Aprendendo a andar de bicicleta na idade adulta
Muitos adultos têm vontade de pedalar, mas não sabem andar de bicicleta. Se esse é o seu caso, há quem possa ajudar.
Quer aprender a andar de bicicleta?
O Bike Anjo promove uma oficina gratuita em várias cidades brasileiras. Clique aqui para saber locais, datas e horários!
Quando eu era criança, uns 30 anos atrás, era muito difícil alguém que não soubesse andar de bicicleta. Naquela época (e antes dela), as crianças podiam pedalar nos bairros de São Paulo como se pedala nas ruas de cidades do interior, mesmo no que hoje é chamado de centro expandido (se sua cidade ainda é assim, não deixe isso morrer por aí também, por favor).
Faz pouco tempo que percebi quantos adultos não sabem pedalar aqui em São Paulo. Para mim sempre foi tão natural que eu nem pensava no assunto. Mas por estar ficando mais velho (estou com 37), já existe hoje toda uma geração de adultos que cresceram depois de mim e praticamente têm idade para serem meus filhos. E essa geração que veio logo depois da minha já não cresceu com a bicicleta como parte indissolúvel da infância. O que é uma pena, mas não é vergonha e muito menos exceção!
Os homens continuam escondendo essa situação. Muitos deles, como raposas desdenhando das uvas, fingem que não se importam em saber andar de bicicleta. Ou realmente não se preocupam, já que o carro ainda lhes é muito mais importante. “Eu, andar de bicicleta? Pra quê, se eu tenho carro? E no domingo prefiro ver televisão…”
Já as mulheres são mais corajosas. Muitas ainda se intimidam em dizer isso, mas cada vez mais delas admitem não apenas não saberem pedalar, mas principalmente a vontade de aprender. E isso é o mais importante.
Ensinando a andar de bicicleta
O Bike Anjo realiza oficinas regulares para ensinar a pedalar, para quem não sabe se equilibrar na bicicleta e tem receio de tentar aprender. As pessoas são muito bem recebidas, instruídas com paciência e carinho e geralmente aprendem logo na primeira aula.
Vale a pena ler o relato carregado de emoção da Jeanne, contando como foi especial poder ensinar meninas adultas a andarem de bicicleta. Uma delas, a Esther, escreveu um belíssimo texto, publicado no site das Pedalinas, contando como foi aprender a andar de bicicleta e sair com ela nas ruas. E descreve a bicicleta como liberdade, independência e autonomia.
Sempre que me pedem para dizer o que significa a bicicleta com uma única palavra, respondo liberdade. Porque, no fim, é isso o que melhor descreve poder se deslocar de bicicleta: liberdade.
Quer aprender?
Saiba aqui sobre a EBA – Escola Bike Anjo, uma oficina gratuita em diversas cidades do país!
Gente…morria de vergonha por não saber andar de bicicleta, por incentivo da minha filha é agora um dos meus sonhos atuais.
Antes tarde que mais tarde…
1 0