Mão na Roda – oficina comunitária de bicicletas em São Paulo

Conheça esse espaço coletivo e gratuito, com ferramentas e estrutura adequadas para estimular e ensinar a consertar você mesmo a sua magrela.

Ciclo-oficina comunitária Mão na Roda
Imagem: Divulgação

A Ciclocidade tem em São Paulo um projeto de oficina colaborativa chamado Mão na Roda, um espaço coletivo de aprendizado e prática da manutenção de bicicletas.

A oficina é aberta a todos os ciclistas, disponibilizando ferramentas e estrutura adequadas para lhes estimular e ensinar a consertarem por si próprios suas bicicletas. Há sempre algum ciclista experiente na oficina para lhe dizer por onde começar e dar aquelas pequenas dicas que fazem toda a diferença.

A idéia principal da Mão na Roda é estimular o faça você mesmo, dando-lhe a autonomia necessária para consertar e regular sua bike sem precisar de ninguém, além de servir como lugar de encontro e de troca de experiências entre os ciclistas.

Onde e quando

A Mão na Roda funciona em três locais diferentes, nos seguintes horários:

Centro Cultural São Paulo (centro)

Metrô Vergueiro – R. Vergueiro, 1000 (veja mapa)
Terças-feiras, das 19h às 22h
Sábados, das 14h às 19h
Domingos, das 15h às 20h

Espaço Contraponto (zona oeste)

Rua Medeiros de Albuquerque, 55 – Vila Madalena (veja mapa)
Quintas, das 19h às 22h30

* A oficina do Centro Cultural da Juventude (zona norte) foi desativada.

As ciclo-oficinas colaborativas são comuns lá fora, veja alguns exemplos:

Participe da Mão na Roda e ajude a torná-la cada vez mais útil para os ciclistas. Venha aprender, ensinar, ajudar e ser ajudado na nossa ciclo-oficina colaborativa.

Voluntariado e doações

A ciclo-oficina Mão na Roda é mantida graças a doações e a um trabalho voluntário aberto à participação de qualquer pessoa.

Em funcionamento desde setembro de 2010, a Mão na Roda conseguiu montar sua estrutura de trabalho, incluindo ferramentas e uma boa bancada, mas doações continuam sendo importantes. Se você puder contribuir de alguma forma, sua ajuda será muito bem vinda. Informe-se na oficina.

18 comentários em “Mão na Roda – oficina comunitária de bicicletas em São Paulo

  1. Vamos assinar gente …não custa nada…
    O abaixo assinado visa dar alguma utilidade ao parque do Trote na Vila Guilherme no que se refere as BICICLETAS.
    Assinem e compartilhem com os amigos.

    http://www.peticaopublica.com.br/?pi=P2013N35823

    Abaixo-assinado Velodrómo no parque da Vila Guilherme (Trote)
    http://www.peticaopublica.com.br
    Queremos que o parque da Vila Guilherme(Trote)seja referencia na zona norte de são paulo no que se refere as bicicletas . REIVINDICAMOS AQUI UM VELÓDROMO.

    Thumb up 0 Thumb down 0

  2. Sem palavras pra descrever o lugar.
    Galera muuuuuito receptiva. Comentei que tava com um problema de estralo no pedal e aprendi como funciona e a desmontar e montar o movimento central de uma bike. Voltei pra casa feliz com um pedal silencioso.

    Ninguém com aquela mania de ciclista retardado de ficar comparando componente, bastante gente confraternizando (só me lasquei porque não tinha levado grana pra um lanchinho lá lol) mas muito gostoso mesmo. Vou sempre que puder, tentando aprender algo novo sempre e interagir com a galera lá também.

    Enfim, recomento fortemente.

    Comentário bem votado! Thumb up 4 Thumb down 0

  3. Existe algum projeto semelhante no Rio de Janeiro? Tentei inclusive encontrar alguma coisa inclusive nos sites dos 5S (SENAI, SENAC, etc.) e não achei nada. De repente até um curso formal.

    Thumb up 2 Thumb down 0

  4. Serial possivel um dia voces ministrarem esse Curso no final de semana, pois muita gente nao consegue ir na semana devido a correria.
    Deixo aqui a minha sugestão e parabéns pela iniciativa.

    Thumb up 2 Thumb down 0

  5. Olá, estou a um ano ministrando aulas de mecânica de bikes utilizando o livro do pedal serrano, formei minha segunda turma ontém, muito legal essa idéia de vcs, aqui funciona legal tbm, é grátis pra molecada, tem certificado , dura 5 meses . É bem legal mesmo e uma senhora experiência. Aqui no interior tem muito pra se pedalar e bike é a melhor coisa para qualquer pessoa.Logo estarei postando fotos da oficina no blog entre e confira o resultado de nossa iniciativa. Fernando Laz

    Comentário bem votado! Thumb up 4 Thumb down 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *