As vantagens do freio a disco
A Shimano explica as diferenças entre os freios a disco e os tradicionais V-Brakes, cantilever e ‘ferradura’. Descubra se vale a pena fazer esse upgrade.
Não tem jeito: você já deve ter visto por aí cada vez mais bicicletas equipadas com freios a disco. E muita gente considera este tipo de freio, bem diferente do freio a cabo tradicional e que chama atenção pelos “discos” no centro da roda, apenas uma moda. A verdade é que freios a disco, principalmente os hidráulicos, são muito eficientes e possuem um tipo de frenagem macia bem distinta. Vamos entender um pouco mais?
Freios tradicionais a cabo
Você sabia? |
---|
O famoso freio V-Brake, muito popular nas mountain bikes, é um desenvolvimento e uma marca registrada da Shimano. O V-Brake foi lançado no grupo XTR do ano 1996, modelo M-950, e se consolidou como uma revolução nos sistemas de freios. |
Freios a cabo tradicionais, que equipam a grande maioria das bicicletas, são muito eficientes, proporcionam ótima resposta ao ciclista, segurança e conforto. Exemplos destes freios são o V-Brake, o cantilever e o ferradura. Todos possuem o mesmo princípio de funcionamento:
Durante o pedal, o ciclista aciona o manete de freio, que automaticamente puxa o cabo de aço a ele conectado. O cabo de aço faz os braços do freio (dianteiro: fixado no garfo ou suspensão; traseiro na parte posterior do quadro, atrás do selim) se moverem e comprimirem as sapatas contra o aro da roda. Nesse tipo de freio, portanto, a frenagem na roda (o ponto de atrito e contato da sapata) é no aro, ou seja, a parte externa da circunferência da roda, o que exige determinado esforço do ciclista para fazer a bicicleta parar.
Freios a disco
No sistema de freio a disco hidráulico (vamos utilizar o hidráulico como exemplo), quando o ciclista aciona o manete de freio, é exercida pressão no fluido (óleo mineral Shimano) que está dentro do reservatório do manete, mangueiras do sistema e pinça do freio. O óleo então faz pressão nos pistões localizados na pinça, que por sua vez empurram as pastilhas contra o rotor (disco) do freio produzindo atrito.
Temos duas ações similares: o ciclista pressiona o manete para realizar a frenagem tanto no sistema de freio a cabo quanto no sistema de freio a disco. Entretanto, no caso do freio a disco, a frenagem da roda acontece no centro dela, ou melhor, no cubo. Além disso, a ação do fluido pressionando os pistões possui uma mecânica, resposta e feeling diferente do manete puxando um cabo de aço. O resultado é que a frenagem em um sistema de freio a disco hidráulico é mais “gradual” e suave, porém com enorme potência de frenagem.
Resumindo: o contato das pastilhas do freio hidráulico contra os rotores, por pressão do fluido e a redução de velocidade no centro da roda, resultam em uma frenagem modular, consistente e muito potente, garantindo ótima performance – você controla bem a sua bicicleta e a redução da velocidade em condições difíceis e agressivas de pilotagem com apenas 1 dedo – e sem travar a roda (modulação). Não é preciso fazer tanta força no manete como, por exemplo, em um sistema de freio a cabo.
Freios a disco hidráulicos estão ganhando mais adeptos a cada dia. Os ciclistas, principalmente os mountain bikers, percebem as vantagens para utilização desse sistema em trilhas e condições extremas e a lama não afeta tanto sua eficiência.
Disco ou cabo?
Os freios a cabo, como os citados no início do artigo, são muito eficientes e seguros: muito bons para bicicletas de passeio, deslocamento diário urbano e para lazer. Mas fique certo de que os freios a disco hidráulicos não são apenas um modismo: eles já provaram sua eficiência e perfeita interação com o mundo off road do mountain bike.
Dica: se você está interessado em dar um upgrade na sua mountain bike mas tem receio de gastar muito, temos boas notícias! O freio a disco hidráulico modelo BR-M445 da Shimano é um modelo de entrada da marca, altamente eficiente, com ótimo custo benefício e que está com preço promocional nas principais bike shops. Uma excelente opção para quem está considerando migrar para o freio a disco hidráulico.
Já usei freio v-break, freio a disco a cabo e hoje uso freio disco hidráulico a óleo dot 4 de todos o hidráulico óleo muito bom pouca manutenção frenagem ótima mais segurança, freio a disco a cabo também é bom mas tem uma desvantagem sempre tem que trocar os cabos pois não pode deixar enferrujar para não romper e ficar sem freio.
2 0
Gostaria de saber o seguinte : comprei uma bike nova com freio a disco hidráulico e não funcionou bem, eu puxo o manete até o fim e freia pouco, reclamei pro vendedor que também é o técnico da loja e ele me disse que o freio hidráulico tem dois estágios ou seja, tem que puxar duas vezes o manete para frear com eficiência.
Isso está correto ou ele não soube sangrar ou regular corretamente o sistema?
Grato!
0 1
Parece que está sendo enrolado rapaz
Comentário bem votado! 9 1
bom dia vi num site vendendo suporte adaptadores de freio a disco para bike que não tem o suporte,isso procede?da certo,pois eu tenho uma barra circular 21v e vi até uma foto de uma com freio a disco
1 0
A reportagem compara freio a disco hidráulico contra freios convencionais (v-brake, ferradura, cantilever, etc.)a cabo. E quanto a situação intermediária, ou seja, os freios a disco a cabo. Os freios a disco hidráulicos freiam realmente melhor que o a disco por cabo ou são apenas mais confortáveis? Os discos a cabo são realmente mais eficientes que os convencionais de sapatas?
Fui numa loja orçar a troca do v-brake por a disco de cabo e o mecânico disse só achar vantajoso trocar pelo disco hidráulico porque o a cabo faria pouca diferença.
Comentário bem votado! 9 1
Posso colocar freio V-brake em um aro de freio a disco? Fiz a compra errada na empolgação! 🙁
Comentário bem votado! 6 0
estou com um projeto para uma bicicleta. gostaria de saber se é possível colocar 4 freios a disco e uma bicicleta ?
0 1
descobriu se e possivel colocar 4 freios?
Comentário bem votado! 18 2
Tenho um freio a disco da Shimano modelo Eldor 1, sempre que minha bike fica no sol ou quando está muito quente os pneus travam, gostaria de saber pq isso acontece?
1 0
isso é física básica! o aumento da temperatura faz o fluido expandir e travar o freio… Procure com seu mecânico um solução ou contate o sac da marca do seu freio a disco.
Comentário bem votado! 8 0
Boa Dia/Noite a todos!
Hoje resolvi andar novamente de bike.
Fui andar uns 10 km ainda tenho folego para os meus 50 anos.
Durante o percurso foram acontecendo vários probleminhas………….
Percebi que a mesa estava muito baixa para mim, ai resolvi abaixar o canote, quase resolveu, logo em seguida dores nas pernas.
Ao descer uma ladeira percebi que os freios não eram lá essas coisas.Ando de moto com ABS só para ter idéia.
Sigo em frente e vou na loja/oficina de bike.Chego com a desculpa de subir a mesa.
Ai o empregado informa que preciso trocar a suspensão também……….puts.Mando trocar o guidão por um mais alto.
Percebo que ficaram algumas pendencias, tais como: freios, o cambio que não entra a marcha e quando entra nem sei mais em qual estou………..
Penso em trocar a bike por uma nova.Nesse caso ficaria com uma sobrando e que certamente ficaria anos e anos enferrujando.
Decido que farei um upgrade na velha bike:
Resumo: Aproveitei o quadro, canote, selim, raios e pneus o resto troquei tudo.A minha bike é estilo MTB.
Coloquei o conjunto Acera e freio hidráulico.
Acho que agora vai………………espero…………….
Comentário bem votado! 7 3
Eu passei pelos ferraduras, os horríveis cantilevers e atualmente os V-Brakes… falo que os cantilevers eram ruins pq era ruim de regular e tinha que usar as pastilhas maiores… os V-brake mesmo com pastilhas pequenas funcionam bem… só não pode usar esses freios de plástico que costumam aparecer em bikes compradas em lojas (tanto no freio quanto no manete) pq eles vão entortando com o tempo e não dando mais regulagem… Nunca andei com freio a disco, mas acredito que o hidráulico seja um bom freio, mas diferente dos “V”, tem que acostumar a usar (como numa moto ou carro), já os freios por cabos me parece jogar dinheiro fora, mais pelo custo benefício…
3 0
Mais vale um v-brake de boa qualidade (deore por exemplo) do que um freio a disco mecânico.
Comentário bem votado! 14 2
Muito relativo. Tive bons v-brakes, mas nenhum superou o Tektro mecânico que tenho usado os últimos dez meses. Muito simples de regular e com frenagem poderosa!
4 1
Bom adquiri recentemente uma bike, para utilizar como transporte para ir ao trabalho, não tinha muita verba para investir então comprei essas bikes que vendem nesses sites… A bike possui quadro de alumínio, freio a disco mecânico e câmbio shimano… Metade do meu percurso e feito em ladeira, moro em região montanhosa então o freio pra mim é a peça fundamental, mas fiquei muito decepcionado pois a eficiência desse freio a disco é péssima, não sinto segurança nenhuma. Na loja que levei a bike pra regular me disseram que as pastilhas usadas nessas bikes assim como as outras peças são de qualidade bem inferiores, e que eu deveria troca-las… Já usei freio ferradura na época de moleque e funcionava bem… Estou pensando em adotar os v-brake na parte traseira, ou seria melhor trocar as pastilhas? Qual a melhor pastilha? Não tenho como investir agora em um hidraulico e preciso de uma solução imediata.
Comentário bem votado! 17 1
Acho que a solução imediatista que te causará menos empecilhos é só trocar as pastilhas. Eu nunca tive freio a disco e não saberia te fazer uma recomendação, até porque tem que saber o modelo do freio (se instalar uma de composição muito dura causa desgaste prematuro do disco). Se realmente quiser instalar o v-brake, tem que ver se o quadro tem furação e encaixe (não compensa adaptar se não tiver) e se o aro é para freio a disco (se for tem que trocar o aro, que acho que também não compensa pelo custo de raiar a roda).
2 1
Muito boa a explicação sobre o freio a disco hidraulico.
1 1