Restaurante Lilló, na R. Borges Lagoa, em São Paulo: há anos cobrando dos clientes para estacionar seus carros na calçada.

Restaurante Lilló há anos estaciona os carros dos clientes na calçada. Foto: Willian Cruz

Carro na calçada? Veja o que fazer

Quando vir um carro estacionado sobre calçada ou faixa, não se estresse: ligue para o órgão de trânsito de sua cidade. Em SP, isso funciona.

No Restaurante Lilló (R. Borges Lagoa, 1321), cobram para estacionar seu carro na calçada (foto de 03/set/08, às 20h26)
No Restaurante Lilló, na Vila Mariana, cobram dos clientes para estacionar os carros sobre a calçada. Foto de 03/09/2008.

Atualizado: O telefone da Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo não é mais o 1188, citado no texto. O atendimento agora é feito pela central 156.

Numa noite em que eu voltava para casa aqui em São Paulo (de bike, claro), vi na R. Borges Lagoa um carro atravessado na calçada, cobrindo-a totalmente. O pior é que naquela região há vários hospitais, incluindo o da AACD. Ou seja: muitos pedestres com deficiência de mobilidade. E o motorista, sem noção total, ocupou a calçada toda.

Um pouco adiante, sobre a ponte que fica entre as duas pistas da Ascendino Reis (sobre a Rubem Berta), havia um caminhão da CET, desses que rebocam quem estaciona em local proibido. Fui até lá.

Havia dois agentes ali, um dentro do caminhão e outro do lado de fora, falando no rádio. Esperei esse terminar a conversa e dei um boa noite com um sorriso. A partir daí seguiu-se uma conversa interessante, que resumo abaixo. O agente da CET era bastante simpático e solícito, entendeu bem o que eu quis dizer e foi bastante receptivo.

– Boa noite, tudo bom?

– Boa noite!

– Olha, ali embaixo, tá vendo ali, atrás daquele poste? Tem um carro atravessado na calçada, pegando ela toda. E o pior de tudo é que sempre passa gente em cadeira de rodas por ali.

– Ah, to vendo. Já vou descer lá. Valeu! (não entendi se ele ia lá só dar uma multa ou levar o carro embora, mas pareceu decidido a fazer alguma coisa)

– Aproveitando, deixa eu te falar mais uma coisa… Tá vendo aquele restaurante ali, o Lilló? Se você passar por aqui umas 20h30, 21h, vai ver sempre um monte de carros de clientes que eles estacionam na calçada na maior cara de pau.

– Ah, eu já multei bastante ali, já até levei carro embora. E acho que a gente tem que fazer isso mesmo, porque por mais que o dono do carro não seja culpado, pelo menos ele nunca mais volta no restaurante, que é o que um restaurante que faz isso merece.

– É verdade. E o pior é que eles cobram mais de dez paus pra parar o carro da pessoa em cima da calçada.

– Pois é, maior sacanagem. Mas sabe o que você faz quando ver isso? Dá uma ligadinha no 1188 156 que a gente vem na hora e pega.

– Eu costumo cadastrar no site do SAC da Prefeitura, que tem um formulário pra preencher sobre isso…

– Lá é legal você cadastrar pra ficar histórico, aí eles agendam uma ação e tal… Mas se ligar no 1188 156 resolve na hora, porque eles passam pelo rádio e a gente tem meia hora pra atender a ocorrência.

– É que eu desanimei de fazer isso porque uma vez tinha um caminhão atravessado no canteiro central da Sumaré, cobrindo a ciclovia e as duas calçadas, eu liguei no 156 na época e me disseram que não podiam fazer nada. Depois disso eu não liguei mais.

– Agora mudou, antes era uma central da prefeitura, aí era um pouco mais burocrático, caía num atendimento centralizado. Agora é direto com a gente e eles passam por rádio, por celular, e a gente tem meia hora pra atender. Aqui nessa região da Vila Mariana, pelo menos, funciona bem. (N.E. Voltou a ser pelo 156)

– Ah, bom saber disso. Na próxima vez que eu vir, vou ligar então.

– Liga sim!

– Beleza, valeu! Boa noite e parabéns pelo trabalho!

– Obrigado, eu que agradeço a ajuda aí quando puder!

Não, o diálogo acima NÃO é uma obra de ficção. É o que me faz pensar que as críticas aos agentes, em muitos casos, refletem apenas uma indignação do interlocutor por ter sido multado.

Portanto, quando virmos um carro estacionado sobre a calçada aqui em São Paulo, principalmente em porta de restaurante (como esse Lilló, que faz isso há anos impunemente), a gente liga pra CET, no telefone 1188 156. Combinado?

Peço que quem fizer isso conte aqui, em um comentário nesse post. Funcionou? Não veio ninguém? Os manobristas tiraram os carros rapidinho quando chegou a CET e ficou por isso mesmo? Ou você chegou a ver um caminhão levando um carro em cima? Conte pra nós.

Outras cidades

Cada cidade tem seu órgão responsável pelo trânsito. Pode até ser que ainda não se preocupem tanto com calçadas e pedestres, mas a mudança tem que partir de nós. Isso não pode continuar sendo considerado “normal”.

Se ninguém reclamar, o órgão público continua fazendo vista grossa. Se você reclamar e ninguém fizer nada, continue reclamando sempre que acontecer, incentive outras pessoas a defenderem também seus direitos. Espalhe a informação, mostre que o órgão de trânsito não atua, denuncie a jornais, publique na internet. Pressão popular funciona e uma hora o poder público da sua cidade acorda.

A calçada NÃO é do dono da casa ou do estabelecimento, é de todos. Estacionar sobre ela é um desrespeito com o espaço público e com as pessoas que precisam passar por ali. Denuncie.

153 comentários em “Carro na calçada? Veja o que fazer

  1. Aproveitando que estamos falando de calçada. Creio que também devamos discutir sobre os projetos de calçadas, já que temos lei específica para os projetos de calçadas. Ao mesmo tempo sobre poda e remoção de árvores, que estão na calçada, que muitas vezes estão mal colocados. Não tem relação direta sobre o assunto, mas afeta a circulação de pedestres, ciclistas e também motoristas na calçada ( ainda que só para entrar e sair da casa, prédio e estabelecimento ).
    Quem for fazer reforma ou fazer uma calçada, pense nos pedestres e nos ciclistas também ( como por exemplo, colocar paraciclos ).

    Thumb up 0 Thumb down 0

  2. Estou usando o 1188 quando acho que devo. Como muitos percebem, geralmente não funciona. As razões para isto creio que vão desde falta de pessoal, o existente está atendendo a chamados emergenciais, a má vontade e malandragem. Também é por causa de quem pede, por exemplo, dá localização dúbia, outra é que chamamos como emergência, quando na verdade, não é. No Jaguaré, que seria periferia de São Paulo, há vários pontos onde as pessoas abusam e colocam carro em cima da calçada. Como é frequente, tendo a usar o site da prefeitura SAC. Muitas vezes faço a ocorrência, mas como não tenho como ficar, acabo não acompanhando. Caso seja recorrente, acho melhor usar o SAC (http://sac.prefeitura.sp.gov.br/default.asp) também, além do CET.

    Thumb up 0 Thumb down 0

  3. Gostaria que vcs me ajudassem moro em um bairro da periferia de São Paulo meus vizinhos estacionam o carro em cima da minha calçada inclusive moto tb atrabalhando aasim a minha entrada e saída da minha casa não liguei ainda para CET mas é bom saber sobre esse serviço pois já falei varias vezes com meus vizinhos , mas não adianta obrigda pela ajuda

    Thumb up 0 Thumb down 0

  4. Infelizmente meu caro só funciona na egião da Vila Mariana, pois aqui na periferia somos esquecidos. Estamos tendo esse tipo de problema (carro nas calçadas/na frente das garagens) desde que instalaram uma igreja protestante na rua onde moro, no sábado passado cheguei em casa às 22h +/- e a rua toda estava tomada por carros dos frequentadores dessa igreja, inclusive em cima da calçada da minha casa que tem guia rebaixada pois é a entrada da garagem, além de ter que ir solicitar que retirassem o carro, tive que ouvir que era aniversário do pastor e por isso havia tantos carros na rua.
    Minha esposa ligou para o 1188 (protocolo c10879563) e até às 23:30 +/- não apareceu uma viva alma do CET.
    Também tentei registrar uma reclamação no “Fale com a CET” mas após preencher as primeiras informações a tela “congela”.
    Se puder ajudar eu agradeço.

    Thumb up 0 Thumb down 0

  5. Uma vez, no ano passado, eu estava na ciclofaixa pedalando, quando a corrente da minha bike arrebentou. Um outro ciclista tava me ajudando a arrumar a corrente quando um carro da CET parou perguntando o que tinha acontecido, contei o que houve e um deles se prontificou em me levar em casa, mais a minha bike junto, pois a corrente ficou apertada demais e poderia arrebentar de novo, fora a dor no pé, pois torci o pé quando a corrente arrebentou. O cara da CET me trouxe até em casa, e ainda me disse que também pedala! 😉 Ele contou tudo para mim o que o agente ai comentou. Vivem ajudando os outros. E no meio do caminho para minha casa ele recebeu uns dois chamados para acidente de trânsito. Eu achei a atitude dele o máximo. Até comentei isso em meu blog: http://pedevela.blogspot.com.br/2011/09/cet-ou-ajuda-divina.html
    Mas gostei de saber sobre esse número ai da CET. Aqui no bairro que é meio longe do centro vive acontecendo coisa errada, e eu não sabia o que fazer. Graças a você, agora sei. 😉
    Abraços, Tânia.

    Thumb up 2 Thumb down 0

  6. A CALÇADA NÃO É DO DONO DA PROPRIEDADE, MAIS A PREFEITURA NÃO AJUDA DE FORMA NENHUMA A SUA CONSTRUÇÃO, É O DONO QUE SE FERRA PARA COMPRAR CIMENTO PEDRA AREIA FERRO E PAGA A MÃO DE OBRA, E AÍ VEM UM ‘FULANO” E PÕE SE CARRO NA NOSSA CALÇADA, ISSO É TERRÍVEL,POIS TODAS AS VEZES QUE ISSO ACONTECE CHEGO ATÉ O DONO E DIGO PRA ELE RETIRAR O CARRO DA MINHA CALÇADA, POIS ENCARO ASSIM, MINHA PQ FOI EU QUE FIZ, E SE NÃO TEM MOTORISTA TIPO ASSIM EU VI O CARA DESCEU E EU NÃO VI, AÍ DEIXO UM BILHTE NO VIDRO DO CARROM JÁ ACONTECEU DE EU LIGAR PRA O CET, E ELE ME ATENDERAM DE IMEDIATO, SÓ QUE DOIS MINUTOS ANTES DE O CET CHEGAR O MOTORISTA APARECEU E FOI EMBORA,PORÉM ESTOU TRANQUILA, VIZINHO NUNCA MAIS ESTACIONOU EM MINHA CALÇADA, O CET FUNCIONA MESMO, OBRIGADA CET.

    Thumb up 1 Thumb down 0

  7. Moro em uma vila com portão automático que fecha na frente da entrada.
    Muitos moradores, estacionam os carros em cima da calçada por onde andam as pessoas.
    Muitos idosos com dificuldade tb. Para manobrar meu carro para entrar em minha garagem é muito dificil,pois a casa da frente coloca o carro na guia rebaixada dela >que é em frente a minha. O vizinho da esquerda tb coloca na calçada>entro com muita dificuldade, fazendo a manobra>meu carro está raspado na lateral direita, devido a dificuldade para entrar.
    Como é VILA FECHADA dizem que NÃO TEM MULTA. Mas alguém deveria averiguar essa situação, pois não só eu como várias pessoas passam por essa dificuldade e a calçada é para Pedestres circular livremente.Pior que dos dois lados nas calçadas tem carros. Agradeço se me orientarem oupuderem tomar providencias.
    Atenciosamente
    Inês

    Thumb up 0 Thumb down 0

  8. Nivas, policiais militares são sempre machões longe de casa. Quando estão na rua onde moram não aparecem nem se tiver uma pessoa sendo ameaçada de morte bem em frente ao portão da casa deles.

    Inclusive esses bostas, usam carros da polícia que deveriam estar em serviço como táxi para irem e voltarem do serviço, ou seja, o cara já nem tem caráter e não passa de um corrupto.

    No Brasil é cada um por si, a lei não funciona e o mundo é dos espertos. Infelizmente.

    Thumb up 2 Thumb down 0

  9. O serviço 1188 da CET é pura utopia. Não funciona. Já liguei diversas vezes e só tenho colecionado numero de protocolo. As viaturas não aparecem. Onde resido há diversos bares e os veículos são estacionados sobre a calçada, sobre a faixa de pedestre, em guias rebaixadas e a fiscalização não aparece. Inclusive viaturas do CET e da Policia Militar (Transito) passam em frente a esses veículos e nada fazem!!! Meu vizinho é coronel da PM lotado no Trânsito e tb não toma qualquer tipo de providencia. A viatura que fica a sua disposição vem toda tarde traze-lo prá casa e passa em frente aos veículos infratores e seus ocupantes (sempre dois PMs) nem olham para o lado!!!. Com essa atitude a quem recorrer? E olha que estamos falando da Capital de São Paulo, uma das maiores cidades do mundo!!

    Comentário bem votado! Thumb up 4 Thumb down 0

  10. Que maravilha encontrar este artigo em teu blog. Vivo em Floripa e as calçadas aqui literalmente são usadas como estacionamento pelas suas ruas estreitas, o que não justifica. Em frente a minha casa os vizinhos e seus convidados abusam da prática. A calçada em frente a minha casa fica em pedaços e eu já a consertei 3 vezes… é frustante pedir e as pessoas darem risada em sua cara. Pedestres e idosos tentam passar, não conseguem e jogam suas frustações em cima de mim quando ao apertarem a campanhia para perguntar se o carro me pertence…ouço disaforos de todo tipo sem ter nada a haver com os carros…e como se não bastasse o bar/mercearia do outro lado da rua pede para os caminhões de bebidas e abastecimento estacionarem na mesma calçada e o fazem em cima do um buero que está para romper a qualquer momento e levar a calçada junto…peço com gentileza e educação que não o façam, mas não sou atendida e sim insultada. Agora vou buscar saber como funciona o orgão daqui em Floripa… tenho esperanças de ser ouvida mesmo que me odeiem por isso.
    Agradeço por compartir este artigo.
    Saudações.
    Yasmeen Chebbar

    Thumb up 1 Thumb down 0

  11. Aqui em São Caetano do Sul todas faixas para pedestres são ocupadas por veículos. Os carros também estacionam nas faixas amarelas bem em baixo das placas de proibido estacionar, estacionam em cima das calçadas sem contar que andam pela contra mão e não respeitam calçadas rebaixadas e nem hidrantes. Aquie tem a secretariaq SEMOB que3 não funciona pra nada a não ser tirar dinheiro do contribuinte.

    Thumb up 0 Thumb down 0

  12. na rua joao gollart enfrente a n10 este carro ja fas tempo o quer devemos fazer ester dono do carro tem ester carro e outro entao deixa os dos carro na rua mais incomodandando a saida dos carros das garagem e na vila albano jardim jaquelne proximo a valter brito billete e um chevete praca chu 0771 cinza fica no do numero 10 cep 05543045

    Thumb up 0 Thumb down 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *