Mão na Roda – oficina comunitária de bicicletas em São Paulo
Conheça esse espaço coletivo e gratuito, com ferramentas e estrutura adequadas para estimular e ensinar a consertar você mesmo a sua magrela.
A Ciclocidade tem em São Paulo um projeto de oficina colaborativa chamado Mão na Roda, um espaço coletivo de aprendizado e prática da manutenção de bicicletas.
A oficina é aberta a todos os ciclistas, disponibilizando ferramentas e estrutura adequadas para lhes estimular e ensinar a consertarem por si próprios suas bicicletas. Há sempre algum ciclista experiente na oficina para lhe dizer por onde começar e dar aquelas pequenas dicas que fazem toda a diferença.
A idéia principal da Mão na Roda é estimular o faça você mesmo, dando-lhe a autonomia necessária para consertar e regular sua bike sem precisar de ninguém, além de servir como lugar de encontro e de troca de experiências entre os ciclistas.
Onde e quando
A Mão na Roda funciona em três locais diferentes, nos seguintes horários:
Centro Cultural São Paulo (centro)
Metrô Vergueiro – R. Vergueiro, 1000 (veja mapa)
Terças-feiras, das 19h às 22h
Sábados, das 14h às 19h
Domingos, das 15h às 20h
Espaço Contraponto (zona oeste)
Rua Medeiros de Albuquerque, 55 – Vila Madalena (veja mapa)
Quintas, das 19h às 22h30
* A oficina do Centro Cultural da Juventude (zona norte) foi desativada.
As ciclo-oficinas colaborativas são comuns lá fora, veja alguns exemplos:
- Bike Church, em Santa Cruz, Califórnia (EUA)
- Bike Kitchen, em San Francisco, Califórnia (EUA)
- The Bike House, em Washington, DC (EUA)
- Recyclistas, em Victoria, Canadá (essa cobra pequenas taxas, não é gratuita)
- B!KE, em Peterborough, Canadá
- Bici Coop, em Birminghan, Alabama (EUA)
- La Fabricicleta, Argentina
Participe da Mão na Roda e ajude a torná-la cada vez mais útil para os ciclistas. Venha aprender, ensinar, ajudar e ser ajudado na nossa ciclo-oficina colaborativa.
Voluntariado e doações
A ciclo-oficina Mão na Roda é mantida graças a doações e a um trabalho voluntário aberto à participação de qualquer pessoa.
Em funcionamento desde setembro de 2010, a Mão na Roda conseguiu montar sua estrutura de trabalho, incluindo ferramentas e uma boa bancada, mas doações continuam sendo importantes. Se você puder contribuir de alguma forma, sua ajuda será muito bem vinda. Informe-se na oficina.
É a sua cara mesmo Willian esse tipo de movimento…admiro tudo que o Va de bike faz, essa eu quero participar. Vou ver se venho de bike trabalhar na quinta e vou direto daqui 😉 Parabéns pela iniciativa, com certeza vai ajudar muita gente!!! Beijinhoss….Rê.
1 0