São Paulo terá Coordenadoria de Bicicletas na Secretaria de Transportes do município

Alexandre de Moraes, Gilberto Kassab e Eduardo Jorge, pedalando nas ruas com os motoristas de ônibus
Foto: CicloBR

Durante o curso para motoristas de ônibus, ministrado ontem a multiplicadores de todas as empresas de ônibus da cidade de São Paulo, O Secretário de Transportes Alexandre de Moraes (sim, aquele das frases polêmicas) se comprometeu a criar uma Coordenadoria de Bicicletas para cuidar da bicicleta dentro do contexto de transporte na cidade de São Paulo.

Com essa mudança inesperada de posicionamento, o grupo Pró-Ciclista, que antes estava na Secretaria do Verde e Meio Ambiente, será absorvido pela Secretaria de Transportes, onde terá maiores possibilidades de atuar. Para ilustrar as limitações da situação anterior, por mais que a Secretaria do Verde tivesse orçamento, ela não tem autonomia para licitar obras, a não ser em parceria com outros órgãos do governo, o que dificultava o trabalho pela bicicleta. Um exemplo é a ciclovia da Radial Leste, que foi feita em parceria com o Metrô. Outras ciclovias estão sendo construídas em parceria com subprefeituras.

Laura Ceneviva, coordenadora do Pró-Ciclista, também esteve presente. Foto: CicloBR

Nesse tempo em que a bicicleta ficou sob os cuidados da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, muita coisa foi feita, claro que dentro das limitações existentes. A bicicleta passou a ser reconhecida como meio de transporte por diversos setores, várias articulações foram feitas com outras áreas da administração municipal e tivemos muitas conquistas, como bicicletários, aluguel de bicicletas, liberação de bicicletas no metrô, a ciclovia da Radial Leste e algumas outras que estão em projeto.

Uma nova fase se inicia agora e o apoio (e a pressão popular) continuam muito importantes para o desenvolvimento dos trabalhos. O Vá de Bike! acompanhará de perto, colaborando sempre que for possível.

Eu faço aqui o compromisso público de criar uma coordenadoria dentro da Secretaria, é uma coordenadoria pra lidar só com a questão do ciclismo. Então vocês podem me cobrar, eu vou só ver administrativamente como montar e nos próximos dias a gente emite uma portaria criando uma Coordenadoria de Bicicletas, de ciclismo, ligada ao ciclismo, e inclusive vamos conversar com a participação de entidades externas ao governo para que nós possamos ter um diálogo direto, um diálogo semanal pra resolver nossos problemas. Então fica aqui o nosso compromisso. Obrigado.
Declaração do Secretário de Transportes, Alexandre de Moraes, durante o curso para motoristas de onibus.
Clique aqui para ouvir a declaração.
(Áudio cedido por Leandro Valverdes)

7 comentários em “São Paulo terá Coordenadoria de Bicicletas na Secretaria de Transportes do município

  1. Eu, como cético que sempre fui, só acredito VENDO e PEDALANDO…

    Mas, veja bem, ceticismo não é descrença.

    Espero que seja assim, e que venha breve!

    bom pedal

    Thumb up 0 Thumb down 0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *