa é muito boa e demonstra que o poder da união do ciclistas está aumentando. Parabéns !
Comentário bem votado! 5 0
Seria ótimo convidar os candidatos a visitar a Bike Expo no próximo dia 5 no Center Norte. Pra terem contato com uma enorme demanda reprimida que clama pelo seu espaço no trânsito e aponta um caminho pra sair do marasmo. Por que não mandar mensagens e tweets pra eles convidando?
0 0
so para constar, a soninha tambem eh uma defensora dos ciclistas, ja encontrei com ela pedalando duas vezes e ha alguns anos ela ate tentou defender a causa no legislativo, mas nao obteve apoio de seus colegas politicos…
Comentário bem votado! 6 0