Foto: Divulgação

Frase infeliz de Tiago Leifert gera reação nas redes sociais

Fortes críticas têm sido feitas a um comentário de Leifert no Globo Esporte, que demonstraria que ele não considera ciclismo um esporte de verdade.

Apresentador do Globo Esporte teria dito que ciclismo não é esporte de verdade, ao contrário do futebol. Foto: Divulgação
Leia também
Tiago Leifert responde à polêmica sobre ciclismo

Entrevista de Lance Armstrong desaponta,
mas trará consequências

“Lance Armstrong merece ser esquecido”,
declara presidente da UCI

Fortes críticas têm sido feitas nas redes sociais ao apresentador Tiago Leifert, por um comentário que ele teria feito durante o Globo Esporte do dia 18 de janeiro de 2013. Após apresentar o andamento do caso de Lance Armstrong, o apresentador teria dito “agora vamos falar de esporte de verdade”, dando sequência às notícias sobre futebol.

>> Atualizado: Veja as respostas de Tiago Leifert a essa polêmica <<

A frase provocou a ira de muitos ciclistas e fãs do esporte de duas rodas. Diversos perfis e fan pages dedicadas à bicicleta publicaram críticas bastante pesadas ao apresentador, ao programa e à própria Rede Globo. Uma das críticas, em uma fan page sobre ciclismo, havia ultrapassado os dois mil compartilhamentos na tarde da segunda 21.

O Vá de Bike perguntou aos leitores, em sua fan page, se o apresentador havia mesmo dito isso e se eles haviam assistido o programa, dando espaço para que manifestassem sua opinião. As respostas foram variadas, algumas bastante rancorosas. Houve quem questionasse a prioridade dada ao futebol pela emissora: “é onde está a grana”, comentou um leitor. Uma leitora conta que, quando ouviu isso começou a “gritar em casa de ódio”. “Surtei quando ouvi o que ele disse na TV”, disse ela, completando: “eu até gostava dele, agora eu acho ele um otário”.

Há também quem tenha entendido de outra forma: o apresentador teria se referido ao esportista e não ao esporte, como uma crítica ao caso de doping. “A má interpretação do [que] foi dito no programa está gerando uma corrente difamatória irresponsável”, dizia um comentário. “Talvez o contexto dele tenha sido no sentido de falar do esporte de verdade e não mais continuar na questão do doping”, explicou outro.

Mas as justificativas de alguns não convenceram (nem acalmaram) a todos. As críticas continuam surgindo e o assunto tem viralizado, com um viés bastante negativo para o apresentador e a emissora. A página de Leifert no Facebook tem recebido inúmeras manifestações, questionando o profissionalismo do apresentador e seus conhecimentos esportivos.

Vídeo

Procuramos no site do Globo Esporte o vídeo em que Tiago Leifert teria proferido a frase polêmica, sem conseguir encontrá-lo. Mas isso não significa necessariamente que a frase não tenha sido dita: há gente demais afirmando tê-la ouvido para que seja um simples equívoco de quem assistia o programa.

O Vá de Bike entrou em contato com a Rede Globo por volta do meio-dia de 21 de janeiro, para obter um posicionamento da emissora e, se possível, do apresentador. Recebemos a informação de que “se ele disse, está nos vídeos na internet”, mas pedimos um esclarecimento mesmo assim. Até o fechamento desta matéria, às 19h da segunda 21, não obtivemos o retorno solicitado.

Estamos abertos para publicar nesta página um posicionamento da emissora ou do apresentador, quando (e se) surgir.

106 comentários em “Frase infeliz de Tiago Leifert gera reação nas redes sociais

  1. Tiago Lifert voce e um boiola fica falando mal do ciclismo mas e melhor doque varios esportes ai vc não sabe oq fala pensa antes seu borro indiota conheça o esporte antes de fala

    Thumb up 0 Thumb down 0

  2. Não foi engano não eu assisti esse dia e ele disse ao esporte sim e não ao ciclista não sou ciclista gosto mesmo e de futebol mas não sou obrigado a ver,ouvir um cara dizer o que e esporte de verdade ate porque ele nem sabe o que e esporte?
    Não devemos nem perder nosso tempo com esse tipo de pessoa ate porque ele se julga a ultima cereja do bolo ,mas ele tem de aprender com a cereja do globo esporte teve Léo Batista esse sim era o CARA DO GLOBO ESPORTE .ALGUEM DE VCS LEMBRA DESSE CARA ?

    Thumb up 0 Thumb down 0

  3. depois de falar sobre o dopping do Lance Armstrong de fato ele disse: “…”AGORA VAMOS FALAR DE ESPORTE DE VERDADE. VAMOS FALAR DO NOSSO FUTEBOL…”.Agra ele vai falar que nao ofendeu o nosso esporte?

    Thumb up 1 Thumb down 0

  4. Acho que a atitude desrespeitosa de muitos comentários de “ciclistas” nas redes sociais é mais prejudicial para o ciclismo do que o comentário do Tiago, que ao que parece se referiu ao doping como mentira. Dizer que ele é soberbo, babaca, e tantas outras coisas, porque ele se mostrou contra o doping?

    Em um programa de esportes, apesar de dar bastante foco para o futebol (já que ele é realmente muito popular e essa popularidade não é só por causa da mídia), ninguém seria bobo de dizer que só o futebol é esporte de verdade.

    Querendo ou não, o programa apresenta várias reportagens interessantes de outros esportes, sim, inclusive algumas coisas sobre ciclismo. Bem verdade que a coisa é feita meia no improviso, mas volto a dizer, o futebol é popular não apenas por que a mídia quer assim.

    E outra coisa, quem utiliza a bicicleta como meio de transporte e lazer, que é o uso mais nobre desse veículo, nem precisaria estar entrando na polêmica esportiva. A competição é cruel mesmo, ao invés de ser uma superação pessoal torna-se uma busca por sucesso, status a qualquer custo e sob pressão das equipes e toda a máfia por trás.

    Não tem porque ser tão radical e extremista. Nós também erramos e não fazemos tudo 100% certo. São muitas pedras na mão para coisas fora do contexto.

    Para pessoas que ainda não usam a bike, que estão vendo essa discussão de fora, não vão se encantar com o esporte vendo atitudes assim.

    Comentário bem votado! Thumb up 5 Thumb down 1

  5. Não Interessa, falou, tá falado, esse cara é muito soberbo mesmo, vai haver um dia que ele vai ter que encarar a bicicleta, pois se ele não usar vai se atrasar para o programa…. realidade futura em muitas cidades ….

    Thumb up 0 Thumb down 0

  6. Amigo Ian, não é a questão de “andar nervoso”, realmente a prática esportiva, numa abordagem geral, propcia o relaxamento mental e o condicionamento físico, o ponto aqui é a percepção que só tem quem esta inserido no contexto. Os ciclistas percebem melhor o descaso com o qual o poder público e a mídia tratam questões importantes relacionadas ao uso da bicicleta, seja para o lazer, locomoção ou esporte. E esta percepção diferenciada esta lotada de exemplos ruins e que impedem que um ciclista fique estático diante de mais um absurdo.
    É preciso pontuar a cada situação ocorrida, mostrar que há pessoas acompanhando e que não concordam (ou não com o acontecido.
    O caso do apresentador é apenas um que teve repercusão maior com opiniões polarizadas, mas muitos outros acontecem todos os dias, e muitos são fatais.
    É preciso se manifestar sempre.

    Aproveito e te convido a experimentar o ato de pedalar, é como voltar ao tempo de criança, há uma diversão pueríl, inocente, despreocupada… é contagiante e recompensador.

    Apenas observe o cuidado para escolher uma bicicleta adequada para o seu tipo físico, de forma que você realmente aproveite bem a pedalada.

    Boa sorte!

    Thumb up 0 Thumb down 0

  7. Lance Armstrong um ciclista que era perfeito, lá fora na europa pois no Brasil ninguem o conhecia, até esta polemica, mas e o caso dos outro esporte como atletismo, natação, volêi, etc e futebol. Até agora não rocurou ir até o atleta e fazer o exame nele antes do jogo, como está sendo feito nos esportistas lá fora. O Tiago quer mais falar de futebol e o resto se esquece, esporte tem que ser em geral.

    Thumb up 0 Thumb down 0

  8. acho que todo apresentador deve antes de expressar o seu pensamento pensar no que pode gerar!!! ainda mais na Tv Globo e no Globo Esporte, as vezes é melhor ficar quieto do que falar besteira… como ele já considerado um grande ancorå.. suas palavras as vezes pode trazer transtornos como isso que aconteceu no caso Amstrong…

    Thumb up 1 Thumb down 0

    1. Amigo Ian, não é a questão de “andar nervoso”, realmente a prática esportiva, numa abordagem geral, propcia o relaxamento mental e o condicionamento físico, o ponto aqui é a percepção que só tem quem esta inserido no contexto. Os ciclistas percebem melhor o descaso com o qual o poder público e a mídia tratam questões importantes relacionadas ao uso da bicicleta, seja para o lazer, locomoção ou esporte. E esta percepção diferenciada esta lotada de exemplos ruins e que impedem que um ciclista fique estático diante de mais um absurdo.
      É preciso pontuar a cada situação ocorrida, mostrar que há pessoas acompanhando e que não concordam (ou concordam) com o acontecido.
      O caso do apresentador é apenas um que teve repercusão maior com opiniões polarizadas, mas muitos outros acontecem todos os dias, e muitos são fatais.
      É preciso se manifestar sempre.

      Aproveito e te convido a experimentar o ato de pedalar, é como voltar ao tempo de criança, há uma diversão pueríl, inocente, despreocupada… é contagiante e recompensador.

      Apenas observe o cuidado para escolher uma bicicleta adequada para o seu tipo físico, de forma que você realmente aproveite bem a pedalada.

      Boa sorte!

      Thumb up 0 Thumb down 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *