Carro mata, use com cuidado
Inspirado por um vídeo do site Apocalipse Motorizado, encontrei estes outros, de uma campanha de conscientização do estado de Queensland (Austrália) sobre limites de velocidade. São bastante instrutivos, deveriam ser exibidos nas auto-escolas como parte da formação do futuro condutor.
Detalhes dos sites do Ford Fusion e do Fiat Idea, que contam ao futuro comprador o quão rápido ele consegue acelerar com o carro. No site da GM não encontrei essa informação. |
– Reduza (esse é bom, lembra propaganda de carro)
– Não é por acidente
– Não tem desculpa
– Cada Km a mais é um assassino
Quando pegar seu carro, pense bem no você está fazendo e no que pode acontecer se você se distrair, ou se resolver correr um pouco mais. Pense que São Paulo é uma cidade para os carros e não para as pessoas. Que um pedestre na calçada de uma grande avenida tem medo que um carro suba onde ele está. Que não podemos soltar da mão de nossas crianças ao andar na rua, pois elas podem morrer em questão de segundos.
Os filmes acima obviamente são montagens, mas poderiam ser fatos reais. Ou melhor, eles são, mas a gente acaba fazendo de conta que não acontece. Não feche os olhos, admita a realidade. Todo ano, morrem 30 mil pessoas em acidentes de trânsito no Brasil. Para se ter uma idéia, nos ataques de Israel ao Líbano, morreram até agora 925 libaneses e 220 israelenses, um total de pouco mais de mil pessoas em cerca de um mês. Arredonde para cima, multiplique por 12 e você descobrirá que nossa guerra mata exatamente o dobro, sem precisar de foguetes ou metralhadoras.
E, segundo a própria CET em seu relatório sobre mortes no trânsito, 50% das vítimas são pedestres. Eu daria link para o relatório aqui mas, apesar dele ter sido “divulgado” no dia 18/07, não está disponível na internet. Eu o solicitei pelo site, mas não obtive resposta. A informação sobre a porcentagem de pedestres foi divulgada na rádio CBN, em entrevista a um funcionário da CET, que contou também que morrem 4 pessoas por dia em acidentes de trânsito, só na capital paulista. O tal funcionário ainda fez questão de frisar umas duas ou três vezes que a culpa de muitos acidentes é dos pedestres. Sim, esses perigosos pedestres, que insistem em atravessar as ruas da cidade feita para os carros! Vamos tirar os pedestres das ruas para que nossos carros possam passar em segurança…
Depois ainda me perguntam porque é que eu prefiro vir de bicicleta a dirigir. Entre vários outros motivos, vindo de bicicleta eu evito usar a arma! Já pensou se eu me distraio e ela dispara?
Respeite a vida. Vá de bike.
Já tinha vistos esse vídeos por aqui mesmo, sou assíduo por aqui!!
Com certeza essem são mais fortes ainda, o da criança choca!!!
Abraços
0 0
Ontem andei “desarmado” pelas Avenidas Brigadeiro Faria Lima e Eusebio Matoso. Mediante o CAOS pelo excesso de veículos automotores resolvi contar quanto tempo demorava para passar 100 carros com 2 ou mais pessoas e quanto tempo demorava para passar 100 carros com 1 pessoa.
Desconsiderei táxis, transporte coletivo e carros de empresas. Resultado: Precisou de 18 minutos para passar carros com 2 ou mais pessoas.
E incríveis 03 minutos, isso mesmo, somente 03 minutos para passar 100 carros somente com 01 pessoa.
Tirem suas conclusões…
0 0
Cara, muito bom o texto! Eu também prefiro andar desarmado, mas acho que você tocou no ponto de uma forma sutil, educada, mas enfática: se tá armado, tome cuidado.
E é isso: um “acidente” é uma vida, que podia ser a sua ou de algum conhecido. É que nestes tempos em que as mortes em guerras são chamadas de “casualities”, acabamos nos esquecendo disso.
E bela coleção de vídeos e links!
1 0
ah, nem tao radical assim, mas muito pertinente…
Carro é a única coisa que me fez entrar numa dessas comunidades “odeio alguma-coisa” do Orkut
Se há um humano dentro “dirigindo” a máquina entao, odeio mais ainda.
[]s e bom pedal
0 0