Ciclovia na Domingos de Morais, em SP, finalmente vai sair
Veja como será a estrutura, que em alguns trechos ocupará apenas uma das pistas da avenida
Parece que a ciclovia da Domingos de Morais, em São Paulo, finalmente vai sair. Segundo com Elisabete França, Diretora de Planejamento e Projetos da CET, o trecho que conectará a ciclovia da Vergueiro (que hoje acaba no Metrô Vila Mariana) com a da Avenida Jabaquara deve ficar pronto em agosto desse ano.
Quando a ciclovia da Vergueiro foi implantada em 2014, a obra do metrô Santa Cruz estava em andamento, interditando várias faixas da avenida. Isso impediu que a estrutura seguisse por ali. Como alternativa, foi implantado um desvio descendo pela rua Madre Cabrini, que segue por dentro da Vila Clementino até conectar lá na frente com a ciclovia da Avenida Jabaquara, pela Rua Boninas.
Mas esse desvio aumenta o trajeto e impõe algumas subidas aos ciclistas, o que faz com que muitos sigam pela avenida, mesmo sem estrutura. O trecho da Vila Clementino é importante para proteger o ciclista dentro do bairro, mas é necessário ter uma ciclovia na avenida principal, protegendo quem já circula por ali.
“Eu faço tudo de bike, vou pra médicos e consultórios e normalmente eles ficam mais pra frente, sentido Santa Cruz. Então realmente tem que ir pela calçada ou enfrentar os carros mesmo”, conta Taluana Duarte, farmacêutica que encontramos pedalando por ali.
Outros ciclistas também nos relataram a dificuldade em pedalar no trecho sem ciclovia, veja no vídeo que está no final da página.
Aprovada há mais de um ano
A ciclovia na avenida foi aprovada em Audiência Pública em março de 2018, mas até agora ainda não saiu da fase de projeto. E isso mesmo não havendo custo para a prefeitura, já que a estrutura de proteção será construída como compensação viária de uma obra do Colégio Arquidiocesano. Ou seja: para realizar sua obra, que terá impacto no trânsito, o colégio terá que compensar o município construindo a ciclovia.
Até aí, tudo bem. Só que o colégio resolveu propor alterações no projeto da CET e esse processo de alteração e aprovação demorou bastante. A prefeitura alega que a demora foi do colégio, mas de acordo com o jornal Agora, a administração municipal também não se mobilizou para cobrar uma resposta: documentos mostram que a última vez que o colégio foi questionado oficialmente foi em dezembro de 2017 – antes mesmo da Audiência Pública.
Previsão de entrega
De acordo com a Diretora de Planejamento e Projetos da CET, a obra estaria prestes a começar. “O projeto foi finalizado pelo colégio Arquidiocesano. Agora estamos revisando, imaginamos finalizar agora em abril e em maio o próprio colégio já se colocou pronto para iniciar as obras, que devem demorar cerca de três meses”, declarou Elizabete França, em entrevista ao Vá de Bike durante reunião da Câmara Temática da Bicicleta que ocorreu em 2 de abril (veja no vídeo do final da página).
Portanto, se não houver atrasos, a ciclovia deverá ser entregue em agosto desse ano – praticamente um ano e meio depois da audiência pública.
Como será feita a ciclovia
Ainda não tivemos acesso ao projeto alterado pelo colégio, mas mostramos no vídeo como a via ficaria seguindo o projeto original da CET.
Em resumo:
- Do metrô Vila Mariana até a Sena Madureira, a ciclovia seria construída sobre o canteiro central.
- Dali até a Pedro de Toledo, a ciclovia seguiria pela pista sentido jabaquara, junto ao canteiro central.
- Na quadra do shopping, o ciclista vai trafegar sobre o canteiro central. Esse trecho já está pronto, o metrô executou as obras quando terminou a reforma da estação Santa Cruz.
- Da Loefgren até conectar com o trecho já existente na avenida Jabaquara, a ciclovia estará junto ao canteiro central mas na pista, dessa vez no sentido centro.
Vale lembrar que esse era o projeto original apresentado pela CET na audiência pública. Pode ser que o colégio tenha alterado alguma coisa.
Estamos acompanhando de perto a situação das ciclovias em São Paulo. Inscreva-se no nosso canal do YouTube e ative as notificações, para ficar por dentro do que acontece na cidade em relação à bicicleta.
Gente, hoje é 31 de janeiro de 2020 e não estou vendo nenhuma placa (me mostraram foto, mas não vi isso ao vivo – alguém tirou a placa???), muito menos obras para a ciclovia?
Será que não daria para nós, ciclistas, organizarmos uma chamada? Alguém sabe dizer o que está acontecendo?
0 0
A obra parou , lamentável !!!!
Liguei 156 nem na lista de obras deles tem , vejo que a ligação inteira Domingos de Moraes até Avenida Jabaquara parou , triste !!!!
1 0
Setembro já se foi e não houve início das obras. Uma coisa que eu não entendi foi o motivo do colégio ser obrigado a realizar a obra e não a prefeitura de SP. Pois nessas idas e vindas do projeto quem sai mais uma vez no prejuízo são os ciclistas. É um trecho muito movimentado e perigoso, enquanto não há uma definição, deveriam no mínimo criar uma forma temporária de dar segurança aos ciclistas.
2 0
Gostaria de saber se vai haver ciclovia na própria Avenida Sena Madureira, o que seria interessante, já que a avenida é larga e tem canteiro interno.
Grata
1 0
Já passamos do meio de julho e nem sinal de início 🙁
3 0
É verdade. Nada está sendo feito. E enquanto isso, os ciclistas correm riscos e os pais dos alunos do Colégio fazem 3 filas para desembarcar seus filhos. E ninguém faz nada
1 1
Estamos no final de junho e as obras ainda não foram iniciadas, sabe se há previsão?
obrigada
Comentário bem votado! 6 0
Pelo que conversamos novamente com a Diretora de Planejamento da CET, está nas mãos do colégio. :/
0 0
Boa noite
Alguem conversou com o colégio?
Grata
0 0