Todos os dias, prefeitura de São Gonçalo/RJ abre rua para pedestres e ciclistas
Rua é aberta justamente nos horários de pico, criando rota segura e agradável para quem utiliza modos de transporte ativos ou deseja se exercitar.
Você já pensou em como seria se uma cidade abrisse diariamente uma rua para seus moradores praticarem atividades físicas sem a interferência de carros e motos? No município de São Gonçalo, no estado do Rio de Janeiro, isso já acontece. A cidade não possui uma rede de ciclovias, e nem está nesse caminho como a vizinha Niterói, mas a rua conhecida como “Pista da Caminhada” faz história entre as pessoas que usam a bicicleta como meio de transporte e lazer.
Todos os dias a rotina é a mesma. Das 7h às 9h e das 18h às 20h, justamente no horário de pico, a rua Jaime de Figueiredo é fechada aos carros e aberta às pessoas pela Prefeitura. Apenas vans escolares e moradores podem circular com veículos motorizados pela via.
Estímulo ao deslocamento ativo
Com pouco mais de 2 km de extensão, a rua que começa na entrada do bairro Porto da Pedra e vai até o bairro Gradim é alvo de muita polêmica. Enquanto os frequentadores adoram o espaço, os motoristas acham um desperdício, pois seria mais uma rota de carros rumo a Niterói.
Para os ciclistas e pedestres, no entanto, a via aberta é um estímulo em vários sentidos. É um ótimo espaço para caminhar e pedalar com segurança e sem a preocupação de ter que se proteger, de levar uma fina ou de ser atropelado. Ciclistas iniciantes podem usar a rua para seus primeiros treinos, já que a ausência de carros, alguns quebra-molas e muitos pedestres não permitem alta velocidade. Não é raro ver pais e mães junto com seus pequenos aproveitando a rua para um pedal tranquilo em família.
Outro benefício é a escolha da melhor rota para se deslocar de bicicleta entre alguns pontos da cidade. A quantidade de carros que ruma de São Gonçalo para Niterói e para a Ponte Rio-Niterói nos horários de pico é enorme. Isso faz com que um trajeto de aproximadamente 10 km seja feito em quase 2 horas! Com Pista da Caminhada, no entanto, o trecho acaba entrando na rota de quem quer encurtar caminhos ou fazê-los menos congestionados. Pensando nisso, eu mesma troquei o carro pela bike há uns três anos, e toda minha experiência de pedal até o escritório passa sempre pela Pista da Caminhada. E não sou só eu: todos os dias centenas de ciclistas-trabalhadores se dirigem para Niterói usando a rua como uma parte tranquila de sua rota.
Para ficar atento
- A Pista da Caminhada, quando está aberta para carros, possui ciclovia em toda sua extensão, mas a separação entre a rua e a ciclovia é feita por olhos de gato gigantes e colocados muito próximos uns dos outros. Sem cuidado, é fácil cair durante o pedal.
- Fora do horário em que a rua está fechada para carros, a ciclovia é usada como estacionamento, dificultando seu uso pelos ciclistas.
- Se seu objetivo for treinar, a Pista não é lugar para você. Como a rua é compartilhada entre ciclistas, pedestres, skatistas, adultos, crianças e idosos, fazer um pedal veloz pode colocar em risco a integridade das pessoas que querem fazer um uso mais tranquilo da via.
Moro em São Gonçalo cuja cidade possui mais de DOIS MILHOES DE HABITANTES e só conta com 2km de área de lazer que se possa andar de bicicleta.
É uma grande vergonha esta cidade não possuir NENHUMA CICLOVIA EM PLENO SÉCULO 21.
1 0
Muito boa matéria.
1 0