Campanha de respeito ao ciclista começa a ser veiculada em São Paulo
Saiba sobre a campanha da Prefeitura de São Paulo pedindo respeito ao ciclista nas ruas.
Veja também |
---|
Assista aos vídeos da campanha Campanha paulistana por respeito a ciclistas já foi gravada |
Demorou, mas finalmente saiu: a Prefeitura de São Paulo começa a veicular sua campanha de respeito ao ciclista nesse domingo, 11 de agosto. A informação foi fornecida pela Secretaria de Comunicação Social e noticiada pelo site de Renata Falzoni, na tarde da sexta-feira 9 de agosto.
A campanha pretende ser ampla, veiculando peças em TV aberta e fechada, rádio (com spots e informações nos boletins dos helicópteros), internet, TVs de ônibus e metrô, pontos de ônibus e possivelmente nos relógios de rua. Após duas semanas de exibição na TV, a campanha entrará nas redes sociais e impressos até o Dia Mundial Sem Carro, dia 22 de Setembro.
A campanha
No dia 6 de junho de 2013 foram realizadas, durante todo o dia e em diversas locações, as gravações dos filmes da campanha para a TV. Os “atores” eram pessoas que utilizam diariamente a bicicleta e, portanto, com prática nas situações reais de seu uso nas ruas. Ciclistas de vários estilos foram representados.
Entre o casting estavam pessoas que vocês reconhecerão quando as peças forem ao ar. Aline Cavalcante, colaboradora do Vá de Bike, era uma delas. “Eu e alguns outros amigos fomos escolhidos pra ‘encabeçar’ as falas”, contou em seu Facebook. “Decidi ir porque pela primeira vez fomos ouvidos em todo o processo, desde a conversa com o prefeito ate a criação do roteiro e cenas de rua”, esclarece. Saiba mais.
Intitulada “Respeito Bicicleta”, o símbolo da campanha terá o S e o P da palavra respeito em destaque, em referência à cidade de São Paulo, que pretende se tornar mais amiga da bicicleta.
Diálogo com ciclistas
A determinação de se criar uma campanha pedindo respeito à vida de quem circula de bicicleta foi um dos resultados da reunião de ciclistas com o prefeito de São Paulo, em março de 2013. Na reunião com Fernando Haddad foi criada uma comissão para acompanhar a elaboração dessa campanha. Foram feitas algumas reuniões, onde foram mostradas as ideias da agência para que pudessem ser avaliadas, aprovadas e discutidas pelos ciclistas presentes.
Alternadamente, participaram dessas reuniões: Renata Falzoni, Willian Cruz (Vá de Bike), Thiago Benicchio (Ciclocidade) e Raphael Monteiro (Bike Anjo), com a Jéssica Martinelli (Ciclocidade) organizando a agenda e participando também dos encontros. Saiba mais.
Ainda não vimos o resultado final e estamos todos ansiosos para ver como a campanha ficou! 🙂 Veja aqui o vídeo da campanha!
Dia Mundial Sem Carro
E por falar em Dia Mundial Sem Carro, a cidade terá várias atividades no mês de setembro, tanto por parte de cicloativistas quanto do poder público. Logo teremos novidades por aqui. Siga o Vá de Bike no Twitter e no Facebook, ou cadastre seu e-mail aqui na coluna direita do site, par ficar por dentro do que acontecerá nesse mês de setembro, em várias partes do país.
Parabenizo a todos os ciclistas por essa incrível conquista! 🙂
É uma semente que ainda está germinando e que deve ser regada pelo bem de nossa cidade. É apenas o início de constantes exigências aos nossos governantes pelo direito de circular com nossas bikes na rua em segurança (como rege o próprio CTB).
O tempo de divulgação ainda é MUITO curto. Acredito que para entrar na consciência dos motoristas, a campanha deveria ser veiculada por pelo menos 6 meses. Podíamos solicitar que as campanhas se estendam por esse período. É importante que todos saibam sobre os benefícios que a bicicleta traz às cidades.
Por isso, divulgue a campanha, comente-a no metrô ou no busão, aumente o volume quando passar no rádio, compartilhe nas redes sociais, façamos esse curto período ser impactante. Para o bem da cidade e para o futuro do nosso país.
Comentário bem votado! 7 0