Pedalada Pelada 2016 acontece dia 5 de março, em várias cidades do Brasil e do mundo
Nudez não é obrigatória, mas encorajada, ainda que parcial. Veja fotos de outras edições, saiba quais as cidades e entenda o motivo da manifestação.
No primeiro sábado de março, dia 5, várias cidades do hemisfério sul realizarão mais uma edição da World Naked Bike Ride (WNBR), conhecida no Brasil como Pedalada Pelada. No hemisfério norte, a ação acontecerá em 11 de junho, aproveitando o verão naquela parte do globo.
Não entendeu por que tantas pessoas pedalarão nuas nesse dia? Vem com a gente.
Atualizado: Saiba como foi a pedalada em várias cidades e veja fotos da manifestação em São Paulo
O que é a Pedalada Pelada
O objetivo da manifestação é chamar atenção para a situação de fragilidade e quase invisibilidade do ciclista no país, tanto por parte dos motoristas como pelo poder público.
Várias razões levam as pessoas a participarem da Pedalada Pelada, seja aqui ou lá fora: reivindicar melhores condições para o uso das bicicletas nas cidades, denunciar o descaso e a omissão do poder público, promover a visibilidade dos ciclistas, celebrar o corpo e a bicicleta, estimular reflexões sobre a cultura do automóvel, alertar sobre os perigos do aquecimento global e outras mais.
Nus ou seminus, os manifestantes costumam pintar os corpos com frases de efeito, passando cada qual sua mensagem.
E por que sem roupa?
A nudez representa a fragilidade do ciclista em meio à agressividade do trânsito. Também é uma forma de chamar atenção para a invisibilidade dos ciclistas nas ruas, que só passam a ser notados por muitos motoristas, parte da imprensa e especialmente pelo poder público ao pedalar sem roupa.
Tirar a roupa pra protestar não é novidade e nem faz parte só do universo das bicicletas. Veja neste link alguns protestos feitos pelo Brasil e pelo mundo usando o corpo como arma política e forma de expressão.
Galerias de fotos | |
---|---|
São Paulo, 2015 | |
Rio de Janeiro, 2015 | |
São Paulo, 2014 | |
Florianópolis, 2014 | |
São Paulo, 2013 | |
São Paulo, 2012 | |
Veja também vídeos de edições anteriores |
É preciso ficar totalmente nu?
O princípio da WNBR é “o quão nu você ousar”. Ou seja: a nudez total não é obrigatória, mas é encorajada ao menos parcialmente.
Veja as galerias de fotos ao lado e inspire-se!
Dúvidas?
Neste endereço há respostas para perguntas frequentes e muitas dicas para quem pretende participar.
Nesta página há um “tutorial jurídico”.
Converse também com os demais participantes na página de cada evento, no Facebook (veja abaixo).
Quando e onde
As cidades brasileiras que já confirmaram a realização do protesto são Belo Horizonte, Blumenau, Florianópolis, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo e Vitória.
Florianópolis ainda decide se realizará no primeiro final de semana, acompanhando o evento mundial, ou se seguirá seu calendário tradicional, com a ação acontecendo no outro sábado, dia 12. Já a cidade de Vitória pedala na sexta-feira, dia 4. As demais cidades terão Pedalada Pelada no sábado 5.
Enquanto Blumenau, Recife, Salvador e Fortaleza aderem ao protesto internacional pela primeira vez, no Rio a manifestação está em sua segunda edição. Em Porto Alegre os manifestantes pedalam nus pela quarta vez, em Florianópolis pela quinta. São Paulo já tem a ação como uma tradição na cidade, sendo realizada pelo nono ano consecutivo.
Para saber horário e local de concentração da Pedalada Pelada em cada cidade, acesse as páginas dos eventos no Facebook:
Vai ter Pedalada Pelada na sua cidade? Deixe o link aqui nos comentários!
Duvido que este bando de bunda murcha e peito caído se mobilizará para o próximo domingo, 13/03/16…
1 5
Em que? Aquele protesto MICARETA com trio eletrico e um monte de gente de verde-amarelo? Isso não é protesto, é micareta. Se fosse, o governo federal já teria se mexido. Qtos desses protestos que são feitos somente a cada 3 ou 4 meses e aos domingos surtiu efeito? Não vi nenhuma mudança.
O protesto que atinge e pressiona diretamente o governo são:
1) Diretamente na sede do governo, como fizeram os taxistas e estudantes;
2) Pressão constante, fiscalização e exigir o cumprimento das promessas de campanha;
3) União geral de forças, greve geral se a pressão na sede não surtir efeito satisfatório;
4) E por fim, nas urnas, não elegendo nunca mais quem não fez um bom governo ou está envolvido em casos de corrupção.
Os europeus foram direto a sede do governo:
https://www.youtube.com/watch?v=MpDC7S6hQlY
https://www.youtube.com/watch?v=FWx-zambxks
Qdo houver um protesto de verdade, ai eu tb estarei presente. Já estive nos 2 primeiros protestos desses pseudos movimentos ai e não fui mais, depois que percebi que os protestos eram apenas mera festança com churrasco, sem passeata, sem ir na sede do governo pressionar.
Até o MPL fez um protesto melhor….
Para quem foi nos diretas já e fora collor…
Vai lá passear, eu que não abro mão do meu dia de folga num protesto que não deu em nada até agora e nem vai dar. Tanto é que, o numero de pessoas diminuiu consideravelmente desde o primeiro.
1 1
Salvador
https://www.facebook.com/events/734963053306197/
1 0
Adicionada à lista! 🙂
1 0