GCM atua de bicicleta na Ciclofaixa de Lazer de São Paulo
Para garantir a segurança de quem utiliza a Ciclofaixa de Lazer de São Paulo, a Guarda Civil Metropolitana (GCM) disponibiliza 96 ciclistas todos os domingos.
Para garantir a segurança de quem utiliza a Ciclofaixa de Lazer de São Paulo, a Guarda Civil Metropolitana (GCM), a CET e a Polícia Militar atuam em parceria. A GCM disponibiliza 96 ciclistas para essa atividade.
Na inauguração do trecho 3 da ciclofaixa de lazer, além dos guardas metropolitanos ciclistas havia seis bases comunitárias móveis, sete viaturas da GCM, 76 monitores da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação, e agentes da CET.
O patrulhamento em bicicletas da GCM continua sendo realizado na Ciclofaixa e seu entorno, todo domingo.
Ampliação
Segundo a prefeitura, o atual grupamento de ciclistas da GCM será duplicado com a chegada de novas bicicletas, incluindo algumas elétricas. O objetivo é atuar como apoio em eventos e passeatas, bem como na proteção de parques e praças da cidade.
E faz todo o sentido: em passeatas e eventos é bem mais seguro para o cidadão que a GCM utilize bicicletas, em vez de circular com carros ou motos em meio à multidão. E em parques, é até desagradável o uso de carros ou motos.
A ronda com ciclistas da GCM também atua na região central da capital, em locais como Bom Retiro, Avenida Paulista, 25 de Março e Praça da República, além do quadrilátero formado pelas Ruas 7 de Abril, Conselheiro Crispiniano e Avenidas Ipiranga e São João. Nos Parques do Ibirapuera, de Itaquera e Piqueri (Mooca) também é possível ver as bicicletas da GCM.