
Oficializando o compartilhamento das vias. Foto: Vá de Bike
Ciclistas de São Paulo escolherão membro do Conselho Municipal de Transportes e Trânsito
Eleição ocorre em 15 de fevereiro de 2014. Ciclocidade fará reunião para levantar nomes e propostas. Veja como participar do processo e saiba onde votar.

A Prefeitura São Paulo anunciou em 30 de janeiro que o Conselho Municipal de Transportes e Trânsito (CMTT) terá eleições de representantes da sociedade civil. E os ciclistas poderão disputar uma cadeira específica nesse órgão consultivo no dia 15 de fevereiro, entre 8h30 e 10h40, na Universidade 9 de Julho (R. Vergueiro, 235/239). Os resultados serão divulgados ao término da contagem de votos, que inicia às 11h e deve terminar até o meio-dia.
Criado pelo Decreto nº 54.058, editado logo após as manifestações populares que levaram à redução das tarifas de ônibus, o CMTT é definido como “órgão colegiado de caráter consultivo, propositivo e participativo em questões relacionadas às ações de mobilidade urbana”. O grupo foi proposto como canal de diálogo com a sociedade sobre o tema, tendo como atribuições a elaboração do Plano Municipal de Mobilidade, a revisão do Plano Diretor e a possibilidade de convocar audiências públicas “para apresentar, debater e propor as diretrizes, prioridades e programas” relacionados à Secretaria Municipal de Transportes.
Processo questionado
A estrutura do CMTT já foi criticada por movimentos de defesa da bicicleta desde seu início (veja aqui). E, segundo a Ciclocidade (Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo), a proposta anunciada não está de acordo com o que foi apresentado pelos conselheiros da sociedade civil. Estes conselheiros, vindos do Conselho da Cidade, ocupam provisoriamente as vagas desde agosto de 2013, sendo que a Ciclocidade conta com um representante, Gabriel Di Pierro, diretor da entidade.
“Assim como no decreto que criou o Conselho, a Prefeitura novamente passa por cima das demandas da sociedade civil”, critica Di Pierro. “Embora tenha mantido a proposta de 15 cadeiras temáticas e a realização de plenárias específicas, passou a permitir inscrições de pessoa física, quando o acordo era de inscrição por organização ou movimento, garantindo maior legitimidade à representação. O mais grave, contudo, foi anunciar as eleições num prazo tão curto, sem a possibilidade de promover o debate de forma adequada. Novamente vai ser a toque de caixa.”
A votação acontece ainda num momento em que muitos dos principais cicloativistas de São Paulo estarão em Curitiba, participando do 3º Fórum Mundial da Bicicleta. Com o tempo curto, a Ciclocidade abrirá a sua Reunião Geral de fevereiro, no dia 12, para debater o tema, levantando nomes e propostas para o CMTT. A participação dos ciclistas paulistanos é importante, para termos nesse Conselho um nome que realmente levará adiante demandas coletivas para uma São Paulo mais ciclável.
Sua participação é importantíssima!
Participe da reunião da Ciclocidade
12 de fevereiro, das 19h às 21h30
Espaço Contraponto – R. Medeiros de Albuquerque, 55 – Pinheiros (veja mapa)
A reunião é aberta a todos, associados ou não
Serão levantados nomes e propostas para o CMTT
Participe da eleição do Conselho
15 de fevereiro – a votação inicia às 10h e termina às 10h40
Universidade 9 de Julho – R. Vergueiro, 235/239, próximo ao Metrô São Joaquim (veja mapa)
Mais informações aqui e aqui.
William, tem como divulgar aqui os candidatos e propostas ?
Assim como Conselho Participativo Municipal, acho que uma boa divulgação vai ajudar o pessoal se programar para ir e votar, e dar uma força para que sejamos ouvidos e acompanhar as deliberações sobre os temas.
Desculpe, só li agora, estava em Curitiba. Teve uma única chapa, proposta pela Ciclocidade, que acabou sendo eleita, com Felipe Aragonez (diretor do Instituto CicloBR) e Felipe Fernandes (suplente). Só 22 pessoas foram votar. 🙁