Radar para bicicletas alerta sobre aproximação de carros
Em fase de prototipagem, equipamento será viabilizado por financiamento coletivo. Se atingir a meta de arrecadação, pode chegar ao Brasil em dezembro de 2014.
Um time de engenheiros e especialistas em visão computacional (tecnologia das máquinas que enxergam) desenvolveu, na África do Sul, um radar para bicicletas que alerta sobre a aproximação de carros. Fruto de quatro anos de pesquisa e desenvolvimento, o Backtracker está em fase de prototipagem e seus criadores lançaram uma campanha de financiamento online para dar início à produção.
Os engenheiros acreditam que o dispositivo funciona como um sexto sentido no ciclista e vai trazer a confiança necessária para alguns usuários de bicicleta – confiança muitas vezes comprometida pela ameaça de motoristas desrespeitosos.
Como funciona
O Backtracker consiste em duas pequenas caixas – uma instalada no canote do selim e outra no guidão – que detectam e interpretam a velocidade e aceleração de veículos se aproximando do pneu traseiro da bicicleta, a uma distância de até 140 metros.
A unidade de frente (guidão) sinaliza o risco potencial para a segurança do ciclista usando um indicador simples no campo de visão periférica. Quanto maior a velocidade do carro (e consequente risco ao ciclista), mais rápido o radar pisca. Isso permite que a pessoa tome a melhor decisão para aumentar sua segurança.
O aparelho instalado no canote do selim alerta aos motoristas a sua posição em relação ao ciclista por meio de pulsos de luz cada vez mais frequentes – visível mesmo em condições de baixa visibilidade, tais como neblina e chuva, e de noite. O equipamento funciona mesmo com grande movimento de carros próximos ao ciclista e consegue detectar múltiplos veículos de uma vez só. Quando não há carros dentro dos 140 metros de alcance, o aparelho entra em modo stand by para economizar bateria, que em uso regular dura até oito horas. A funcionalidade do Backtracker não é afetada pela proximidade de outros ciclistas.
Mesmo com a tecnologia para ajudar o ciclista, a empresa recomenda que os usuários não deixem de tomar as precauções necessárias para sua segurança.
Para adquirir o aparelho, o valor mais barato para colaborar no financiamento coletivo (e receber o equipamento) é de US$ 179,00 + US$ 10 para o envio para o Brasil. Caso a empresa consiga o valor total para financiamento até 23 de setembro, o despacho começará a ser feito em dezembro desse ano.
Veja o funcionamento do Backtracker nos vídeos abaixo e nos diga o que achou, aqui nos comentários da página:
– Quero te contar o meu segredo agora.
– Conta.
– Eu vejo carros se aproximando de mim.
– Nos sonhos? Quando acordado? Carros? Em caixões? Em túmulos com rodas?
– Andando por ai como gente comum. Um não vê ao outro. Eles só veem o que querem ver. Não sabem que estão mortos!
– Com que frequência?
– Todo tempo! Eles estão em toda parte!
1 0
Mesmo com instalação desse equipamento não se deve eliminar o uso de um bom par de retrovisores (auxiliares).
0 1
Huummm, ia piscar tanto que a bateria não duraria um dia…
0 0
Faltou mencionar, acredito, a cobrança de imposta de importação.
abç
0 0
É muito fácil e barato fazer isto com o arduino. Se interessar pro vadebike podemos organizar um curso grátis para o pessoal fazer isto e muitas outras coisas legais para suas bikes como faixas de led e luzes de persistência para as rodas. Aliás este é um setor que o vadebike podia adotar e levar a frente pois tem tudo a ver o mundo maker com bikes…
Comentário bem votado! 7 0